Red Bull cogita manter Pérez “se for vice em 2024” e descarta Albon: “Não é candidato”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, admitiu que o papel de companheiro de equipe de Max Verstappen na F1 é inglório, mas afirmou que bastaria a Sergio Pérez 'apenas' repetir o feito de 2023 para se manter em Milton Keynes

A dois dias para o início oficial da temporada 2024 da Fórmula 1, a silly season já está dando o que falar, e uma das vagas mais cobiçadas do grid para o ano que vem é a de Sergio Pérez na Red Bull. Candidatos é o que não faltam, porém Helmut Marko tratou de descartar alguns nomes especulados, entre eles o de Alexander Albon, ressaltando ainda que o próprio mexicano não está fora de jogada.

Pérez tem contrato até o final de 2024, e apesar de ter terminado o Mundial anterior com o vice-campeonato, garantindo ao time dos energéticos uma dobradinha na competição pela primeira vez na história, a performance abaixo do esperado levantou dúvidas quanto à permanência de Checo até mesmo para este ano. Ao todo, das 21 vitórias conquistadas pelos taurinos, 19 foram de Max Verstappen.

Pérez ainda acumulou uma inglória sequência de cinco GPs fora do Q3, a pior performance de um piloto Red Bull em classificações. Sempre compassivo, Christian Horner chegou a perder a paciência após ver o #11 marcar apenas 1 ponto no GP do Catar, fim de semana que ainda contou com sprint. A bronca pública, porém, surtiu efeito, e Pérez conseguiu impedir o avanço de Lewis Hamilton, consolidando a vice-liderança.

Para 2025, no entanto, não há garantias de permanência. Ao jornal austríaco Kliene Zeitung, Marko reconheceu que a tarefa de ser companheiro de equipe de Verstappen não é fácil, mas Pérez teria de ‘apenas’ repetir o feito do ano passado.

Albon na Red Bull? Para Helmut Marko, tailandês não é candidato para 2025 (Foto: Williams)

“Checo tem de apresentar um desempenho consistente, é evidente que ele nem sempre consegue pilotar no nível de Verstappen”, disse o consultor. “Se ele ficar sem segundo no Mundial e vencer uma ou duas vezes, certamente será [candidato] para 2025”, emendou.

“O assento [ao lado de Verstappen] é, por um lado, muito procurado, mas é um banco ejetável, já que nenhum companheiro de equipe se compara a Max — e isso pode ser desmoralizante”, completou Marko, garantindo na sequência que Albon — que teve passagem pela Red Bull entre 2019 e 2020 — não é opção.

“Albon não é [candidato] para nós, ele tem contrato até 2025 [com a Williams]”. Marko ainda foi questionado sobre o atual duo da RB, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, admitindo que a temporada 2024 vai além de “permanecer na Fórmula 1”.

“Também se trata da possibilidade de promoção. E isso se aplica à pessoa que domina claramente a temporada dentro da equipe”, seguiu.

Por fim, Helmut também opinou sobre Carlos Sainz, preterido pela Ferrari para abrir caminho à chegada de Lewis Hamilton ao time de Maranello em 2025. Mas o dirigente acredita que o espanhol “quer tomar uma decisão sobre o futuro antes de nós”.

Fórmula 1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.