Red Bull descarta preocupação com sidepods da Mercedes: “Não nos impressionou”

Diretor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko disse que inovações propostas pela Mercedes na lateral do W13 não preocupam os taurinos, que terminaram à frente na tabela de tempos nos testes do Bahrein

FERRARI IMPRESSIONA E VIRA TERCEIRA VIA NA FÓRMULA 1 2022

A Mercedes chamou atenção no paddock da Fórmula 1 ao chegar no segundo período de testes de pré-temporada, no Bahrein, com sidepods praticamente inexistentes, uma inovação em relação aos outros carros da categoria. No entanto, enquanto os dados da equipe alemã previam um aumento de velocidade na pista, a Red Bull permaneceu à frente na contagem de tempos em Sakhir. Para o diretor-esportivo dos taurinos, Helmut Marko, a novidade do time de Lewis Hamilton não trouxe melhorias na prática.

“Prestamos mais atenção no desempenho, e não nos impressionou”, disse Marko em entrevista ao portal austríaco Österreich. “Parece revolucionário o que a Mercedes fez, mas o que importa é o tempo [de volta]”, cutucou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; HELMUT MARKO; RED BULL; F1;
Helmut Marko celebrou demais a conquista de Max Verstappen em 2021 e quer mais em 2022 (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

“O principal é que fomos mais rápidos novamente”, continuou Marko, antes de lembrar que “no ano passado, a Mercedes também estava atrás nos testes [de pré-temporada]. Mas estamos concentrados principalmente em nosso carro, e estamos indo bem lá [na pista]”, salientou.

De acordo com o diretor, o progresso da Red Bull permite até mesmo resolver o problema do quique, apresentado por diversos carros ao longo da pré-temporada — em problema que não foi previsto pelos simuladores da categoria antes dos primeiros testes na pista.

“Também temos isso sob controle”, garantiu. “Como eu disse, estamos completamente satisfeitos com o novo carro e todas as melhorias. Agora, estou apenas esperando pela classificação de sábado, quando o motor vai ter força total e todas as cartas estarão na mesa”, afirmou.

Mercedes apresentou novo conceito para o W13 no Bahrein (Foto: AFP)

Após o primeiro título mundial conquistado por Max Verstappen em 2021 — o primeiro da Red Bull desde Sebastian Vettel, em 2013 —, é natural que a briga da equipe austríaca seja por manter o posto de primeiro lugar da categoria em 2022. E Marko garante que não existe outro objetivo no horizonte dos taurinos que não seja o de vencer.

“Você pode contar com isso”, falou. “Com o título do ano passado, ele [Verstappen] atingiu o objetivo de sua vida. Mas como todos puderam ouvir no rádio ao final, ele quer saborear esse sentimento nos próximos anos. E você pode acreditar: Max será ainda mais rápido. Ele está no ápice de sua pilotagem”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.