Novo presidente da FIA crê em permanência de Hamilton na F1: “Importante para o esporte”

Mohammed Ben Sulayem, novo presidente da FIA, crê na permanência de Lewis Hamilton para 2022. Ele admite que trocou mensagens e entende que o heptacampeão ainda "pode não estar 100%"

RICCIARDO É PROBLEMA PARA MCLAREN OU 2021 FOI SÓ UM TROPEÇO?

Embora tenha contrato de mais dois anos com a Mercedes, Toto Wolff, chefe da equipe alemã, colocou, recentemente, como incerta a continuidade de Lewis Hamilton após a polêmica perda de título para Max Verstappen em 2021. No entanto, o novo presidente eleito da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, diz ter certeza que o heptacampeão irá permanecer no esporte.

“Ele já declarou que não vai voltar? Não. Quando você é piloto, você fala por si mesmo e não pelo o que os outros falam sobre você”, disse ele, em entrevista ao jornal espanhol Marca. “Espero que não seja o caso. Lewis é uma parte importante do esporte e da F1, com todas suas conquistas. E com Verstappen lá, tenho certeza que encontraremos uma F1 muito emocionante na próxima temporada”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; F1; FÓRMULA 1;
Max Verstappen é o novo campeão mundial de Fórmula 1 (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Além de ter tirado um tempo das redes sociais, Hamilton também não compareceu à festa de premiação da FIA. Sua ausência, contudo, é uma infração ao código esportivo, que obriga que o top-3 do campeonato esteja presente na celebração. Ainda assim, Jean Todt, agora ex-presidente da entidade, havia rejeitado aplicar punições.

Só que, com a posse de Ben Sulayem, ele reitera que o tratamento aos pilotos e equipes precisa ser igual, bem como a integridade da FIA deve ser respeitada. O mandatário admite, no entanto, que trocou mensagens com o dono do carro #44 e entende que ele ainda “não está 100%”.

“Mandei mensagens para ele. Acho que ele ainda não está 100% pronto e entendo sua posição. Mas também existem regras que devem ser respeitadas por todos os pilotos. Para mim, não existe uma equipe ou piloto em particular, por respeito à integridade da FIA”, explicou ele.

“Mas não posso julgar até ter todos os dados, e a primeira coisa na minha agenda é analisar a fundo o que aconteceu em Abu Dhabi. No final, somos todos humanos e o estresse e a pressão existem, então acho que tudo vai dar certo. Você tem que olhar mais para o futuro do que para o passado”, concluiu.

Vale lembrar que o Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) revelou por meio de um comunicado que fará uma “análise detalhada e exercício de esclarecimento” após a final da Fórmula 1 em Abu Dhabi. Ben Sulayem já declarou que espera que a investigação possa servir para que, no futuro, eles tenham um “melhor plano de ação em situações semelhantes”.

CORRIDAS ESQUECÍVEIS NA TEMPORADA INESQUECÍVEL DA F1 2021


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.