Para apoiar igualdade, Hamilton muda e traz ‘Black Lives Matter’ em capacete

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lewis Hamilton mostrou o novo capacete baseado na luta antirracista. Piloto se mostrou bastante engajado nas últimas semanas após morte brutal de George Floyd

Depois da Mercedes mudar o carro e os macacões para a cor preta em combate ao racismo, Lewis Hamilton decidiu mudar o desenho do próprio capacete, que inicialmente seria branco e roxo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais da Mercedes, o hexacampeão, que vem se engajando cada vez mais na luta antirracista, deu mais detalhes sobre a adoção do preto nos uniformes oficiais da equipe alemã, agora também em seu capacete.

“Por muito tempo estivemos planejando a mudança no carro e no macacão. Também desenhei meu capacete para ser preto e roxo neste ano. Só o vi uma vez. Normalmente meu capacete é branco, meu macacão é branco e o carro é prata”, declarou.

Hamilton uniu o roxo, cor preferida, ao preto pelo protesto (Foto: Mercedes)

No vídeo, Hamilton aponta para o logo do movimento Black Lives Matters (Vidas Pretas Importam em português) como o principal motivo da mudança.

“Esta é a razão para o capacete, macacão e carro mudarem de cor. É apoiar a igualdade acima de tudo e seguir solidificando a importante mensagem, já que agora temos microfone e as pessoas estão começando a escutar”, seguiu.

“É uma oportunidade para continuar a divulgar a mensagem e responsabilizar as pessoas. Marcas, equipes, a Fórmula e todos aqui precisam ser responsabilizados e abertos a se educar, abertos a entender o porquê do Black Lives Matters acontecer o motivo de precisarmos pressionar pela igualdade”, continuou.

Sempre firme nas críticas, Hamilton também apontou que qualquer esforço na luta precisa ser dobrado para que o problema do racismo acabe.

“Porque não é suficiente. Se alguém disser ‘estivemos fazendo algo’ ou ‘estamos tentando,’ eles precisam tentar mais porque ainda é um problema que o mundo luta contra, 60 anos depois que Martin Luther King esteve lutando e deu sua vida. É sobre isso. Eu mantive o roxo pelo plano que tinha no início da temporada, é a minha cor favorita”, completou.

Bottas se engaja e também muda capacete

Companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas utilizará um capacete pedindo igualdade racial na Áustria. O desenho mostra quatro braços de diferentes cores unidos com a frase Stronger Together (juntos somos mais fortes). A FIA avisou que não punirá pilotos que se ajoelharem em protesto antes da corrida.

Vice-campeão em 2019, Valtteri Bottas divulgou layout do novo capacete nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

A luta de Hamilton contra o racismo

Hamilton sempre foi dono de voz ativa na luta antirracista, mas passou a ganhar mais destaque nas últimas semanas após a morte de George Floyd. O homem preto foi assassinado pelo policial Derek Chauvin por asfixia. A crueldade desencadeou em uma série de protestos nos Estados Unidos e em diversas partes do mundo contra a violência policial e o racismo.

Lewis se pronunciou prontamente após o crime e chamou a atenção dos colegas de grid que mantiveram o silêncio. Alguns responderam positivamente e se pronunciaram, como no caso de Daniel Ricciardo, que deu longas entrevistas sobre o assunto.

O hexacampeão mundial participou de uma manifestação antirracista em Londres no último dia 21 e ajudou a Mercedes no projeto que trocou a cor prateada dos carros pela preta.

GRANDE PRÊMIO transmite em tempo real todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria de F1.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar