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Organização espera circuito de Jedá “um pouco mais rápido” após mudanças para F1 2022

Depois de algumas reclamações dos pilotos da Fórmula 1, o circuito de Jedá, na Arábia Saudita sofreu modificações para melhorar questões de segurança

Em 2022, circuito de Jedá recebe a F1 pela segunda vez (Foto: Andrej Isakovic/AFP)

Em 2022, circuito de Jedá recebe a F1 pela segunda vez (Foto: Andrej Isakovic/AFP)

 
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Depois de enfrentar algumas críticas no ano passado, quando estreou no calendário da F1, o circuito de Jedá passou por algumas modificações visando questões de segurança. Agora, o palco do GP da Arábia Saudita está pronto para receber os carros da categoria e a organização espera uma prova ainda mais veloz.

O circuito saudita teve apenas quatro meses para fazer as reformas necessárias entre a prova do ano passado e o GP de 2022, que acontece no fim de março. Na primeira participação, a corrida foi interrompida diversas vezes para retirada de carros ou mesmo acidentes.

A primeira e mais importante mudança é para melhorar a visibilidade nas curvas de alta velocidade, que tinham muros bem próximos, deixando os pilotos sem referência. De acordo com o site Racing News 365, a Companhia de Automobilismo da Arábia Saudita divulgou que as curvas 2, 3, 14 e 21 terão os muros afastados de um metro e meio a dois metros da pista.

Circuito de Jedá, na Arábia Saudita, terá cinco mudanças para 2022 (Foto: Fórmula 1/Twitter)

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Martin Whitaker, diretor-executivo da prova, afirmou ao site RaceFans que prestou atenção a algumas preocupações específicas dos pilotos na pista de Jedá.

“A FIA e a Fórmula 1 pediram atenção em 12 ou 15 curvas do circuito. Nada era um grande problema, apenas envolvendo questões de visibilidade porque como a velocidade da pista é alto, os pilotos chegavam rapidamente nos carros mais lentos”, disse o dirigente.

“Acho que o problema nem era tanto na corrida, mas nos treinos, quando alguns carros tiravam o pé para fazer uma volta rápida. A FIA pode tomar providências a respeito disso, claro, pois os pilotos podem definir no briefing onde diminuir ou não”, seguiu.

Apesar das mudanças, Whitaker aponta que o circuito continuará com sua característica veloz e que pode até mesmo ficar ainda mais rápido nesta temporada. A grande mudança no traçado é na curva final, a 27, onde Verstappen bateu no final de sua última volta rápida na classificação e perdeu a chance de largar na pole position. O circuito será alargado por um metro e meio na saída da curva, dando mais espaço para os carros antes da reta principal.

“O desenho do traçado continua o mesmo, exceto pela curva 27 [a última da pista]. As linhas continuam a mesma, só recuamos algumas barreiras, então isso melhorou as linhas de certas curvas. Isso pode tornar [o circuito] um pouco mais rápido, imaginamos, se já não for veloz o suficiente”, concluiu.

No ano passado, Lewis Hamilton fez a pole-position para o GP da Arábia Saudita com um média de 253 km/h, a segunda mais veloz do calendário. A primeira segue Monza, na Itália, com média de 258 km/h.

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