Dennis diz que falha de frenagem prejudicou Andretti no México: “Pagamos o preço”
Jake Dennis afirmou que um problema nos freios sentido pela Andretti desde o TL1 prejudicou a equipe na classificação. Largando mais atrás, o britânico não conseguiu escapar da fila de carros e conquistar algo melhor que a nona posição na Cidade do México
Acostumado a subir ao pódio no ano passado, com 11 em 16 corridas, o atual campeão da Fórmula E, Jake Dennis, viveu uma estreia de temporada bastante atípica na Cidade do México. No último sábado (13), o britânico sofreu com a frenagem do carro na classificação e cometeu um erro em sua volta decisiva na fase de grupos, o que o deixou de fora do mata-mata. Largando em 14º, o piloto da Andretti precisou fazer uma prova de recuperação.
A questão, entretanto, é que o eP da Cidade do México não trouxe muitas emoções, principalmente porque não tratou-se de uma prova exigente na gestão de energia. Assim, foi muito difícil ganhar posições, e o campeão terminou apenas em nono. Após a disputa, Dennis disse que até daria para sonhar com algo melhor se usasse outra estratégia, mas a posição de largada acabou sendo determinante no resultado.
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“É um pouco mais fácil de ultrapassar quando se está lá na frente, porque os carros estão mais separados e todos estão preocupados [com o gasto de energia]”, disse Dennis ao portal inglês Autosport. “Mas, quando você está no meio do pelotão e com dez carros ao redor, você não consegue fazer muita coisa”, lamentou.
“Foi um pouco difícil, mas acho que tiramos o melhor de uma situação ruim na classificação”, pontuou. “Se acertássemos a estratégia, acho que dava para buscar o quinto lugar, mas não conseguimos”, explicou.
Dennis disse que o problema de frenagem que o atrapalhou na classificação começou ainda no TL1, no dia anterior. De fato, o inglês perdeu o ponto exatamente na mesma curva durante o TL2, apenas algumas horas antes de definir o grid de largada.
“Nosso principal problema foi a falta de confiança nas frenagens”, resumiu. “Sofremos com isso desde o TL1 e pagamos o preço na classificação. Não estava bom e, quando você começa tão atrás, você sempre vai ter uma corrida difícil”, afirmou.
“No fim, o nono lugar foi o máximo que conseguimos fazer”, prosseguiu. “Tínhamos bastante energia e um ritmo muito bom, mas estava difícil de ultrapassar. Então, acho que foi uma corrida um pouco chata para todos”, analisou.
Por outro lado, Dennis disse que foi uma boa notícia ver a Porsche vencendo a corrida com Pascal Wehrlein, já que a equipe alemã é a fornecedora oficial da Andretti na categoria. Com o mesmo trem de força, Jake saiu da Cidade do México confiante de que é possível dar a volta por cima no restante do campeonato.
“De certa forma, estamos pilotando o mesmo carro. Só precisamos analisar em que pontos eles foram melhores do que nós, mas, obviamente, é ótimo ver uma vitória da Porsche. Isso nos dá confiança de que estamos dando prosseguimento à fase da nona temporada na décima”, finalizou.
Com Dennis em nono e Norman Nato em décimo lugar, a Andretti saiu da abertura da Fórmula E com três pontos, a menor soma entre as que pontuaram. No Mundial de Equipes, o time americano ocupa a sétima posição, logo atrás da McLaren — que somou seis com o sétimo lugar de Jake Hughes. A Porsche lidera, com 28.
O campeonato retorna entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.
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