Drugovich chega a Monza com 2º match point da F2. Confira matemática do título

Brasileiro tem grandes chances de conquistar o título da temporada de 2022 na Itália, neste fim de semana. Com 78 pontos ainda em disputa no ano da categoria, piloto da MP tem 69 de vantagem para o segundo colocado Théo Pourchaire

Felipe Drugovich 233, Théo Pourchaire 164. Somente os dois ainda podem ser campeões da Fórmula 2 em 2022, e o cenário é completamente favorável ao brasileiro — que tem grande oportunidade, inclusive, de levantar o caneco da categoria já neste fim de semana, em Monza

O saldo na Holanda foi tão positivo que Drugovich saiu de Zandvoort com uma mão na taça. O brasileiro conquistou 28 pontos ao longo do fim de semana: cravou a pole-position para a corrida principal com 1min20s713; na sprint, terminou em 10º por conta do grid invertido, mas ainda assim garantiu a volta mais rápida da disputa; por fim, na prova principal, levou a melhor contra Jack Doohan e Richard Verschoor e cruzou a linha de chegada em 1º.

LEIA TAMBÉM
+ Drugovich festeja desempenho na Holanda: “Ótimo para pretensões de ser campeão”

Agora, a diferença entre Drugovich e Pourchaire na tabela está em 69 pontos, com 78 ainda em disputa — faltam as etapas de Monza e Yas Marina no calendário de 2022 da Fórmula 2. O panorama é confortabilíssimo para o piloto da MP, que pode ser campeão já no sábado italiano, na corrida sprint.

Para isso, o brasileiro teria apenas de impedir que o francês descontasse um ponto na atual diferença, pois, como a sprint vale dez, restariam mais 68 em jogo (considerando os pontos da pole-position mais os pontos dados a cada volta mais rápida na rodada). Com 69 de vantagem, não poderia mais ser alcançado, conquistando o título com três corridas de antecedência.

Isso significa ainda que Drugovich pode ser campeão mesmo se ele e Pourchaire não pontuarem na corrida sprint, pois o brasileiro manteria os 69 pontos de frente, não podendo mais ser alcançado. Se o francês não pontuar até sábado — seja com pole, volta mais rápida da sprint ou vitória na prova — e ficar zerado, Drugovich já é campeão.

DRUGOVICH FEZ O BASTANTE NA F2 E MERECE VAGA NA FÓRMULA 1 2023

Mesmo no pior cenário possível para o piloto da MP até o sábado, com Pourchaire fazendo pole-position, volta mais rápida e vencendo a sprint — somando 13 pontos, portanto, e o brasileiro fora da zona de pontos —, o panorama ainda estaria tranquilo para título na Itália. Neste exercício hipotético, 26 pontos estariam em disputa em Monza e o francês passaria a ficar 56 atrás, com Drugovich precisando ‘só’ terminar o fim de semana na Itália com 40 pontos ou mais de vantagem para ser campeão.

Assim sendo, Pourchaire só não poderia somar 17+ pontos do que Drugovich — e isso só seria possível se o francês terminasse a corrida principal em 1º ou 2º. Resumindo: praticamente tudo precisa dar certo para o francês, ao passo que tudo tem que dar errado para o brasileiro.

A Fórmula 2 volta no próximo fim de semana, em Monza, para a disputa da rodada da Itália — penúltima da temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

DRUGOVICH, LÍDER DA F2, TEM LUGAR NA FÓRMULA 1 EM 2023?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.