Red Bull vê desgaste de pneus como “fator interessante” em briga com Ferrari

Apesar de Max Vertappen em primeiro e Sergio Pérez em 4º no TL2, chefe da Red Bull, Christian Horner, apontou falta de aderência e aproximação da Ferrari como adversários na Inglaterra

A Red Bull seguiu dando as cartas no primeiro dia de atividades do GP da Inglaterra. Nesta sexta-feira (7), Max Verstappen foi o mais rápido no TL2, assim como aconteceu na primeira sessão de treinos livres em Silverstone. Mesmo com o bicampeão no topo, Christian Horner alertou sobre aproximação de Carlos Sainz, da Ferrari, que ficou apenas 0s022 do melhor tempo, e também sobre o elevado nível desgaste dos novos compostos mais duros da gama da Pirelli.

O TL2 do GP da Inglaterra serviu de laboratório para as equipes entenderem a funcionalidade dos pneus C1, C2 e C3, antes utilizados como testes no GP da Espanha. Se avaliação da empresa italiana foi positiva após as avaliações em Barcelona, o desgaste elevado em Silvertone, principalmente com os compostos mais macios (C3), despertou uma certa insegurança na Red Bull para a classificação e corrida, mesmo após o melhor tempo de Vertappen e o quarto de Sérgio Pérez.

“Foi um dia muito positivo. Esses pneus estão um pouco diferentes. Eles têm uma nova construção aqui, então acabamos de aprender sobre eles. É possível ver que há bastante desgaste, especialmente nos compostos mais macios. Todos os pilotos estão percebendo isso”, avaliou Horner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Sergio Pérez ficou em quarto lugar no TL2 do GP da Inglaterra (Foto: Red Bull Content Pool)

O chefe dos rubro-taurinos previu que os novos compostos podem tornar a disputa ainda mais competitiva, principalmente se a temperatura da pista mudar neste final de semana em Silvertone. “Esse desgaste pode ser um fator interessante para o domingo. Especialmente se houver uma mudança de temperatura também”, apontou.

Diante do possível problema de aderência com os pneus, Horner também apontou o desempenho da Ferrari como outro fator que pode colocar pressão em Verstappen e Pérez. No TL2, a performance de Sainz já deu mostras do que pode acontecer ao ficar apenas 0s024 do #1 da Red Bull. “A Ferrari, se resolver seus problemas, será competitiva. Teremos uma grande mudança de temperatura amanhã, e isso pode mudar as coisas significativamente.”

E para conquistar um pódio duplo no GP da Inglaterra, Horner revelou que espera por um Pérez mais confiante na classificação deste sábado. “As sextas-feiras e domingos para o Checo são ótimos. É apenas aos sábados que ele tem sido um pesadelo. Ele é um piloto que depende da confiança, e está começando a encontrar essa forma novamente. Tenho esperança que pode ter um dia sensato amanhã e se classificar bem”, disse.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Amanhã, o terceiro e último treino livre está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação é a partir das 11h. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.