Verschoor passa Drugovich na largada e vence corrida sprint da F2 no Bahrein

Richard Verschoor fez ótima largada, ultrapassou Felipe Drugovich e jamais foi ameaçado em Sakhir. Brasileiro terminou na quinta colocação

BRIEFING: TUDO SOBRE O SÁBADO DA F1 NO BAHREIN

A primeira corrida da temporada da Fórmula 2 teve um começo frenético, na tarde deste sábado (19), no circuito de Sakhir. A expectativa de Felipe Drugovich era controlar a prova sprint do GP do Bahrein uma vez que largava na pole-position, mas uma partida muito ruim muito a história da prova. Quem se beneficiou foi Richard Verschoor, que tomou a dianteira e partiu para um vitória até que tranquila.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Depois de tomar a dianteira, Verschoor reinou absolutamente sozinho e abriu mais de 2s para sumir com a vitória. Pela segunda posição, sim, teve briga: Ralph Boschung e Jehan Daruvala duelaram e trocaram de posição, mas foi o indiano Daruvala quem levou vantagem e Boschung ainda perdeu posição e o pódio para Liam Lawson.

Drugovich perdeu a enorme chance de vencer e ir ao pódio logo na largada, quando foi muito mal e caiu para o quinto lugar. Ainda seria o sexto por um período até Théo Pourchaire ter problemas e abandonar. Lawson segurou o ataque que o brasileiro ainda tentou na parte intermediária da prova. Logan Sargeant, Jüri Vips, Ayumu Iwasa, Dennis Häuger e Jack Doohan fecharam o top-10.

A corrida principal do fim de semana da Fórmula 2 está marcada para as 7h40 (de Brasília) do domingo. Doohan será o pole.

Verschoor tomou a frente na largada e foi embora (Foto: Reprodução/F2)

Confirma como foi a corrida:

Eram 19h45 no horário local (13h45 em Brasília) quando a largada da primeira corrida da temporada da Fórmula 2 em 2022 foi permitida. Felipe Drugovich era, de acordo com o sistema de grid com top-10 reverso, quem partia na dianteira nesta corrida sprint.

As aspirações de vitória, entretanto, terminaram rapidamente. Richard Verschoor fez ótima largada e saltou para a dianteira logo de cara, enquanto Drugovich fez o caminho inverso e caiu para a quinta colocação ainda nos primeiros metros. Ralph Boschung, Liam Lawson e Jehan Daruvala passaram por ele.

Então, na segunda volta, Théo Pourchaire atacou e foi mais um a passar o brasileiro – o piloto afiliado da Alfa Romeo já ganhava cinco posições em relação à largada. A corrida era bem movimentada, mas parou em safety-car antes da terceira volta.

Théo Pourchaire decepcionado com o abandono (Foto: Reprodução/F2)

O motivo foi um toque de Jake Hughes na traseira de Marcus Armstrong, que fez com que o Hitech do neozelandês rodasse. Fim de corrida para Armstrong, enquanto Hughes recebeu uma punição de 10s por causar o acidente. A bandeira verde voltou somente na abertura da sexta de 23 giros.

Verschoor foi bem na relargada, enquanto Lawson atacava Daruvala pelo terceiro lugar. As brigas entre o top-10 eram boas, com Jüri Vips e Jack Doohan também em duelo pela sétima colocação. Apesar do começo muito promissor, Pourchaire foi perdendo velocidade, espaço e ficou para trás. Era algum problema e causou o abandono da corrida.

Após o começo desastroso, Drugovich começava a pressionar Lawson para buscar a quinta colocação. Verschoor começava a abrir e botava 1s para Boschung na dianteira. O começo e recomeço frenéticos davam lugar a uma corrida mais controlada depois da décima volta.

O toque de Hughes em Armstrong (Foto: Reprodução/F2)

As brigas de Drugovich/Lawson e Vips/Doohan continuavam, mas a que esquentava era a do segundo lugar. Daruvala mergulhou para cima de Boschung e deixou para trás. Enquanto isso, Hughes, protagonista do acidente de mais cedo, escapava da pista após novamente se embolar com alguém, agora Clément Novalak, e rendia uma participação do safety-car virtual. Novalak tinha danos no carro e teve de ir aos boxes, enquanto Hughes agora abandonou. Novalak seria punido com 10s por causar a batida.

Com tudo verde novamente, Boschung deu o troco em Daruvala e recuperou o segundo posto, mas não durou quase nada. Na volta seguinte, Daruvala respondeu e passou outra vez. Verschoor já havia sumido e só perderia a corrida se tivesse um azar enorme com problema no carro.

Quem fez uma prova importante foi o japonês Ayumu Iwasa, estreante na F2. Iwasa escapou da pista e bateu na volta de instalação que abria a classificação de ontem e sequer deu volta rápida. Largou em último, mas aparecia na décima colocação.

No fim, as brigas por posição nas primeiras posições ainda tiveram dois desfechos mais: Vips superou Doohan, enquanto Lawson bateu a carteira de Boschung e tomou o terceiro posto. Verschoor venceu, seguido por Daruvala e Lawson, no pódio. O top-10 terminou com Boschung, Drugovich, Logan Sargeant, Vips, Iwasa – que, com pneus poupados, enfileirou ultrapassagens no fim -, Häuger e Doohan.

F2 2022, GP do Bahrein, Sakhir, Corrida Sprint:

1R VERSCHOORTrident 23 voltas
2J DARUVALAPrema+1.853
3L LAWSONCarlin+4.975
4R BOSCHUNGCampos+6.981
5F DRUGOVICHMP+8.801
6L SARGEANTCarlin+9.263
7J VIPSHitech+13.350
8A IWASADAMS+15.749
9D HAUGERPrema+17.665
10J DOOHANVirtuosi+21.472
11E FITTIPALDICharouz+22.902
12R NISSANYDAMS+26.574
13F VESTIART+27.490
14C BÖLÜKBASICharouz+31.921
15M SATOVirtuosi+49.959
16C WILLIAMSTrident+50.640
17A CORDEELVan Amersfoort+52.662
18C NOVALAKMP+1:18.205
19O CALDWELLCampos+1 volta
20J HUGHESVan AmersfoortNC
21T POURCHAIREARTNC
22M ARMSTRONGHitechNC
GUIA DA FÓRMULA 1 2022: F1 VOLTA AO PASSADO PARA ACERTAR FUTURO E EQUILIBRAR GRID

GUIA FÓRMULA 1 2022
Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão

De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros

# Com VAR para fazer ‘tira-teima’, FIA tenta evitar pressão das equipes
# F1 traz novos locais para sprint race e muda tradição dos fins de semana
# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes
# F1 tem pré-temporada com muitas novidades e igualdade no grid

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.