Osaka entra ‘na moda dos circuitos de rua’ e mira corrida na F1 em ilha artificial

Na onda dos circuitos de rua na Fórmula 1, Osaka demonstrou interesse em receber uma prova do Mundial no futuro. Contrato do GP do Japão em Suzuka vencerá após a edição de 2024

Terceira maior cidade do Japão, Osaka quer entrar no bonde dos circuitos de rua e se tornar sede da Fórmula 1 no futuro. Governador local, Hirofumi Yoshimura declarou o interesse em receber o Mundial durante uma coletiva de imprensa. Em 2025, a cidade receberá uma edição da World Expo, uma feira internacional que reúne diversos setores e destinada a discutir temas como negócios, tecnologia, urbanismo, cultura e sustentabilidade.

A Fórmula 1 tem visto um crescimento grande de novos circuitos de rua entrando no calendário. Os mais recentes foram os de Jedá, na Arábia Saudita, além de Miami e Las Vegas, nos Estados Unidos. Um anúncio de mudança de sede do GP da Espanha do Autódromo de Barcelona para uma pista de rua em Madri deve acontecer na próxima semana.

O GP do Japão atualmente é realizado no circuito de Suzuka, localizado na província de Mie. O tradicional circuito é sede oficial desde 1987, com exceção dos anos 2007 e 2008, quando a edição da corrida japonesa aconteceu em Fuji, além de 2020 e 2021, por efeito das restrições pela pandemia de Covid-19.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Suzuka sedia a Fórmula 1 desde 2009 (Foto: Red Bull Content Pool)

A ideia de Yoshimura é criar um circuito de rua em Yumeshima, uma ilha artificial localizada na baía de Osaka, e que será a sede da Expo 2025. O contrato do GP do Japão com Suzuka vence ao fim da edição deste ano, agendada para abril, mas não está claro se o interesse de Osaka é uma ameaça para a renovação de contrato.

“Gostaríamos muito de realizar o GP de Osaka. Se pudermos atrair investimentos, vamos conseguir fazer coisas que não podemos fazer no Japão. Correr em um circuito de rua é possível em Yumeshima. Seria difícil utilizar as ruas de asfalto atuais, precisaríamos desenvolver algumas de qualidade melhor”, disse Hirofumi.

“A F1 mudou para um modelo de negócios que pode ser operado por um setor privado. Ela não é mais uma corrida, mas se tornou um compreensivo programa de entretenimento. Se passarmos passo a passo, é possível atrair”, afirmou Hiroshi Mizohata, diretor do departamento de turismo de Osaka.

A temporada 2024 da Fórmula 1 tem início no dia 2 de março com o GP do Bahrein, em Sakhir. Já o GP do Japão está programado para acontecer no dia 7 de abril, deixando o tradicional posto que ocupava na reta final do campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.