Piloto ‘da casa’, Sainz comemora retorno da Fórmula 1 a Madri: “Dia muito especial”

A partir de 2026, o GP da Espanha de Fórmula 1 será em Madri, cidade natal de Carlos Sainz, e o piloto da Ferrari celebrou bastante a confirmação da notícia

Carlos Sainz não escondeu a felicidade diante da confirmação de que Madri será mesmo a casa do GP da Espanha de Fórmula 1 a partir da temporada 2026 — e em acordo inicial a longo prazo, válido até 2035. O piloto da Ferrari, que é natural da capital espanhola, se disse orgulhoso com a notícia.

O anúncio feito nesta terça-feira (23), na verdade, já era esperado, conforme antecipou o jornal El Mundo, mas houve atraso por “questões técnicas”. Agora, mais de 40 anos depois de receber uma etapa da F1 pela última vez, em Jarama, a capital espanhola se prepara para realizar a corrida nas ruas situadas ao redor do Centro de Convenções IFEMA [Instituição de Feiras de Madri] e de Valdebebas, um empreendimento urbano situado nas proximidades do Aeroporto de Barajas — e que hospeda também o centro de treinamento do Real Madrid.

De acordo com a F1, a pista — ainda sujeita à homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) — terá 5,47 km de extensão e contará com 20 curvas. O tempo estimado de volta rápida é estimado em 1min32s. Com um orçamento que gira em torno de € 100 milhões (R$ 536,4 milhões na cotação atual), o circuito terá sua reta principal na rua do IFEMA e vai seguir a estrada M-11, paralelamente ao centro de treinamento do Real Madrid.

Sainz, que está na F1 desde 2015, disse que se tratava de um dia único. “Como espanhol e madrilenho, hoje é um dia muito especial e do qual nos orgulhamos. A F1 está de volta a Madri! Nos vemos em 2026!”, vibrou o piloto no X (antigo Twitter), cujo atual contrato vai até o final deste ano, mas há a expectativa de uma renovação com a Ferrari.

A Fórmula 1 vai correr em Madri de 2026 até 2035 (Foto: IFEMA)

2026, aliás, é um ano muito aguardado por conta da mudança de regulamento e a nova geração de motores, com a parte elétrica ampliada e o uso de combustível sustentável. Há também anseio pela chegada das montadoras Audi e Ford, em parcerias com Sauber e Red Bull, respectivamente.

Com relação à fabricante alemã, aliás, o próprio Sainz já se viu alvo de especulações ligando-o à Audi, sobretudo pela forte conexão que o pai do piloto de 29 anos, o tetracampeão do Rali Dakar Carlos Sainz, tem com a marca das quatro argolas. O #55, todavia, negou a existência de quaisquer negociações com a Audi para o futuro.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.