No dia do aniversário, Vettel é punido por bloquear Alonso e larga em 11º na Áustria

Sebastian Vettel foi punido pelos comissários de prova depois de ter sido considerado culpado por bloquear a passagem de Fernando Alonso no fim do Q2 da classificação na Áustria. No dia em que completa 34 anos, o tetracampeão perdeu três posições no grid deste domingo no Red Bull Ring

A Aston Martin não perdeu a chance de zoar Sebastian Vettel após a eliminação da Alemanha na Eurocopa (Vídeo: Aston Martin)

Depois de comemorar o aniversário de 34 anos, Sebastian Vettel recebeu um presente nada agradável na tarde deste sábado (3). O tetracampeão do mundo foi punido pela direção de prova por ter bloqueado a passagem de Fernando Alonso no fim de uma volta rápida do espanhol no Q3 da classificação do GP da Áustria. Vettel perdeu três posições no grid e, depois de se garantir em oitavo, vai largar em 11º.

O incidente aconteceu nos minutos finais do Q2, quando Alonso, que vinha em volta rápida para tentar garantir um lugar no top-10 do grid, se deparou com a Aston Martin de Vettel bastante lenta à sua frente nas últimas curvas.

Fernando se mostrou muito irritado e, ainda que tenha dito à jornalista brasileira Mariana Becker, da Band, que Vettel não teve culpa, depois defendeu que o alemão recebesse uma “punição pesada”. No entendimento do bicampeão, a sanção serviria com o propósito de não abrir precedente.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sebastian Vettel avançou para o Q3 na Áustria (Foto: Aston Martin)

Vettel, Alonso e representantes das suas respectivas equipes, Aston Martin e Alpine, foram ouvidos pelos comissários na torre de controle e assistiram às imagens da infração investigada.

Segundo relato documentado pela direção de prova, “Alonso estava em sua volta rápida pouco antes do fim do Q2. Quando ele se aproximou das duas últimas curvas (9 e 10), ainda havia uma fila de três carros se preparando para a última volta. Vettel era o último carro desta linha e bloqueou Alonso e, como resultado, Alonso teve de abortar sua última volta de classificação”.

Além da punição com a perda de três posições no grid, Vettel também teve um ponto acrescido à sua carteira de punições, agora com 6 no acumulado de 12 meses. Em contrapartida, Valtteri Bottas, que estava dois carros à frente de Vettel, foi absolvido depois de também estar sob investigação por pilotar de forma desnecessariamente lenta.

LEIA MAIS
+Hamilton permanece na Fórmula 1 e renova pela Mercedes até fim da temporada 2023

“No fim do Q2, Bottas reduziu na entrada da curva 9 para abrir uma diferença diante da sua última volta rápida. No entanto, levando em conta a situação em que muitos pilotos acabam fazendo fila nesta parte do circuito, os comissários entenderam que muitos pilotos contribuíram para isso e, portanto, o piloto em questão não é totalmente o culpado”, diz a direção de prova no comunicado.

A punição a Vettel beneficiou diretamente três pilotos. George Russell vai largar agora em oitavo lugar, enquanto Lance Stroll, companheiro de equipe do alemão, e Carlos Sainz, vão completar a quinta fila do grid.

Fórmula 1 volta a acelerar neste domingo com a nona etapa da temporada 2021, com largada no Red Bull Ring marcada para 10h (de Brasília, GMT-3) e transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Áustria AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.