Vandoorne defende De Vries após demissão na F1: “AlphaTauri não tinha bom carro”

Stoffel Vandoorne, que trabalhou com Nyck de Vries nos tempos de Mercedes na Fórmula E, disse que a passagem do holandês pela F1 foi prejudicada pelo carro ruim da AlphaTauri

Stoffel Vandoorne não concordou com a decisão da AlphaTauri de demitir Nyck de Vries no meio da temporada 2023 da Fórmula 1. De acordo com o belga, que dividiu as garagens da Mercedes com o holandês na Fórmula E até o ano passado, a escolha por Daniel Ricciardo de forma tão precoce não foi algo positivo. Afinal, não era possível mensurar a verdadeira habilidade do #21 na categoria, uma vez que a AT04 sofre com um ritmo muito ruim em corrida e classificação.

Depois de se sagrar campeão da Fórmula 2, da Fórmula E e somar pontos com a Williams no GP da Itália do ano passado — quando precisou substituir Alexander Albon —, De Vries chegou com a moral alta no grid da F1. O brilho do piloto de 28 anos, no entanto, se esvaiu à medida em que a temporada avançou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nyck De Vries deixa a AlphaTauri com efeito imediato (Foto: Red Bull Content Pool)

Concluídas dez corridas em 2023, a AlphaTauri está na lanterna no Mundial de Construtores, com apenas dois pontos — todos obtidos por Yuki Tsunoda. Nyck, que não conseguiu se encontrar na categoria, teve como melhor resultado um 12º lugar no GP de Mônaco.

Vandoorne, que já trabalhou próximo a de Vries, conhece as habilidades do antigo companheiro de equipe e acredita que a demissão foi injusta. Afinal, ainda que o holandês tenha sido constantemente superado pelo companheiro de equipe, o carro ruim da AlphaTauri não dava margens para alcançar resultados expressivos.

“Infelizmente, muitas vezes acontece assim na Fórmula 1. O piloto pode ir muito bem ou muito mal. Acho que todos esperavam ver grandes coisas de Nyck, mas o carro não estava funcionando bem, então, é muito difícil ser notado. Infelizmente, ele passou por um momento muito difícil, e também sabemos como é pilotar para a Red Bull. Muitas vezes acontece assim. Mas Nyck ainda é um cara legal, e acho que ele vai encontrar outra coisa no automobilismo”, finalizou.

Ricciardo assume a AT04 que outrora pertenceu a De Vries já no GP da Hungria que acontece entre os dias 21 e 23 de julho. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.