Incapaz de errar, Jaguar dá aula em Xangai e abre contagem para título na Fórmula E

Em nova aula estratégica da Jaguar, Mitch Evans levou a vitória na corrida 1 do eP de Xangai e Nick Cassidy foi ao pódio em terceiro. Com cinco corridas para o fim, felinos estão cada vez mais próximos de um título inédito na Fórmula E

Mitch Evans foi o grande destaque deste sábado (25) e conquistou a segunda vitória na temporada 2023/24 da Fórmula E, na corrida 1 do eP de Xangai, mas o espetáculo ficou, mais uma vez, para a Jaguar. A equipe do neozelandês, que faz uma temporada próxima da perfeição, foi exemplar novamente e tomou uma série de decisões que complicaram seriamente a vida do então líder da prova, Pascal Wehrlein. No fim, dois lugares no pódio e a sensação cada vez mais próxima de que o título inédito está vindo.

Ao contexto: o grande momento da Jaguar na corrida foi justamente quando nenhum de seus carros ocupava a primeira colocação. Ao contrário de Mônaco, em que colocou Evans em primeiro, Nick Cassidy em segundo e segurou os dois postos até o fim, os felinos tinham apenas um solitário Mitch atrás do alemão e o companheiro escalando o pelotão pouco a pouco.

Aproveitando a capacidade cada vez maior de Cassidy de se aproveitar das corridas de pelotão para ganhar muitas posições em poucas voltas, a Jaguar aguardou Nick se colocar atrás de Evans e repetiu um jogo parecido ao de Mônaco — enquanto o terceiro colocado segurava o quarto António Félix da Costa, Evans tinha espaço para perturbar a vida de Wehrlein.

O alemão, inclusive, serve como contraponto perfeito neste contexto. Ao receber o comando da Porsche e liderar cedo demais a corrida, precisou usar de todos os artifícios possíveis — passando do ponto algumas vezes — para impedir a ultrapassagem de Evans. Com isso, gastou mais bateria do que deveria e não conseguiu se proteger na última volta.

Jaguar deu mais uma aula em Xangai e levou Mitch Evans à vitória (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Assim, o plano executado pela Jaguar foi claro: pressionar Wehrlein de todas as maneiras possíveis, forçar o alemão a se defender, mas deixar o ataque derradeiro apenas para a última volta — quando a diferença de energia entre os carros faria a diferença. Dito e feito: no último giro, Evans atacou o piloto da Porsche e tomou a primeira colocação. Cassidy quase passou também, mas foi espremido pelo rival e completou logo atrás de Pascal, em terceiro.

A estratégia executada pela equipe prejudicou as possibilidades de Cassidy? Provavelmente. Com mais energia do que os líderes, Nick pressionou a Jaguar pelo rádio diversas vezes e deixou claro que queria buscar a vitória. Na entrevista pós-corrida, novamente com poucas palavras, afirmou que tinha condições de vencer. Cruzou a linha de chegada com 1% de bateria, enquanto os dois primeiros zeraram na bandeirada, o que provou seu ponto.

A questão é que, caso a ordem de atacar Wehrlein fosse dada a Cassidy antes da última volta, Evans fatalmente perderia terreno. O 1-2 dificilmente poderia ser alcançado naquele contexto, já que o vácuo passaria a ser dado ao rival, e a Jaguar percebeu isso a tempo de agir corretamente. Enquanto isso, a Porsche teve a opção de mandar Pascal tirar o pé, mas não o fez. Pagou o preço na última volta.

Assim como em Mônaco, Jaguar abusou do jogo de equipe para vencer em Xangai (Foto: Fórmula E)

E o trabalho da Jaguar em Xangai foi apenas mais um capítulo de uma temporada espetacular da equipe britânica dentro e fora das pistas. Com ótima relação entre a dupla de pilotos, a esquadra executa as estratégias que propõe com propriedade e caminha a passos largos para o primeiro título na história da Fórmula E — que, no fim das contas, pode terminar sendo triplo.

Se a vantagem no Mundial de Equipes já chega a 66 pontos para a Porsche após a primeira corrida de Xangai, o time inglês também vê Cassidy na liderança do Mundial de Pilotos — com 32 tentos de frente para Wehrlein — e lidera o Troféu de Fabricantes com dez de vantagem para os alemães.

O fato é que a Jaguar parece incapaz de errar: acertou em Xangai, em Mônaco, em Berlim, em Diriyah e em todas as oportunidades que teve para buscar um resultado superior — que não necessariamente seria a vitória: em 11 corridas, os felinos têm 11 pódios e quatro vitórias. É provável que erre em algum momento, mas a gordura acumulada depois de tantos acertos torna uma reviravolta improvável entre as equipes neste momento. A situação segue aberta entre os pilotos, mas Cassidy dificilmente perderá o título caso siga acumulando pódio após pódio.

O título do Mundial de Equipes está mais próximo do que nunca da Jaguar (Foto: Fórmula E)

Depois de tantos anos, a Jaguar está mais perto do que nunca de um título na Fórmula E, algo que a equipe espera desde a temporada 2016/17. E, em um campeonato com tantos acertos, uma capacidade incrível de analisar o cenário das corridas e escolher abordagens decisivas, ninguém merece mais do que o time alvinegro.

Fórmula E retorna com o TL3 a partir das 20h45 (de Brasília) deste sábado (25) e classificação para a corrida 2 do eP de Xangai a partir das 22h50. A transmissão da corrida começa às 3h30 de domingo. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai, assim como todo o restante da temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.