Para apoiar igualdade, Hamilton muda e traz ‘Black Lives Matter’ em capacete

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lewis Hamilton mostrou o novo capacete baseado na luta antirracista. Piloto se mostrou bastante engajado nas últimas semanas após morte brutal de George Floyd

Depois da Mercedes mudar o carro e os macacões para a cor preta em combate ao racismo, Lewis Hamilton decidiu mudar o desenho do próprio capacete, que inicialmente seria branco e roxo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais da Mercedes, o hexacampeão, que vem se engajando cada vez mais na luta antirracista, deu mais detalhes sobre a adoção do preto nos uniformes oficiais da equipe alemã, agora também em seu capacete.

“Por muito tempo estivemos planejando a mudança no carro e no macacão. Também desenhei meu capacete para ser preto e roxo neste ano. Só o vi uma vez. Normalmente meu capacete é branco, meu macacão é branco e o carro é prata”, declarou.

Hamilton uniu o roxo, cor preferida, ao preto pelo protesto (Foto: Mercedes)

No vídeo, Hamilton aponta para o logo do movimento Black Lives Matters (Vidas Pretas Importam em português) como o principal motivo da mudança.

“Esta é a razão para o capacete, macacão e carro mudarem de cor. É apoiar a igualdade acima de tudo e seguir solidificando a importante mensagem, já que agora temos microfone e as pessoas estão começando a escutar”, seguiu.

“É uma oportunidade para continuar a divulgar a mensagem e responsabilizar as pessoas. Marcas, equipes, a Fórmula e todos aqui precisam ser responsabilizados e abertos a se educar, abertos a entender o porquê do Black Lives Matters acontecer o motivo de precisarmos pressionar pela igualdade”, continuou.

Sempre firme nas críticas, Hamilton também apontou que qualquer esforço na luta precisa ser dobrado para que o problema do racismo acabe.

“Porque não é suficiente. Se alguém disser ‘estivemos fazendo algo’ ou ‘estamos tentando,’ eles precisam tentar mais porque ainda é um problema que o mundo luta contra, 60 anos depois que Martin Luther King esteve lutando e deu sua vida. É sobre isso. Eu mantive o roxo pelo plano que tinha no início da temporada, é a minha cor favorita”, completou.

Bottas se engaja e também muda capacete

Companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas utilizará um capacete pedindo igualdade racial na Áustria. O desenho mostra quatro braços de diferentes cores unidos com a frase Stronger Together (juntos somos mais fortes). A FIA avisou que não punirá pilotos que se ajoelharem em protesto antes da corrida.

Vice-campeão em 2019, Valtteri Bottas divulgou layout do novo capacete nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

A luta de Hamilton contra o racismo

Hamilton sempre foi dono de voz ativa na luta antirracista, mas passou a ganhar mais destaque nas últimas semanas após a morte de George Floyd. O homem preto foi assassinado pelo policial Derek Chauvin por asfixia. A crueldade desencadeou em uma série de protestos nos Estados Unidos e em diversas partes do mundo contra a violência policial e o racismo.

Lewis se pronunciou prontamente após o crime e chamou a atenção dos colegas de grid que mantiveram o silêncio. Alguns responderam positivamente e se pronunciaram, como no caso de Daniel Ricciardo, que deu longas entrevistas sobre o assunto.

O hexacampeão mundial participou de uma manifestação antirracista em Londres no último dia 21 e ajudou a Mercedes no projeto que trocou a cor prateada dos carros pela preta.

GRANDE PRÊMIO transmite em tempo real todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria de F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.