Verstappen reclama após perder 1º lugar no pit-stop em Baku: “Prejudicou minha corrida”

Após ser ultrapassado por Sergio Pérez e Charles Leclerc por ter parado nos boxes da Red Bull, Max Verstappen cobrou avaliação sobre a estratégia e ressaltou ter saído prejudicado

Max Verstappen liderava o GP do Azerbaijão, realizado no último domingo (30), após deixar Charles Leclerc para trás, até que a Red Bull decidiu chamar o bicampeão aos boxes antes de seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. No entanto, Nyck de Vries estava parado na curva 6 após acertar o muro, o que trouxe a ativação do safety-car e a consequente perda da ponta por parte do holandês — que admitiu incômodo com a estratégia dos taurinos.

“Eu vi que havia um carro parado, pensei que ele talvez tivesse apenas travado as rodas”, disse Verstappen, que admitiu que não tinha uma boa visão do incidente de dentro do cockpit. “Você podia ver que ele estava com uma roda danificada, e parecia que não conseguiria voltar aos boxes — mesmo que tivesse dado a ré”, apontou.

“Você não consegue olhar em detalhes se a roda está conectada ao carro propriamente”, admitiu. “Pensando sobre isso, é algo que não dava para ser visto, mas também é algo para ser revisado. Quero dizer, é claro que a equipe tem mais visão do que isso. Eu também não sei o momento exato em que a chamada para os boxes chegou, então é um pouco difícil de dizer no momento”, afirmou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen até buscou ultrapassar Pérez, mas não conseguiu se aproximar o suficiente (Foto: Red Bull Content Pool)

Apesar de reconhecer que era uma situação difícil, em uma decisão que precisava ser tomada em poucos segundos, Verstappen também fez questão de frisar que sua corrida acabou prejudicada depois da parada. O holandês, que caiu para terceiro, até conseguiu superar Leclerc novamente, mas não teve possibilidades de alcançar o líder Sergio Pérez.

“Mas como eu disse, vamos analisar isso e se poderíamos ter feito algo de diferente”, avaliou. “É algo para ser analisado, porque é claro que prejudicou minha corrida depois disso”, lamentou.

“Depois do safety-car, eu tentei colocar pressão em ‘Checo’ para tentar entrar na zona do DRS”, destacou. “Acho que cheguei muito perto de conseguir em um momento, mas estava conseguindo apenas chegar perto, sempre tentando me aproximar”, reconheceu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Incomodado com a perda da ponta, Max pediu análise da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen passou boa parte da corrida tentando se aproximar de Pérez, mas não conseguiu e precisou se contentar com a segunda posição no final. Segundo o holandês, o equilíbrio de seu RB19 não o agradou durante a corrida, e apenas nas últimas voltas Max conseguiu encontrar um acerto que o deixasse mais confortável com a pilotagem.

“Eu provavelmente desgastei demais meus pneus um pouco cedo, por causa do stint muito longo”, frisou. “Então, eu aceitei, tentei fazer minha própria corrida para não desgastar demais os pneus até o fim. Mas estava muito difícil ter um bom equilíbrio na entrada e no meio das curvas”, reclamou.

“Eu estava sofrendo com as saídas de traseira, e depois comecei a sair de frente”, continuou. “Durante a corrida inteira, eu estava tentando várias coisas no meu volante para tentar conseguir um pouco de equilíbrio no carro. Acho que, no fim da corrida, encontrei um meio-termo. Minhas últimas dez voltas foram bem mais fortes, e me senti muito mais feliz com o carro e com o comportamento”, destacou.

No fim, Pérez liderou o terceiro 1-2 da Red Bull em quatro corridas em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Por fim, o ainda líder do campeonato destacou a importância de ter conquistado mais um 1-2 para a Red Bull, o terceiro em quatro corridas na temporada 2023. O resultado faz os austríacos dispararem ainda mais no Mundial de Construtores, agora com 180 pontos, contra 87 da segunda colocada Aston Martin.

“É claro que eu tive azar com o safety-car, mas acho que nós dois estávamos acelerando tudo naquele segundo stint. Usamos cada centímetro da pista e tocamos o muro algumas vezes. Foi um bom resultado para a equipe, e temos muitos aprendizados para tirar deste fim de semana. Trouxemos a vitória, e o 1-2 do time foi o ideal”, celebrou.

“‘Checo’ teve uma boa corrida e fez tudo certo. Eu já estou ansioso para Miami e para ver o que poderemos fazer lá”, finalizou.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece entre os dias 5 e 7 de maio, com o GP de Miami, que terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.