Sessão de testes coletivos em Barcelona tem Massa na terça, estreia de Gutiérrez na Ferrari e ausência de Alonso. Confira lista

Felipe Massa é o único brasileiro confirmado para participar da sessão de testes coletivos que acontece entre esta terça e quarta-feira no circuito de Montmeló. A Manor Marussia não estará presente à bateria de treinos, que traz como outros bons destaques a estreia do mexicano Esteban Gutiérrez pela Ferrari e a participação de Alex Lynn pela Williams

Quase um dia depois da realização do GP da Espanha, quinta etapa da temporada 2015 do Mundial de F1, a McLaren oficializou sua dupla de pilotos inscritos no teste coletivo que acontece entre terça e quarta-feira (12 e 13 de maio) em Barcelona, fechando assim o line-up completo da sessão, que compreende a participação de nove equipes e 18 pilotos. Felipe Massa é o único brasileiro da lista e vai guiar a Williams nesta terça-feira. Um dos destaques da semana fica por conta da estreia de Esteban Gutiérrez oficialmente como reserva da Ferrari. Apadrinhado do bilionário — e patrocinador do time de Maranello — Carlos Slim, o jovem mexicano guiará a SF15-T na quarta-feira.

Enquanto Lewis Hamilton folga e já pensa nas garotas antes de encarar as ruas de Monte Carlo, Nico Rosberg ainda terá um dia de labuta pela frente em Barcelona. O vencedor do GP da Espanha do último domingo vai abrir os trabalhos para a Mercedes no traçado catalão. Além de Nico, fará parte da sessão o talentoso reserva alemão Pascal Wehrlein, titular da marca prateada no DTM.

Já a Ferrari será uma das poucas equipes do grid a colocar dois reservas em ação nesta semana. Oriundo da academia de jovens pilotos de Maranello e atualmente na GP2, Raffaele Marciello terá dupla função nos próximos dias. Na terça-feira, o italiano vai guiar a Ferrari em Barcelona para assumir a condução da Sauber na quarta, dia em que Gutiérrez terá a chance de acelerar pela primeira vez o carro deste ano.

Esteban Gutiérrez fará sua estreia com a SF15-T em Barcelona(Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

“Você pode imaginar o quanto isso é especial para mim. Isso não estava planejado no começo do ano, e agora me foi dada a chance de guiar o carro. Será uma chance para mim de passar perspectiva e feedback distintos, e também traçar uma correlação com o simulador. Será um dia importante, um dos mais especiais da minha carreira. Se isso não estava planejado e então eles me deram a chance, é um indicativo muito positivo. Isso significa que venho fazendo um trabalho razoável”, declarou o mexicano em entrevista à revista britânica ‘Autosport’.

A Red Bull vai com o titular Daniil Kvyat na terça-feira e o jovem francês Pierre Gasly, na quarta. O piloto, que corre com a equipe Dams na GP2, conquistou um pódio no último domingo na corrida curta em Barcelona. Outro piloto do time gaulês que teve um grande destaque na Catalunha foi Alex Lynn, companheiro de equipe de Gasly e vencedor da corrida complementar ao bater Stoffel Vandoorne. Lynn vai participar do teste como piloto da Williams na quarta-feira. Antes, Massa, sexto colocado no GP da Espanha, terá a chance de novamente guiar o FW37 na terça.

Última equipe a confirmar sua dupla de pilotos, a McLaren terá mais uma chance para desenvolver o MP4-30 empurrado pelo motor Honda. Oliver Turvey, piloto de testes da equipe, terá sua oportunidade na terça, enquanto Jenson Button, depois de reclamar do “assustador” carro do time de Woking, volta aos trabalhos no dia seguinte no posto de titular, enquanto Fernando Alonso já foca no GP de Mônaco. Na Lotus, será a vez de Pastor Maldonado abrir a jornada da equipe aurinegra, com o reserva Jolyon Palmer fechando a participação em Barcelona.

Além da Ferrari, a outra equipe que entrará em ação com dois novatos é a Force India. Indicado pela Mercedes, Pascal Wehrlein guiará o VJM08 no primeiro dia de atividades de pista, enquanto o jovem Nick Yelloly, outro valor oriundo da GP2, encerra os trabalhos do time de Silverstone. A Toro Rosso vai de Gasly, na terça-feira, e completa seu cronograma com o piloto da casa Carlos Sainz Jr., nono colocado no GP da Espanha. Por sua vez, a Sauber, equipe do brasileiro Felipe Nasr, optou por levar Marcus Ericsson como titular na terça-feira, enquanto Marciello vai acelerar o C34 no último dia de testes.

Pastor Maldonado volta à ativa com o Lotus-Mercedes E23 nesta semana em Barcelona (Foto: Beto Issa)

Das dez equipes do grid, a Manor Marussia é a única que não estará presente na bateria de testes desta semana na Espanha. Graeme Lowdon alegou, como justificativa, que não há o que desenvolver no carro, que é uma adaptação do modelo do ano passado ao regulamento de 2015.

Confira lista completa de inscritos na bateria de testes coletivos em Barcelona:

Mercedes
Terça-feira: Nico Rosberg
Quarta-feira: Pascal Wehrlein

Ferrari
Terça-feira: Raffaele Marciello
Quarta-feira: Esteban Gutiérrez

Williams 
Terça-feira: Felipe Massa 
Quarta-feira: Alex Lynn 

Red Bull
Terça-feira: Daniil Kvyat
Quarta-feira: Pierre Gasly

Sauber 
Terça-feira: Marcus Ericsson 
Quarta-feira: Raffaele Marciello

Toro Rosso 
Terça-feira: Pierre Gasly 
Quarta-feira: Carlos Sainz Jr. 

Lotus
Terça-feira: Pastor Maldonado
Quarta-feira: Jolyon Palmer

Force India
Terça-feira: Pascal Wehrlein
Quarta-feira: Nick Yelloly

McLaren 
Terça-feira: Oliver Turvey 
Quarta-feira: Jenson Button 

A VITÓRIA E A REAÇÃO?

Mesmo insistindo que não mudaria sua preparação e abordagem para a fase europeia, depois de um início de temporada bem abaixo do esperado em 2015, Nico Rosberg soube tirar bom proveito de um fim de semana pouco inspirado e cheio de problemas do líder Lewis Hamilton. E o alemão, como bem admitiu ainda em função da pole no sábado, precisava do triunfo, pelo campeonato e para si mesmo. E foi o que fez neste domingo, como resultado de um fim de semana de amplo domínio

CHATO, CHATO…

Sejamos sinceros: o GP da Espanha deste domingo não foi lá a corrida mais divertida do mundo. Não passou sequer perto disso. Teve uma boa disputa entre Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr. no final, mas nem entou na tela. Fora isso, o mais interessante foi a mudança de estratégia da Mercedes para que Lewis Hamilton passasse Sebastian Vettel e ficasse em segundo. 

No mais, a etapa catalã do calendário teve mesmo boas doses de zoeiras. Galvão Bueno estava insatisfeito com a FOM, Pastor Maldonado deu 'olá' a seu azar, Romain Grosjean atropelou um de seus mecânicos. Tanto que fizemos uma lista
AZAR INFINITO?

A fase de Fernando Alonso não é boa há muito tempo, e há muito se discute o quanto tem sido azarado. O espanhol teve de abandonar o GP da Espanha, vencido por Nico Rosberg, com problemas nos freios depois de viver um momento de fortes emoções nos boxes com a McLaren. Na hora de fazer seu segundo pit-stop da corrida, o espanhol não conseguiu parar o carro e por pouco não atropelou os mecânicos da equipe inglesa

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.