Mercedes traz DAS para Fórmula 1. Mas o que é este sistema?

Dual Axis Steering, ou Direção de Eixo Duplo. O DAS é a carta na manga da Mercedes para 2020, permitindo mudanças na configuração do volante e da cambagem do carro sem nem precisar voltar aos boxes. Conheça melhor o sistema que promete causar controvérsia nos bastidores da Fórmula 1

O segundo dia de testes da Fórmula 1, nesta quinta-feira (20) em Barcelona, teve uma dose considerável de inquietação. O paddock, que mal estava recuperado da polêmica decisão da Racing Point de desenvolver um RP20 essencialmente idêntico ao Mercedes W10 de 2019, encontrou nova questão a ser debatida em profundidade, e novamente envolvendo a equipe prateada. O carro pilotado por Lewis Hamilton trazia um volante ajustável, se mexendo para frente e para trás. Algumas horas depois já veio a explicação: trata-se do DAS, engenhoca que promete dar o que falar nos bastidores da F1.
 
A expressão DAS é a abreviação do termo em inglês, Dual Axis Steering. Em português, Direção de Eixo Duplo. O piloto tem o controle de como o volante fica posicionado, o que afeta o posicionamento da suspensão e, por tabela, dos pneus e sua área de contato com o asfalto.
 
O questionamento inicial foi direto ao ponto: será que algo tão diferente assim está mesmo dentro do regulamento? Não demorou para passarmos dessa fase, já que o diretor-técnico James Allison aproveitou a entrevista coletiva em Barcelona para explicar que a Mercedes já vinha em contato com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que deu luz verde para o projeto.
 
"É uma ideia inovadora que trouxemos para a pista”, disse Allison mais tarde, através de vídeo divulgado pela própria Mercedes. “É um sistema que permite aos pilotos uma dimensão extra de controle do volante. Exatamente como funciona, essa é uma coisa que preferimos manter para nós mesmos, mas esperamos que seja algo que nos traga uma vantagem durante o ano”, seguiu.
Lewis Hamilton com o volante inovador da Mercedes (Foto: Mercedes)
Ainda não se sabe ao certo quais ganhos a Mercedes busca com o DAS. Duas teorias ganharam força entre especialistas: a de que o objetivo é manter os pneus aquecidos ao longo das retas e a de que trata-se de uma forma de melhorar a dirigibilidade nas curvas.
 
Os dois cenários se baseiam na mesma coisa: a chance da Mercedes de usar duas configurações diferentes de cambagem com o mesmo acerto do carro, mudando de acordo a necessidade de trecho em trecho.
 
Mas o que é cambagem? Em essência a inclinação de uma roda, baseada em configurações de suspensão. Um carro com cambagem negativa tem os pneus inclinados para ‘fora’, enquanto um com cambagem positiva fica para ‘dentro’. Isso influencia a área de contato dos pneus com o asfalto, mas principalmente noções como saída de frente ou de traseira.

E o que isso tem a ver com o volante? Bom, ele funciona como uma espécie de alavanca: puxando-o para a frente, a barra de direção puxa também o sistema de suspensão do carro, alterando a cambagem. Empurrando-o para trás, o efeito oposto acontece. Isso tudo, claro, ainda no campo da teoria: ninguém fora da Mercedes sabe precisamente dos detalhes.

Supondo que se trate de um sistema legal, afirmação essa que certamente será contestada por Ferrari e Red Bull, fica ainda uma outra pergunta. Essa é uma das mais práticas: quanto tempo a Mercedes será capaz de ganhar com o DAS? É uma vantagem pequena, com o desenvolvimento dos carros já batendo no teto, ou uma que pode colocar a equipe com a mão na taça já no primeiro semestre?

Temos mais perguntas do que respostas. E isso é normal em pré-temporadas. Só que agora a Mercedes conseguiu levar as dúvidas a um novo nível, um que vai chacoalhar até mesmo os bastidores da F1.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre AO VIVO, em TEMPO REAL e 'in loco' os testes de pré-temporada da F1 em Barcelona com o repórter Vitor Fazio. Siga tudo aqui.
 

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