Vencedor das 24 Horas de Le Mans, tio-avô de Bianchi morreu em acidente durante teste em 1969

Lucien Bianchi, tio-avô de Jules Bianchi, foi campeão das 24 Horas de Le Mans em 1968 e morreu durante teste do Alfa Romeo T33 na mesma pista de Le Mans em 1969. O avô de Jules, Mauro Bianchi, também teve carreira no automobilismo sendo três vezes campeão mundial entre os carros GT

O acidente grave sofrido por Jules Bianchi durante o GP do Japão do último domingo (6) não foi a primeira vez em que um incidente automobilístico entrou na vida da família Bianchi. Tio-avô de Jules, Lucien Bianchi morreu num acidente em Le Mans, em 1969.
 
Lucien havia vencido as 24 Horas de Le Mans no anterior, e testava o Alfa Romeo T33 que seria usado em 1969, quando perdeu o controle do carro e acabou batendo em um poste. O acidente tirou a vida do que era considerado um dos principais talentos de sua geração.
A prova em Suzuka teve o fim antecipado por bandeira vermelha depois do acidente com Bianchi (Foto: Getty Images)
O italiano chegou a fazer 19 corridas na F1, chegando a conquistar um pódio em 1968, no GP de Mônaco, com a Cooper. Assim como o tio-avô, a melhor prova de Jules na F1 também foi em Mônaco, com a nona colocação mais cedo em 2014.
 
Pai de Jules, Phillipe Bianchi é dono de um restaurante no sul da França, mas foi envolvido no automobilismo enquanto gerenciava as pistas de kart em que o filho deu os primeiros passos no automobilismo. Phillipe também chegou a considerar uma carreira no esporte, porém o histórico familiar o fez desistir de seguir o legado que seu tio e também seu pai iniciaram: Mauro, avô de Jules, foi tricampeão mundial de GT.
 
"Era muito complicado, porque a família não queria passar por mais tragédia", disse o pai do piloto da Marussia.
 
Aos 25 anos de idade, Jules está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari. Na curta carreira, já foi campeão da F-Renault Francesa, da F3 Europeia e vice-campeão da World Series e da GP2.
 
Os pais do piloto, Phillipe e Christine Bianchi, estão viajando da França para o Japão com o propósito de acompanhar a recuperação do filho. Quem também está se encaminhando para o país nipônico é Gérard Saillant, médico que acompanhou os pós-operatórios de Michael Schumacher e Felipe Massa. Junto a Saillant, viaja Nicolas Todt, empresário de pilotos, incluindo Jules.
 
Na manhã desta segunda-feira (6), a Marussia soltou um comunicado em que pediu "paciência e compreensão" à imprensa e ao público com relação às informações do estado de saúde de Bianchi. Segundo a nota, as atualizações — que não vieram ainda no dia de hoje — são um pedido da família do piloto.

#GALERIA(5099)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.