Verstappen supera Sainz e lidera primeiro treino livre do GP do Canadá de Fórmula 1
Red Bull sobrou no início da sessão, Ferrari respondeu à altura quando os pneus macios foram acionados. No fim das contas, entretanto, atual campeão mundial colocou 0s246 de vantagem para o segundo colocado Carlos Sainz e deu o primeiro ponto do fim de semana aos taurinos
A Fórmula 1 abriu os trabalhos de sua nona etapa do calendário de 2022 neste início de tarde de sexta-feira (17). O primeiro treino livre para o GP do Canadá contou com Max Verstappen na liderança da sessão, que prometeu – mas não cumpriu – chuva.
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Falando das principais postulantes ao título, a Red Bull iniciou o TL1 com uma clara vantagem com relação à Ferrari. Verstappen e Sergio Pérez foram melhores na sequência inicial de pneus médios, mas quando os compostos macios foram acionados, a escuderia italiana equilibrou as ações.
Ainda assim, os taurinos levaram a melhor. O atual campeão mundial foi o mais rápido, com 1min15s158 – enfim deixando de lado a irreconhecível timidez que o acompanhou nos treinos livres em Mônaco e Baku. Carlos Sainz foi o segundo, enquanto o ‘intruso’ Fernando Alonso se colocou à frente de Sergio Pérez e Charles Leclerc, em ordem.
Atrás do top-5, ficaram George Russell, Lance Stroll, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo. A Mercedes cumpriu seu papel de terceira força, enquanto a Aston Martin surpreendeu – assim como o australiano, que voltou a andar à frente de Lando Norris.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, o TL2 está marcado para as 18h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi o TL1 do GP do Canadá de F1:
Assim que o cronômetro permitiu, os pilotos logo saíram à pista para o início oficial das ações da Fórmula 1 no Canadá. Com exceção de Nicholas Latifi, Fernando Alonso e Alexander Albon, todos já estavam circulando pelo Circuito Gilles Villeneuve com somente dois minutos de sessão.
De início, somente Charles Leclerc e Yuki Tsunoda escolheram pneus macios para suas sequências iniciais de voltas. O restante do grid optou pelos compostos médios – a Pirelli, vale lembrar, disponibilizou sua gama mais macia (C3, C4 e C5) para o GP do Canadá.
O primeiro a figurar no topo da tabela de tempos foi Max Verstappen. O atual campeão mundial cravou 1min17s991, imediatamente à frente de Lewis Hamilton, levando sua Mercedes para o pelotão da frente, com 1min18s613. Diferença significativa entre os dois, portanto.
Isso mudou com somente cinco minutos de TL1, quando Valtteri Bottas marcou 1min17s902, de médios, e tirou a liderança provisória da sessão de Verstappen – ao passo que Carlos Sainz errava no último setor e George Russell, via rádio, reclamava do vento.
O holandês da Red Bull não demorou para voltar à liderança, trazendo consigo seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. A equipe dos energéticos, com 1-2, estabeleceu ritmo rápido desde o início do primeiro treino livre em Montreal.
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Na marca de 10 minutos de sessão, isso se comprovava. Verstappen registrou, então, 1min15s799 – o primeiro a baixar para a casa de 1min16s e, consequentemente, 1min15s. Leclerc enfim encaixava boas voltas, subindo ao terceiro posto com seus pneus macios, mas sem ameaçar de qualquer maneira o início dominante taurino.
Pouco depois, a transmissão da FOM mostrou Mick Schumacher escapando da pista – provando que o calvário do alemão na temporada 2022 segue. Enquanto isso, Pérez roubava a liderança de Verstappen com 1min15s660 e Esteban Ocon via os freios dianteiros direitos de sua Alpine esfumaçarem.
A equipe francesa inicialmente pediu para o piloto esfriar os freios, mas Ocon apontou quebra via rádio – assim, a Alpine chamou o francês de 25 anos aos boxes para recolher o carro de volta à garagem e iniciar o processo de análise. Não que fosse necessária muita investigação: o replay da transmissão mostrou um saco plástico voando ao bólido e cobrindo a saída de ar dos pedais da A522.
Na marca de 20 minutos de TL1, as ações de pista diminuíram consideravelmente. Fernando Alonso era o único piloto do top-5 – o espanhol, inclusive, conseguiu um bom terceiro lugar provisório com marca 0s652 atrás de Pérez – rodando no Circuito Gilles Villeneuve. A maioria do grid se encontrava nos boxes.
Quando foram à pista, os dois pilotos da Mercedes usaram o rádio para informarem diferentes reclamações. Russell apontou que o vento estava “impraticável”, Hamilton destacou que “estava sem traseira”. Na tabela de tempos, nada a se destacar para as Flechas de Prata, que encaravam mais uma tímida sessão.
O mesmo não podia ser dito da Aston Martin. Com 30 minutos de TL1, bem na metade da sessão, Lance Stroll ocupava a terceira posição e, Sebastian Vettel, a quarta. Com os dois carros da Red Bull à frente, Alonso, Sainz, Leclerc, Bottas, Hamilton e Yuki Tsunoda, em ordem, completavam o top-10.
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Tal ordem não durou muito tempo. A Ferrari enfim respondeu à altura da Red Bull: Leclerc cruzou a linha de chegada em 1min15s666, Sainz registrou 1min15s441. Terceiro lugar para o monegasco e liderança provisória da sessão para o espanhol.
Pelo lado taurino, problemas. Verstappen reclamou que seu RB18 saltou demais ao passar por uma zebra e a equipe o chamou de volta aos boxes. Pérez, por outro lado, foi acusado de bloquear Latifi na última curva da pista – obrigando o piloto da Williams a sair do traçado.
Faltando pouco menos de 24 minutos, Verstappen retomou a liderança do TL1: 1min15s158, de pneus macios, para o atual campeão mundial. Pouco a pouco, as equipes lançavam seus pilotos à pista com os compostos de faixa vermelha.
Isso não necessariamente implicou em mudanças intensas na tabela de tempos. Uma coisa a se destacar, entretanto: Alonso mais uma vez mostrou rápido ritmo na sexta-feira e se colocou no top-3, atrás de Verstappen e Sainz.
Na reta final de sessão, com a pista mais fria e equipes apostando em sequências maiores de voltas, com pneus médios – caso de Verstappen -, a ordem de forças do primeiro treino livre não se alterou. Verstappen saiu líder e colocou a Red Bull em vantagem no início dos trabalhos da F1 em Montreal.
F1 2022, GP do Canadá, Montreal, TL1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:15.158 | 27 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:15.404 | +0.246 | 34 |
3 | F ALONSO | Alpine | 1:15.531 | +0.373 | 31 |
4 | S PÉREZ | Red Bull | 1:15.619 | +0.461 | 32 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:15.666 | +0.508 | 30 |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:15.822 | +0.664 | 29 |
7 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:15.877 | +0.719 | 32 |
8 | L HAMILTON | Mercedes | 1:15.877 | +0.719 | 27 |
9 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:16.041 | +0.883 | 33 |
10 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:16.083 | +0.925 | 29 |
11 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:16.165 | +1.007 | 29 |
12 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:16.211 | +1.053 | 17 |
13 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:16.308 | +1.150 | 29 |
14 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:16.322 | +1.164 | 33 |
15 | E OCON | Alpine | 1:16.421 | +1.263 | 26 |
16 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:16.426 | +1.268 | 27 |
17 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:17.152 | +1.994 | 30 |
18 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:17.223 | +2.065 | 25 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:17.241 | +2.083 | 33 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:17.555 | +2.397 | 31 |