Mercedes e AlphaTauri realizam primeira sessão de testes de pneus da Pirelli em 2023

A Pirelli está realizando essa semana sua primeira sessão de testes com o objetivo de coletar dados em uma época mais fria da Europa e se preparar para a temporada de 2024

As equipes estão se preparando para começar a temporada 2023 da Fórmula 1, mas a Pirelli já está pensando no ano seguinte. A fabricante de pneus está promovendo uma primeira sessão de testes da em Paul Ricard, na França, desde a última quarta (1). Os trabalhos vão até domingo (5), para dar sequência ao desenvolvimento dos pneus. Nesse período, estão participando a Mercedes e a AlphaTauri.

A esquadra das Flechas de Prata colocou Lewis Hamilton e George Russell no W13 nessa quarta e quinta (2), e essas sessões são focadas exclusivamente nos pneus secos. Já na sexta e sábado, a equipe irmã da Red Bull entra na pista para fornecer dados à Pirelli sobre pneus intermediários e de chuva extrema. Vale destacar que esses mesmos testes foram feitos com Ferrari e Alfa Romeo nas últimas semanas de 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A AlphaTauri também testa com a Pirelli essa semana em Paul Ricard. (Foto: AlphaTauri)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Essa época do ano, com o inverno europeu, é propícia para a Pirelli analisar a performance dos compostos, pois as condições nesse período tendem a ser parecidas com o que pode acontecer nos GPs em caso de chuva. Além disso, é uma oportunidade de ver pontos de melhoria que podem ser feitos nos pneus extremos nessas condições. 

O engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, explicou sobre a importância dos testes em temperaturas frias. “Vamos trabalhar principalmente nos pneus intermediários e nos de chuva, porque para nós é o melhor período para testar em temperaturas frias e em condições representativas. E então faremos alguns testes nos pneus slick para as novas especificações de 2024”, disse ao Motorsport.com em novembro do ano passado.

A Pirelli tem mais testes programados para os dias 7 e 8 de fevereiro. A Mercedes também estará nessas sessões, assim como a Aston Martin, com Fernando Alonso, que estreia na equipe em 2023. O espanhol vai pilotar o AMR22 pela segunda vez, após os testes pós temporada em Abu Dhabi.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.