Fórmula E estuda estreias em Tóquio, Los Angeles e Toronto para temporada 2023/2024

Com quatro estreias programadas para este ano, Fórmula E já se mexe em busca de garantir o calendário da temporada 2023/2024 e planeja corridas em Tóquio, Los Angeles e Toronto

A temporada 2022/2023 da Fórmula E segue a todo vapor, mas a categoria continua se mexendo com o objetivo de garantir o calendário do ano que vem. Segundo informações do portal inglês The Race, três novas pistas estão na alça de mira para 2024: Tóquio, no Japão; Los Angeles, nos Estados Unidos; e Toronto, no Canadá. A capital nipônica, inclusive, já possui um acordo com a modalidade para receber sua estreia no ano que vem.

As conversas sobre a corrida japonesa teriam avançado de forma significativa nas últimas semanas, e a possibilidade principal é sediar a disputa em abril de 2024. Em um encontro do Conselho da Fórmula E nesta semana, em Londres, o acordo deve ser definitivamente fechado.

Além de Tóquio, duas novas possibilidades foram ventiladas pelo portal inglês: Los Angeles e Toronto. Sobre a primeira, já se sabe que uma delegação da Fórmula E visitou o local na época do eP da Cidade do México, que abriu a temporada, mas os detalhes sobre a localização da pista permanecem um mistério.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Após perder a corrida de Nova York, Fórmula E busca Los Angeles como alternativa (Foto: Fórmula E)

Com duas equipes americanas no grid, Andretti e DS Penske, a Fórmula E garantiu sua presença nos Estados Unidos em 2023 com o eP de Portland, mas é improvável que a corrida tenha uma segunda edição.

A categoria preferiu assegurar uma prova no país após ficar claro que não haveria renovação com Nova York, e a intenção é migrar para outro centro a partir de 2024 — de preferência, Los Angeles. Uma coisa é certa: a FE não quer um calendário sem a presença dos EUA.

“Espero que Portland" target="_blank">Portland ganhe impulso à medida em que chegamos a 2024”, destacou Roger Griffiths, chefe da Andretti, ao The Race. “Estamos animados. É super importante, como uma equipe americana, estar correndo na América do Norte. Ter mais do que uma corrida na América do Norte seria ótimo”, ressaltou.

“Quando se pensa na quantidade de corridas europeias e na proximidade das cidades, você tem quase mercados sobrepostos”, avaliou. “Enquanto isso, você poderia ter uma corrida na costa oeste [dos Estados Unidos] e outra na costa leste, separadas por 5.600 km”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com três estreias em sequência, última parada da Fórmula E foi a excelente corrida da Cidade do Cabo (Foto: Fórmula E)

Toronto, por outro lado, ressuscita o desejo da Fórmula E de correr no Canadá, algo que já deveria ter acontecido no ano passado. O eP de Vancouver, marcado para o dia 2 de julho de 2022, foi cancelado ainda em abril após o evento E-Fest — focado em sustentabilidade no automobilismo e no setor automotivo — não conseguir a liberação para sediar a prova.

A temporada atual, que chega à sua sexta etapa no próximo fim de semana, no Brasil, possui quatro estreias programadas no calendário: Hyderabad, Cidade do Cabo, São Paulo e Portland. Além disso, a Fórmula E ainda passa por Cidade do México, Diriyah, Berlim, Mônaco, Jacarta, Roma e Londres.

A próxima etapa da Fórmula E será o histórico eP de São Paulo, primeira corrida da categoria no Brasil desde sua fundação, programada para acontecer no dia 25 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO, diretamente do Anhembi, com transmissão de treinos livres, classificação e corrida com imagens em nosso canal do YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.