Red Bull diz que demora em introdução de regra sobre asas flexíveis “vai ampliar custos”

Chefe da Red Bull, Christian Horner levantou questionamentos sobre os motivos de a nova diretiva-técnica da FIA não valer já a partir das primeiras corridas da temporada 2025 da Fórmula 1. Mudança está programada para entrar em vigor a partir do GP da Espanha, nona etapa do calendário

Christian Horner não se colocou contra a nova diretiva-técnica aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no início deste ano, referente à flexibilidade das asas dos carros, mas questionou o momento escolhido para a introdução da medida. De acordo com o chefe da Red Bull, a mudança de especificações que as equipes terão de fazer durante a temporada pode custar caro no orçamento final.

Depois de encarar certa polêmica em relação ao assunto ao longo de boa parte de 2024, principalmente após reclamações direcionadas à McLaren e Mercedes, a entidade presidida por Mohammed Ben Sulayem chegou a rejeitar a adoção de novos testes para avaliar a legalidade do item. No entanto, a federação voltou atrás e determinou que todos do grid devem se adaptar ao novo limite para as asas dianteiras a partir do GP da Espanha, nona etapa do campeonato.

Assim como a escuderia comandada por Andrea Stella, atual campeã do Mundial de Construtores, Frédéric Vasseur também negou qualquer preocupação por parte da Ferrari com a nova determinação da FIA. Horner, por sua vez, garantiu que é a favor de tal medida, embora não tenha deixado de questionar os motivos de a nova diretiva só passar a valer a partir da etapa no circuito de Barcelona, em junho.

“Acho que é bom que isso tenha sido abordado. Obviamente, houve uma mudança e uma arrumação na asa traseira. A asa dianteira será modificada na corrida nove. Por que na nona etapa? Não sei”, disse o britânico durante o F1 75, evento de apresentação dos bólidos para a atual temporada, realizado na terça-feira (18), indicando que gostaria de ver a mudança acontecendo já nas primeiras corridas.

Chefe da Red Bull gostaria de ver a mudança ser aplicada já no início da temporada (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025

“Mas é o que é. O mesmo vale para todos. Apenas significa que teremos um conjunto de problemas antes e um conjunto de problemas depois da nona corrida para resolver, o que inevitavelmente vai aumentar os custos”, concluiu o chefe da Red Bull.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.