McLaren promove shakedown e põe Norris e Piastri na pista em Silverstone com MCL38

A primeira demonstração do que o MCL38 tem para entregar aconteceu logo após lançamento da McLaren para 2024

A McLaren apresentou o MCL38, carro para a temporada 2024 da Fórmula 1, bem cedo na manhã da última quarta-feira e, horas depois, tomou a pista de Silverstone para as primeiras voltas da máquina. Foi a primeira chance de Lando Norris e Oscar Piastri assumirem o volante real do novo carro.

Até o momento, a dupla de pilotos da McLaren havia apenas testado o carro em simulador e ido à pista de Barcelona, na semana passada, para tirar a poeira acumulada das férias com um carro de 2022. Agora, não.

O shakedown/dia de filmagem foi realizado em Silverstone bem próximo ao momento quando a Mercedes, outra a apresentar o carro na quarta-feira, também colocou a máquina na pista para o primeiro teste.

As duas equipes, porém, não se encontraram. McLaren e Mercedes usaram configurações diferentes do traçado, bem como pit-lanes distintos. O objetivo, claro, era evitar qualquer segredo de ser desmascarado pela rival.

O shakedown da McLaren em Silverstone (Vídeo: McLaren)

Cada equipe da Fórmula 1 tem direito a dois dias de filmagem/shakedowns durante o ano, e as regras para 2024 estão atualizadas. Até o ano passado, havia a permissão de 100 km por shakedown, que em anos anteriores, eram três ou quatro dias de permissão. Agora, com menos dias, cada time pode lançar mão de até 200 km. Na pista oficial de Silverstone, por exemplo, é o equivalente a 33 voltas completas.

Como tanto Norris quanto Piastri andaram, houve uma divisão dos 200 km, com cada um dos pilotos se aproximando da marca de 100 km rodados.

Fórmula 1 retorna às pistas na semana que vem, de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Trecho do shakedown da McLaren com o MCL38 em Silverstone (Foto: Reprodução/McLaren)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.