Ex-chefe da Maserati, Rossiter é confirmado na equipe oficial de transmissão da Fórmula E

Depois de se despedir da Maserati em outubro do ano passado, James Rossiter será membro da equipe oficial de transmissão da Fórmula E a partir da temporada 2023/24

Ex-piloto reserva da Fórmula E e chefe da Maserati ao longo da temporada de 2023, James Rossiter já tem um novo cargo confirmado após a saída da equipe italiana em outubro. Aos 40 anos de idade, o britânico será um dos integrantes da transmissão oficial da categoria a partir de 2024 e vai deixar o posto de competidor para se juntar a outros nomes previamente confirmados na equipe da modalidade elétrica.

“Estou muito ansioso para isso”, disse Rossiter no anúncio. “É uma oportunidade incrível, um desafio fantástico. Tive muita sorte por ser um dos desenvolvedores do carro Gen3 na Fórmula E e também ter trabalhado como diretor-esportivo e chefe de equipe”, destacou.

“Estou muito animado pela oportunidade de ajudar a espalhar a mensagem [da categoria] e pintar uma imagem para nossa audiência o melhor que puder sobre o quão emocionante a Fórmula E pode ser”, apontou.

Entre os nomes já anunciados pela Fórmula E, Rossiter se junta ao alemão André Lotterer, que disputou a última temporada pela Andretti, além de Catie Munnings, pilota de rali, e o também piloto Billy Monger. Além disso, David Coulthard, ex-Fórmula 1, e Jamie Chadwick, campeã da W Series, também farão participações ao longo da temporada.

Depois de ser piloto reserva, diretor e chefe de equipe, Rossiter terá uma nova função (Foto: Fórmula E)

“Aprendi que esse é um carro muito complicado, tanto para pilotar quanto para configurar”, analisou Rossiter. “Acho que há uma grande oportunidade para as equipes darem um passo à frente da nona para a décima temporada. Para os pilotos, aprender com a temporada é um grande desafio”, apontou.

“Vimos que o que Jake Dennis fez foi incrível, especialmente se você comparar com o desempenho de André Lotterer no mesmo carro”, avaliou. “Na Fórmula E, nunca temos nada garantido além de muita animação”, frisou.

Sobre o que esperar da próxima temporada, Rossiter destacou a força da Jaguar, que formou uma dupla com os dois maiores vencedores da última temporada — Mitch Evans e Nick Cassidy. O britânico, que espera uma forte rivalidade interna entre os neozelandeses, também apontou a Porsche como uma equipe a ser observada para 2024.

“Você precisa olhar para a Jaguar, que tem Nick Cassidy e Mitch Evans. Acho que será uma batalha incrível, com uma grande rivalidade interna. São dois amigos de infância, desde que tinham cinco para seis anos, disputando um campeonato. Certamente, sabemos que eles têm o carro para isso”, comentou.

Sob o comando de Rossiter, a Maserati terminou em sexto lugar em sua temporada de estreia na Fórmula E (Foto: Fórmula E)

“Alguns outros também têm carros para brigar. Acho que teremos uma grande luta por parte da Porsche. Eles estão particularmente incomodados depois de perderem o campeonato para sua equipe cliente. Trabalhei com António Félix da Costa no passado, e acho que ele vai voltar com tudo este ano, agora que está totalmente focado na Fórmula E e fora do WEC. Acho que veremos o monstro que é António, que chegou e tomou o controle do campeonato no ano em que foi campeão”, prosseguiu.

Por fim, Rossiter destacou o crescimento da Fórmula E e disse que um dos principais objetivos da categoria no momento deve ser a fidelização dos fãs. Destacando a força do grid atual, o inglês espera uma briga emocionante na batalha pelo título de 2024.

“A Fórmula E tem crescido constantemente ao longo dos últimos seis anos. Acho que entregar o contexto das corridas para os fãs é um objetivo chave no momento. As corridas são inacreditavelmente emocionantes, os personagens são incríveis, as personalidades que temos no paddock são enormes. Muitos pilotos são talentosos o suficiente para já terem corrido na F1 e poderiam até ter conquistado campeonatos na F1”, finalizou.

As emoções da Fórmula E começam na sexta-feira (12), com o treino livre 1 do eP da Cidade do México, marcado para as 19h25 (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO estará ‘in loco’ no Autódromo Hermanos Rodríguez para acompanhar tudo. No dia seguinte, o fim de semana se completa com treino livre 2, classificação e corrida — que tem largada prevista para 17h. Todas as atividades de pista do ano terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS na GPTV, canal do GP no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.