Dennis diz que falha de frenagem prejudicou Andretti no México: “Pagamos o preço”

Jake Dennis afirmou que um problema nos freios sentido pela Andretti desde o TL1 prejudicou a equipe na classificação. Largando mais atrás, o britânico não conseguiu escapar da fila de carros e conquistar algo melhor que a nona posição na Cidade do México

Acostumado a subir ao pódio no ano passado, com 11 em 16 corridas, o atual campeão da Fórmula E, Jake Dennis, viveu uma estreia de temporada bastante atípica na Cidade do México. No último sábado (13), o britânico sofreu com a frenagem do carro na classificação e cometeu um erro em sua volta decisiva na fase de grupos, o que o deixou de fora do mata-mata. Largando em 14º, o piloto da Andretti precisou fazer uma prova de recuperação.

A questão, entretanto, é que o eP da Cidade do México não trouxe muitas emoções, principalmente porque não tratou-se de uma prova exigente na gestão de energia. Assim, foi muito difícil ganhar posições, e o campeão terminou apenas em nono. Após a disputa, Dennis disse que até daria para sonhar com algo melhor se usasse outra estratégia, mas a posição de largada acabou sendo determinante no resultado.

“É um pouco mais fácil de ultrapassar quando se está lá na frente, porque os carros estão mais separados e todos estão preocupados [com o gasto de energia]”, disse Dennis ao portal inglês Autosport. “Mas, quando você está no meio do pelotão e com dez carros ao redor, você não consegue fazer muita coisa”, lamentou.

“Foi um pouco difícil, mas acho que tiramos o melhor de uma situação ruim na classificação”, pontuou. “Se acertássemos a estratégia, acho que dava para buscar o quinto lugar, mas não conseguimos”, explicou.

Dennis ganhou algumas posições na largada, mas depois encontrou dificuldades para ultrapassar (Foto: Fórmula E)

Dennis disse que o problema de frenagem que o atrapalhou na classificação começou ainda no TL1, no dia anterior. De fato, o inglês perdeu o ponto exatamente na mesma curva durante o TL2, apenas algumas horas antes de definir o grid de largada.

“Nosso principal problema foi a falta de confiança nas frenagens”, resumiu. “Sofremos com isso desde o TL1 e pagamos o preço na classificação. Não estava bom e, quando você começa tão atrás, você sempre vai ter uma corrida difícil”, afirmou.

“No fim, o nono lugar foi o máximo que conseguimos fazer”, prosseguiu. “Tínhamos bastante energia e um ritmo muito bom, mas estava difícil de ultrapassar. Então, acho que foi uma corrida um pouco chata para todos”, analisou.

Pela primeira vez nas últimas quatro corridas, o inglês não foi ao pódio (Foto: Fórmula E)

Por outro lado, Dennis disse que foi uma boa notícia ver a Porsche vencendo a corrida com Pascal Wehrlein, já que a equipe alemã é a fornecedora oficial da Andretti na categoria. Com o mesmo trem de força, Jake saiu da Cidade do México confiante de que é possível dar a volta por cima no restante do campeonato.

“De certa forma, estamos pilotando o mesmo carro. Só precisamos analisar em que pontos eles foram melhores do que nós, mas, obviamente, é ótimo ver uma vitória da Porsche. Isso nos dá confiança de que estamos dando prosseguimento à fase da nona temporada na décima”, finalizou.

Com Dennis em nono e Norman Nato em décimo lugar, a Andretti saiu da abertura da Fórmula E com três pontos, a menor soma entre as que pontuaram. No Mundial de Equipes, o time americano ocupa a sétima posição, logo atrás da McLaren — que somou seis com o sétimo lugar de Jake Hughes. A Porsche lidera, com 28.

O campeonato retorna entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Assista à corrida completa do eP da Cidade do México:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.