McLaren considera O’Ward e Herta para treinos livres na Fórmula 1 em 2022

Zak Brown, chefe da equipe britânica, indicou que Pato O’Ward e Colton Herta são algumas das opções da McLaren para cumprir regra da FIA de desenvolvimento de pilotos

A Fórmula 1 entrou em uma nova era em 2022 e, para além das mudanças técnicas, também procura dar mais oportunidades para jovens. Por isso, criou uma regra que obriga as equipes a utilizarem pilotos juniores em pelo menos dois treinos livres, o que pode dar chances para dois nomes da Indy: Pato O’Ward e Colton Herta.

O mexicano da McLaren e o americano da Andretti não negam o desejo de correr na principal categoria do automobilismo. E a equipe britânica pode ser o caminho para ambos ganharem experiência nos carros de Fórmula 1.

Em entrevista ao site The Race, o chefe da McLaren, Zak Brown, confirmou que O’Ward, que já participou do teste de jovens pilotos com a equipe em Abu Dhabi no final de 2021, é um dos favoritos a ganhar uma oportunidade.

“Nós temos de colocar alguém em dois [finais de semana], pelas regras da Fórmula 1. Nós ainda não decidimos quem vai ser, mas ele [O’Ward] com certeza é um candidato”, confirmou o executivo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Patricio O’Ward tem a F1 no radar (Foto: Indycar)

Mas com Lando Norris de contrato renovado até 2025 e Daniel Ricciardo com vínculo até 2023, Brown sabe que será muito difícil arranjar uma vaga em tempo integral para o mexicano num futuro próximo.

“Mas, quando e se alguém for para a F1, vai ser por conta do seu desempenho e é justamente por isso que queremos ver, como eles se saem com o carro de Fórmula 1”, explicou o dirigente. “Ok, vencer aqui [Indy] é algo bom. Mas nós estamos mais interessados nos testes na Fórmula 1 e comparar com o Lando [Norris], o Daniel [Ricciardo] e os outros pilotos”, concluiu o americano.

Além de O’Ward, o chefe da McLaren indicou que “pode haver mais um [piloto] neste paddock” com chances de participar de um teste. E rasgou elogios para o norte-americano da Andretti: “Colton [Herta] é muito bom. Muito bom. Ele tem impressionado bastante”.

Brown tem sido um dos defensores da entrada da Andretti na Fórmula 1, e aifrmou que poderia ajudar Michael Andretti a colocar Colton Herta em um teste. “Se ele me perguntar com jeito, sim!”, brincou Zak.

Herta esteve próximo de uma vaga neste ano, mas as negociações entre Andretti e Alfa Romeo não foram concretizadas. Recentemente, a Andretti entrou com um pedido na FIA para se tornar o 11º time do grid em 2024. Contudo, Colton ainda não tem a super licença, requisito da principal categoria do automobilismo, e a participação em treinos livres adiciona dez pontos que podem ajudá-lo.

COLTON HERTA; MICHAEL ANDRETTI;
Michael Andretti confirmou que Colton Herta seria o escolhido para ocupar um lugar na F1 (Foto: IndyCar)

O próprio Michael Andretti deixou o futuro do jovem de 21 anos em aberto. Quando questionado se emprestaria o piloto para um treino com a McLaren, respondeu com um “vamos ver”.

Enquanto não recebem uma chance na Fórmula 1, Colton Herta e Pato O’Ward seguem focados na Indy, que retorna com o GP de Texas no dia 20 de março.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar