Red Bull reclama de final sob safety-car na Itália: “Deveriam ter dado bandeira vermelha”

Christian Horner, chefe da Red Bull, deu sua opinião sobre o polêmico final do GP da Itália e, mesmo vendo Max Verstappen triunfar, disse que preferia que a corrida não tivesse terminado com o safety-car

F1 2022: VERGONHA NO GP DA ITÁLIA – VERSTAPPEN VENCE, LECLERC 2º | Briefing

O desfecho do GP da Itália não agradou a ninguém. Daniel Ricciardo abandonou a corrida com oito voltas restantes, mas os fiscais de pista demoraram para remover o carro da McLaren e a prova em Monza terminou com o safety-car na pista. Até a própria Red Bull, que viu Verstappen cruzar a linha de chegada tranquilamente em primeiro, disse que preferia que a prova terminasse com os carros disputando posições, mesmo que uma bandeira vermelha fosse necessária.

Christian Horner, chefe dos taurinos, destacou que encerrar as provas com o carro de segurança na pista não é bom. O britânico acredita que o problema poderia ter sido resolvido mais rapidamente caso o safety-car tivesse entrado diretamente na frente do líder, já que a ordem dos carros na pista também impediu a retomada do GP da Itália.

“Acho que sempre há lições a aprender. Mas vai contra os princípios do que discutimos, que não é bom terminar corridas com o safety-car. Se eles soubessem que não conseguiriam retomar a corrida, deveriam ter dado a bandeira vermelha e reiniciado. Mas isso obviamente não aconteceu”, afirmou Horner após a corrida em Monza.

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Max Verstappen venceu o GP da Itália (Foto: Red Bull Content Pool)

“Acho que isso poderia ter sido resolvido a tempo, para ser honesto. Acho que foi um caso de pegar o carro errado. O safety-car não ficou na frente do líder e isso causou um grande atraso para eles terem que alcançá-los e, em seguida, os carros liberados alcançá-los de volta. Acho que poderíamos ter tido pelo menos uma volta de corrida. Provavelmente duas”, explicou o chefe da Red Bull.

O final do GP da Itália gerou comparações pela contradição em relação ao ocorrido na final de 2021 em Abu Dhabi, quando Michael Masi reiniciou a prova com apenas uma volta, beneficiando Verstappen, que conquistou seu primeiro título. Perguntado se acredita que a Federação Internacional de Automobilismo realmente evoluiu desde o ocorrido, Horner ressaltou o peso das grandes mudanças feitas na direção de prova.

“Acho que é tudo um processo e houve grandes mudanças. E obviamente há lições que estão sendo aprendidas, já que pudemos ouvir o descontentamento do público. O presidente [Mohammed Ben Sulayem] está se envolvendo nisso também, para falar sobre certos aspectos. Tenho certeza de que isto estará agora no topo da lista. Temos muitos problemas para discutir. Mas precisamos evitar cenários como o que tivemos no final da corrida”, concluiu Christian.

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