Williams fala em alívio após ponto na Austrália e que “não tinha ideia real” sobre pneus

Jost Capito, chefe da Williams, explicou que a estratégia de parar Alexander Albon na penúltima volta do GP da Austrália foi decidida durante a corrida. O piloto conseguiu marcar um ponto

O desempenho da Williams no GP da Austrália será sempre lembrado pelo feito de Alexander Albon, que deu incríveis 57 voltas no circuito de Albert Park com o mesmo jogo de pneus, arrancando uma heroica décima posição. A façanha foi vista como “um alívio” para o time nas palavras de Jost Capito, principalmente porque não se sabia ao certo como os pneus duros se comportariam durante a corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O chefe da equipe falou à Autosport que o fim de semana em Melbourne não foi dos mais fáceis, mas que corridas podem ser imprevisíveis, destacando ainda o trabalho em conjunto quanto ao aprendizado com os compostos.

“É um alívio para nós, conseguir um ponto no início da temporada é muito encorajador”, declarou Capito. “Tivemos um começo difícil, e esse fim de semana não foi diferente, mas o bom é que as coisas podem mudar em um domingo. Se você estiver sempre motivado, mantendo a equipe viva e acreditando em si mesmo em tempos difíceis, a sorte pude mudar”, celebrou.

Sobre a estratégia que resultou no primeiro ponto do time de Grove no Mundial, o alemão explicou que ela foi determinada durante a corrida, mas que ninguém sabia exatamente como o carro de Albon se comportaria com os compostos duros durante tanto tempo. “Quando você finalmente é o sétimo, quer aproveitar o máximo possível!”

Alexander Albon segurou a Williams com o mesmo jogo de pneus por 57 voltas na Austrália (Foto: Williams)

“Não temos conhecimento sobre os pneus, e isso é um problema. Guardamos os dois compostos duros para cada carro [na corrida], então não usamos esse tipo durante todo o fim de semana. Não tínhamos uma ideia real. Só sabíamos que os pneus mais duros são realmente bons para nós. Esperávamos que fosse ser assim aqui também”, continuou o chefe da Williams.

“Se você está em 18º e 20º no grid, não há como forçar muito, mas conheça os pneus e veja o que acontece quando subir no pelotão. Nós desenvolvemos isso. Foi uma grande cooperação de todo o pit wall”. Ele explicou ainda que quase não houve comunicação com Albon durante a prova, mas que o piloto teria dito se algo estivesse errado.

Por fim, o chefe da Williams comemorou chegar ao fim de um GP sem quaisquer problemas com os carros. “Isso ajuda muito para Ímola! Os mecânicos tiveram dificuldade em preparar os carros, reparar o chassi e tudo mais, então acho muito gratificante para a equipe ter um ponto depois dessas duas semanas realmente estressantes.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.