McLaren ‘esconde jogo’ em shakedown e recebe apoio de Norris: “Nós podemos”

Lando Norris apoiou decisão da McLaren de não divulgar detalhes do MCL38, carro da temporada 2024, nem no shakedown realizado no Circuito de Silverstone

A McLaren revelou oficialmente o MCL38 ao mundo na última quarta-feira (14), mas optou por mostrar uma visão mais distante do carro e escolheu enquadramentos que não revelassem detalhes do monoposto em termos de design. Até na hora de ir à pista, em um shakedown realizado em Silverstone, o time de Woking optou por usar pit-lane e traçado diferentes da Mercedes — que também andou no circuito inglês. Lando Norris, no entanto, disse que vê os segredos como algo normal na Fórmula 1.

“Porque podemos”, respondeu Norris ao ser questionado sobre os motivos de esconder o jogo. “É um jogo de performance. Por que você iria querer revelar alguma coisa? Você vê como o carro parece, e vai vê-lo na pista em cerca de duas semanas. Então, seja paciente”, brincou.

“Ao menos, mostramos nosso carro antes dele ir à pista, diferente de outros”, comentou Piastri, em alusão ao fato de a Red Bull ter feito um shakedown antes mesmo do lançamento do RB20, programado para esta quinta-feira.

Apesar dos segredos, Norris admitiu que não foi fácil extrair muitos dados do carro em um teste marcado pela chuva em Silverstone. Para o inglês, o melhor a ser tirado da primeira experiência foi o conforto sentido logo de cara.

Norris já foi à pista de Silverstone para um shakedown com o MCL38 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“É difícil de dizer [sobre os dados], porque estava muito molhado”, explicou. “Você não consegue dar muitas voltas, e ainda usamos pneus que nem são os que normalmente utilizamos. Então, é difícil de comparar algumas coisas”, destacou.

“Mas o principal é que entrei no carro e me senti muito confortável logo de cara, sem surpresas ou algo do tipo”, pontuou. “Fiquei confortável e consegui ir ao limite em algumas áreas”, afirmou.

Por fim, Norris disse que as condições serão significativamente diferentes no árido clima do Bahrein, local onde a Fórmula 1 se prepara para realizar os testes coletivos e também abrir a temporada oficialmente. Segundo o inglês, é lá que as equipes terão uma noção melhor da força de cada carro em comparação aos outros.

O shakedown da McLaren em Silverstone (Vídeo: McLaren)

“Honestamente, não há muito a dizer além disso. É sempre muito diferente quando você vai à pista pela primeira vez no Bahrein, dependendo das condições climáticas e todas essas coisas. Então, teremos de esperar até o Bahrein para realmente entender como esses carros vão se comparar uns aos outros”, finalizou.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.