Drugovich, Fittipaldi e Collet mostram desempenhos irregulares na F2 e F3

Em rodada dupla realizada no circuito de Sakhir, Drugovich, Fittipaldi e Collet não apresentaram performance esperada para estreia da nova temporada das categorias

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DO BAHREIN DE F1 | Briefing

Os pilotos brasileiros não tiveram vida fácil na estreia da temporada 2022 de Fórmula 2 e Fórmula 3. Em rodada dupla realizada no circuito de Sakhir, Felipe Drugovich e Enzo Fittipaldi não conseguiram apresentar o desempenho que esperavam para as provas da F2 no Bahrein. Já na F3, Caio Collet também enfrentou dificuldades na pista barenita e abandonou na primeira volta da corrida principal.

Depois de registrar o décimo tempo no treino de classificação para a corrida principal, Drugovich foi alçado à pole-position na sprint. Porém, a vantagem durou poucos metros. O brasileiro saltou mal e logo caiu para o sexto lugar. “Na largada da primeira prova, os botões rotativos no painel que controlam o mapa da embreagem e acelerador pararam de funcionar e isso fez com que a largada fosse ruim”, revelou.

Em busca de recuperar as posições perdidas, o piloto da MP travou uma disputa com o neozelandês Liam Lawson, da Carlin. Apesar de não conseguir ultrapassar o adversário, o brasileiro contou com o abandono do francês Théo Pourchaire, da ART, para ter um prejuízo menor ao chegar na quinta posição da corrida sprint.

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Felipe Drugovich apresentou irregulares no início das provas do GP do Bahrein (Foto: Dutch Photo Agency)

Outro brasileiro na categoria, Enzo Fittipaldi cruzou a linha de chegada em 11º lugar na corrida sprint. O piloto da Charouz também repetiu a colocação na prova principal, mas exaltou a recuperação durante a disputa da corrida 2, depois de largar em 16º e se envolver em um acidente com Richard Verschoor, da Trident, que custou a quebra da asa dianteira e o prejudicou na busca pela décima posição.

“Foi uma corrida muito agitada, com alguns acidentes. Fiz algumas ultrapassagens e contei com os incidentes dos adversários. Infelizmente, danifiquei minha asa dianteira, mas isso me fez ter pneus em melhores condições nas voltas finais após a parada nos boxes”, disse Fittipaldi. “Escalei o pelotão e fiquei próximo da zona de pontos. Com mais uma volta, certamente terminaria entre os dez melhores”, acrescentou.

Enzo Fittipaldi destacou prova de recuperação na corrida principal da F2 (Foto: Dutch Photo Agency)

Já para Drugovich, a corrida principal novamente foi de altos e baixos, com o brasileiro largando em décimo e novamente perdendo posições no início da prova ao cair para a 15ª colocação. Mais uma vez, o piloto da MP precisou partir em busca da recuperação, o que de fato aconteceu, com o sexto lugar conquistado na segunda prova no Bahrein.

“Eu larguei bem, mas a primeira volta foi ruim, perdi posições e caí para 15º. Arriscamos um pitstop bem cedo, deu certo e cheguei a liderar. Depois, com pneus mais gastos, tive que ceder algumas posições e terminei em sexto. Nosso potencial é para muito mais e esperamos melhores resultados nas próximas corridas”, concluiu.

Depois de desempenhos inconstantes no Bahrein, Drugovich e Fittipaldi não têm muito tempo para refletir, pois a segunda etapa da F2 acontece no próximo final de semana, com a rodada dupla do GP da Arábia Saudita.

Frustração na F3

Único representante brasileiro na Fórmula 3, Caio Collet conquistou o sétimo lugar na corrida sprint, mas não foi além da primeira volta na prova principal em Sakhir. O também piloto da MP saltou da 12ª posição, mas passou com muita força em cima da zebra da curva 7 e quebrou a suspensão dianteira do carro. Com o dano, Collet foi obrigado a abandonar a disputa, e levou para casa apenas quatro pontos conquistados na corrida 1 no Bahrein.

Caio Collet quebrou a suspensão do seu carro na primeira volta da corrida principal da F3 (Foto: Dutch Photo Agency)

“No geral foi um fim de semana frustrante. Não começamos o campeonato da melhor maneira possível, mas é uma jornada longa. Os erros na classificação comprometeram o fim de semana todo. Largar no bolo é muito mais complicado”, lamentou. “Vamos continuar trabalhando, temos mais quatro dias de testes antes da segunda corrida, temos tempo para fazer um bom trabalho e voltar bem na próxima etapa”, completou o piloto da Academia da Alpine.

A segunda etapa da Fórmula 3 acontece entre os dias 21 e 23 de abril, com a rodada dupla do GP de Ímola.

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