Mortara bate Da Costa e vence eP de Seul 2 na Fórmula E. Vandoorne é campeão com pódio
Edoardo Mortara conquista quarta vitória da temporada em Seul e iguala Mitch Evans como maior vencedor do ano, mas Stoffel Vandoorne garante aproveitamento de 50% nos pódios e solta o grito de campeão mundial da Fórmula E
Enfim, acabou a espera: Stoffel Vandoorne levantou a taça e pode dizer que é o campeão mundial da Fórmula E após o encerramento do primeiro eP de Seul da história da categoria. Neste domingo (14), Edoardo Mortara venceu a segunda corrida do fim de semana, um dia depois de Mitch Evans faturar a primeira disputa, mas o belga estava mesmo destinado a brilhar. O neozelandês da Jaguar, único que poderia ameaçar a conquista do belga, passou a ter uma montanha a escalar após a péssima classificação e o 13º lugar no grid de largada. Ele até tentou, mas não teve jeito: o título mundial segue na garagem da Mercedes.
A corrida 2 na Coreia do Sul reservou uma forte disputa pela vitória e poucas emoções no restante do pelotão, mas trouxe poucos sobressaltos a um piloto que já chegou sabendo que estava muito próximo da tão sonhada taça. Largando em quarto, Vandoorne se manteve longe de incidentes e fez o trabalho necessário para garantir mais um pódio — o oitavo em 16 corridas —, na segunda colocação, e enfim soltar o grito de campeão. Jake Dennis completou o pódio.
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A corrida deste domingo em Seul marcou algumas despedidas na Fórmula E. A principal delas foi em relação aos carros de segunda geração, que fizeram sua última aparição na categoria. A partir de 2023, os monopostos Gen3 já serão implementados no início da temporada e prometem trazer os conjuntos mais rápidos da história da modalidade. Além do título de pilotos, a Mercedes — que se despede da FE — garantiu também o Mundial de Construtores na Coreia do Sul.
Agora, a Fórmula E retorna apenas no ano que vem. Diferentemente deste ano, que teve a estreia do campeonato em Diriyah, o calendário da FIA prevê a primeira corrida da temporada 2022/2023 para o México, no dia 14 de janeiro. A etapa promete: vai promover as estreias dos carros Gen3 e das equipes McLaren e Maserati, além do retorno da Abt.
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Confira como foi o eP de Seul 2:
A largada foi tranquila para o ponteiro António Félix da Costa, mas Edoardo Mortara perdeu o segundo lugar para Jake Dennis e precisou mergulhar na primeira curva para retomar a posição. Stoffel Vandoorne levou um toque do britânico na saída, mas se manteve firme e segurou o quarto lugar. Na segunda curva, Lucas Di Grassi foi espremido por Maximilian Günther e Dan Ticktum e vários pilotos acabaram se tocando com o engarrafamento que se formou.
Tentando recuperar posições após uma classificação muito ruim, Mitch Evans ganhou uma posição na primeira volta e aparecia em 12º com 42 minutos para o encerramento da prova. Lá na frente, Mortara atacou Da Costa com tudo e tomou a ponta do português, que precisou se recuperar e ainda viu Dennis roubar o segundo lugar. Evans seguiu se recuperando e tomou as posições de Günther, Nyck de Vries e Pascal Wehrlein para entrar no top-10.
Na abertura da terceira volta, o top-10 tinha Mortara, Dennis, Da Costa, Vandoorne, Robin Frijns, Di Grassi, Oliver Askew, Jean-Èric Vergne, Evans e Günther.
No enrosco que tomou conta da primeira volta, três pilotos abandonaram e encerraram suas participações na temporada: Dan Ticktum, Oliver Rowland e André Lotterer. Logo em seguida, Maximilian Günther foi em direção aos boxes da Nissan para consertar o carro e voltou no fundo do grid, instantes antes de Pascal Wehrlein e Nyck de Vries se tocarem e também precisarem abandonar a prova.

Enquanto Mortara segurava uma vantagem confortável de pouco mais de 2s para o segundo colocado Dennis, Evans forçava de todas as formas possíveis para tomar o oitavo lugar de Vergne — que não cedia. O brasileiro Sérgio Sette Câmara, que buscava pontuar pela segunda vez na temporada, brigava para entrar no top-10 e andava em 11º, pressionando Nick Cassidy pela décima posição.
Na 13ª volta, Lucas Di Grassi também teve problemas e teve que ir aos boxes da Venturi, perdendo terreno no pelotão e voltando no fundo do grid. Assim, mesmo com a vitória parcial de Mortara, a briga da equipe monegasca — que vai passar a ser Maserati no ano que vem — pelo título de Construtores caía por terra e acabava na garagem da Mercedes.
A queda de Di Grassi, por outro lado, fez bem a alguns outros pilotos: Sette Câmara conseguiu entrar no top-10 e ia somando o terceiro ponto da Dragon com a décima colocação, e Evans passou a ser oitavo — ainda atrás de Vergne. Com aproximadamente 23 minutos de corrida pela frente, Günther foi mais um a abandonar após atingir o muro de proteção do circuito coreano. Como o carro do alemão ficou parado na pista, o safety-car foi acionado e o pelotão se reagrupou.
Neste momento, o top-10 tinha a seguinte ordem: Mortara, Dennis, Da Costa, Vandoorne, Frijns, Askew, Vergne, Evans, Cassidy e Sette Câmara. A entrada do safety-car foi mais um balde de água fria nos — poucos — sonhos de Evans, que tinha a potência extra do modo de ataque ativada e precisou segurar o ritmo com a ativação da bandeira amarela em toda a pista.
A relargada foi liberada com 13min30s de corrida restantes no cronômetro, e se desenrolou sem incidentes. Mortara foi em direção ao modo de ataque logo na primeira volta e quase perdeu a liderança para Dennis, que no entanto precisou recolher o carro para evitar um toque. Assim, Da Costa aproveitou a situação e utilizou a potência extra para passar pelo britânico.
No entanto, a situação do português se complicou nesse instante: Dennis não aceitou a perda da posição e dividiu a curva com o piloto da DS Techeetah, que foi tocado e enviado diretamente ao muro — caindo para o último lugar. Assim, Vandoorne lucrou com a situação e ganhou mais uma posição, entrando na zona do pódio com o terceiro lugar.
Poucas disputas ainda se formavam no pelotão, com a mais dramática delas envolvendo Sette Câmara: o brasileiro liderava um trem que incluía os carros de Norman Nato, Alexander Sims, Lucas Di Grassi, António Felix da Costa e Oliver Turvey, mas se segurava na décima posição — sem a asa dianteira, vale ressaltar.
Evans não conseguia passar por Vergne de jeito nenhum e seguia em sétimo, o que por si só já cravava o título de Vandoorne. Na 28ª volta, a corrida do belga conseguiu melhorar: a direção de prova da Fórmula E anunciou que Dennis seria punido em 5s pelo toque em Da Costa, o que fazia o piloto da Mercedes subir para a segunda colocação.
Os últimos minutos da corrida não reservaram fortes emoções, com o principal destaque se tornando o pole-position Da Costa: o português apertou o ritmo após ser tocado por Dennis e começou a escalar o pelotão, passando por Fenestraz, Nato, Turvey, Sims e Di Grassi até alcançar a 11ª posição. Sette Câmara foi punido em 5s por ter trocado muitas vezes de direção em disputa com Nato logo em seguida, o que fez com que António entrasse na zona de pontuação.
Edoardo Mortara desfilou até o fim na primeira colocação para garantir sua quarta vitória na temporada — empatando com Mitch Evans como maior vencedor de 2022 —, enquanto Vandoorne andava calmamente no terceiro lugar, ciente de que Dennis perderia a posição devido à penalização de 5s.
Mais uma vez, a calma e a regularidade do belga fizeram a diferença. Sem correr riscos, se livrou de dois pilotos que estavam à sua frente e se envolveram em confusão — Dennis e Da Costa — para enfim soltar o grito de campeão mundial.
Fórmula E 2021/2022, eP de Seul 2:
1 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 34 voltas |
2 | S VANDOORNE | Mercedes | +3.756 |
3 | J DENNIS | Andretti | +6.649 |
4 | R FRIJNS | Envision | +7.021 |
5 | O ASKEW | Andretti | +7.850 |
6 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +9.471 |
7 | M EVANS | Jaguar | +10.243 |
8 | N CASSIDY | Envision | +14.208 |
9 | S BUEMI | Nissan | +16.629 |
10 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +22.226 |
11 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +24.546 |
12 | A SIMS | Mahindra | +26.513 |
13 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +27.813 |
14 | N NATO | Jaguar | +31.526 |
15 | O TURVEY | NIO | +31.565 |
16 | S FENESTRAZ | Dragon Penske | +36.270 |
17 | M GÜNTHER | Nissan | NC |
18 | N DE VRIES | Mercedes | NC |
19 | P WEHRLEIN | Porsche | NC |
20 | D TICKTUM | NIO | NC |
21 | O ROWLAND | Mahindra | NC |
22 | A LOTTERER | Porsche | NC |

