Fórmula E tem falta de bateria generalizada na corrida 1 em Valência. De Vries vence
Equipes e pilotos não administraram bem o consumo de bateria em Valência. Quase todo mundo teve de se arrastar em Valência até a bandeira quadriculada. Nyck de Vries se beneficiou do auê e venceu
Ninguém gosta de ficar sem bateria. Seja no celular, seja no computador. Ou no carro, e a Fórmula E sentiu isso na pele neste sábado (24) em Valência. A maioria dos pilotos se arrastaram nos metros finais da prova por não ter mais energia disponível. Isso jogou a favor de Nyck de Vries, que tirou a vitória de António Félix da Costa.
A confusão foi causada por uma prática comum da Fórmula E, mas que nunca tinha dado problema. A direção de prova sempre tira energia disponível dos carros quando o safety-car é acionado, tentando manter a dinâmica da poupança de bateria até o fim. O problema: a corrida espanhola teve cinco entradas do carro de segurança, significando que os pilotos perderam bateria demais.
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Levaram a melhor os pilotos que tinham um mínimo de energia para completar a volta final com alguma velocidade. De Vries, por exemplo. Nico Müller foi um inesperado segundo colocado, com Stoffel Vandoorne em terceiro.
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Nick Cassidy foi quarto, com René Rast em quinto. A zona de pontos teve ainda Robin Frijns, António Félix da Costa, Alex Lynn, Sam Bird e Lucas Di Grassi. Os resultados, claro, ainda dependem de uma análise detalhada da direção de prova a respeito de quem tinha e quem não tinha bateria na altura da bandeira quadriculada.
A corrida não foi das melhores para os brasileiros. Lucas Di Grassi largou na parte de trás do pelotão e precisou cumprir drive-through por trocar a caixa de câmbio antes da corrida, eventualmente terminando em décimo, aproveitando a confusão. Sérgio Sette Câmara ganhou posições, mas viu tudo ir pelo ralo ao ser tocado por Mitch Evans, rodando e atolando na caixa de brita.
Saiba como foi o eP de Valência 1:
Antes mesmo da largada, reviravoltas: Stoffel Vandoorne, que fez o melhor tempo da classificação, teve tempos anulados por irregularidades no lote de pneus utilizado. António Félix da Costa herdou a pole, com o belga caindo para 24° no grid. Além disso, São Pedro fez questão de garantir emoção extra com uma pancada de chuva, deixando o asfalto propriamente molhado. Isso levou a direção de prova a optar por uma largada atrás do safety-car.
Isso permitiu a Da Costa um começo bem mais tranquilo. O português pisou fundo ao fim de uma única volta de safety-car e tratou de abrir alguma vantagem sobre Günther. Lynn, Buemi, Lotterer, Nato, De Vries, Rowland, Wehrlein e Cassidy fechavam o top-10.
Ao fim da primeira volta, a direção de prova confirmou que Di Grassi teria de cumprir drive-through por troca de câmbio. Müller também foi punido, mas por infração técnica.
Na zona de pontos, confusão. Lotterer se defendia de Nato, valendo o quinto lugar, e tentou freiar tão tarde quanto possível. Não deu certo: o alemão acertou Buemi, que nada tinha a ver com a briga. O suíço rodou, foi para a brita e teve de abandonar.
O safety-car voltou a ser necessário, mas apenas brevemente. Da Costa relargou ainda com Günther sob controle. O alemão se preocupava mais com Lynn, terceiro e vindo para cima.
Logo ficou claro que, na verdade, Günther estava começando a segurar todo mundo. Tanto que De Vries conseguiu ultrapassar Lynn, encaixotado. O belga virava terceiro e, na mesma volta, passou Günther também para surgir em segundo.
Lynn finalmente perdeu a paciência, passando Günther e surgindo em terceiro. Mas já era tarde: De Vries estava fazendo volta mais rápida e escapando, na esperança de alcançar Da Costa. O pelotão dianteiro ativou modo ataque quase ao mesmo tempo, sem mudanças na ordem.
Mais alguns minutos e logo ficou claro para Günther que nada é tão ruim que não possa piorar. O alemão, que já tinha caído para sexto por pura falta de ritmo, errou na curva 2 de Valência e passou reto, terminando na caixa de brita.
O safety-car foi acionado, com o top-10 na seguinte ordem: Da Costa, De Vries, Lynn, Rowland, Sims, Nato, Wehrlein, Mortara, Cassidy e Frijns.
A relargada veio duas voltas depois, com De Vries em condições de pressionar Da Costa. Mais atrás, a única mudança de posição no top-10 era a ultrapassagem de Sims sobre Rowland, aparecendo em quarto.
A bandeira verde, entretanto, seria breve. Cinco minutos depois, Sérgio Sette Câmara perdeu controle após contato com uma Jaguar e atolou na brita. Quase ao mesmo tempo, Mitch Evans recolheu para os boxes com um aparente problema mecânico. Hora de mais um safety-car.
Da Costa seguiu com a prova sob controle, mesmo após mais uma relargada. De Vries nunca ficava muito para trás, mas também nunca perto a ponto. E aí, claro, outro safety-car: Lotterer estava na brita. Era hora de mais uma relargada, possivelmente com a última chance de De Vries na luta pela vitória. Acontece que o holandês perdeu tempo na reaceleração, permitindo que o português voltasse a ter tudo sob controle.
Deveria ser o ato final da corrida, mas não foi. Longe disso. Da Costa ficou sem bateria nas voltas finais e precisou se arrastar para ver a bandeira quadriculada. Melhor para De Vries, que herdou a vitória em uma corrida mais bizarras de todas, mesmo para os padrões da FE.
Fórmula E 2021, eP de Valência, Espanha, sábado, resultado final:
1 | N DE VRIES | Mercedes | 24 voltas | |
2 | N MÜLLER | Dragon Penske | +13.128 | |
3 | S VANDOORNE | Mercedes | +24.886 | |
4 | N CASSIDY | Virgin Audi | +36.903 | |
5 | R RAST | Audi | +51.650 | |
6 | R FRIJNS | Virgin Audi | +52.985 | |
7 | L DI GRASSI | Audi | +2:41.946 | |
8 | J DENNIS | BMW | +3:07.061 | |
9 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +4:19.582 | |
10 | O TURVEY | NIO | +1 volta | NC |
11 | T BLOMQVIST | NIO | +1 volta | NC |
12 | N NATO | Venturi Mercedes | +1 volta | NC |
13 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +4 volta | NC |
14 | P WEHRLEIN | Porsche | +5 volta | NC |
15 | A LOTTERER | Porsche | +5 volta | NC |
16 | M EVANS | Jaguar | +6 volta | NC |
17 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +8 volta | NC |
18 | M GÜNTHER | BMW | +10 voltas | NC |
19 | S BUEMI | Nissan | +23 voltas | NC |
20 | O ROWLAND | Nissan | DQ | |
21 | A SIMS | Mahindra | DQ | |
22 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | DQ | |
23 | A LYNN | Mahindra | DQ | |
24 | S BIRD | Jaguar | DQ |