Günther fecha pré-temporada da Fórmula E com liderança e recorde da pista em Valência
Dominante durante os primeiros testes de pré-temporada, Maximilian Günther novamente surgiu para tomar a ponta da última sessão antes da abertura oficial do campeonato — com direito a novo recorde da pista na Fórmula E
A pré-temporada da Fórmula E se encerrou nesta sexta-feira (16), em Valência, e após Jean-Èric Vergne terminar na liderança da tabela de tempos na sessão da manhã, Maximilian Günther restaurou a normalidade dos últimos dias e devolveu a Maserati ao topo com o tempo mais rápido da Era Gen3 até aqui: 1min25s127, volta mais veloz já registrada pela categoria no Circuito Ricardo Tormo. Atual campeão, Stoffel Vandoorne finalizou em segundo, com Oliver Rowland fechando o top-3.
A última sessão da pré-temporada em Valência tinha duração prevista de três horas, e contou com um número menor de paralisações do que as outras atividades. Sam Bird pulou para o topo da tabela nos primeiros dez minutos, seguido de perto por Dan Ticktum, até que Jake Hughes conseguiu anotar 1min26s508 para tomar a ponta.
Relacionadas
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A liderança passou a se alternar a partir de então, conforme a situação do asfalto melhorava, e Oliver Rowland foi o primeiro a baixar da casa de 1min25s. Com quase uma hora de sessão concluída, René Rast superou o inglês por apenas 0s1 e assumiu a liderança, em momento no qual cinco times ocupavam as cinco primeiras posições: McLaren, Mahindra, Jaguar, Envision e Abt.
A disputa pelo tempo mais rápido passou a ficar competitiva, com Hughes superando Rast logo em seguida, mas apenas por alguns segundos — Rowland completou seu giro apenas 0s017 à frente do britânico, o suficiente para tomar a liderança novamente. Stoffel Vandoorne ainda superou o piloto da Mahindra, mas Günther foi à pista e mostrou o motivo de ter dominado a pré-temporada até aqui: foi 0s109 mais rápido do que o campeão e tomou o primeiro lugar.
Assim como na sessão da manhã, dois carros ficaram de fora dos testes: Sérgio Sette Câmara mais uma vez ficou na garagem o tempo inteiro e não somou quilometragem no último dia, enquanto Sébastien Buemi não conseguiu ir à pista com a Envision — que já tinha sofrido com problemas no carro de Nick Cassidy.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
No fim, o que mais chamou atenção na atividade foi o equilíbrio: apenas 0s947 separaram a liderança do 15º lugar, ocupado por Mitch Evans. Com a conclusão da sessão, o top-10 terminou com Günther, Vandoorne, Rowland, Hughes, Bird, Norman Nato, Vergne, Rast, Robin Frijns e Edoardo Mortara.
Com a pré-temporada da Fórmula E devidamente encerrada, equipes e pilotos levam as lições aprendidas para a primeira etapa da temporada 2022/23. No dia 14 de janeiro, a categoria realiza sua abertura oficial com o eP da Cidade do México, disputado no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Fórmula E 2022/23, Pré-Temporada, Valência, Dia 4:
1 | M GÜNTHER | Maserati | 1:25.127 | |
2 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:25.236 | +0.109 |
3 | O ROWLAND | Mahindra | 1:25.317 | +0.190 |
4 | J HUGHES | McLaren | 1:25.334 | +0.207 |
5 | S BIRD | Jaguar | 1:25.388 | +0.261 |
6 | N NATO | Jaguar | 1:25.417 | +0.290 |
7 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:25.466 | +0.339 |
8 | R RAST | McLaren | 1:25.470 | +0.343 |
9 | R FRIJNS | Abt | 1:25.597 | +0.470 |
10 | E MORTARA | Maserati | 1:25.717 | +0.590 |
11 | N CASSIDY | Envision | 1:25.878 | +0.751 |
12 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:25.893 | +0.766 |
13 | L DI GRASSI | Mahindra | 1:25.978 | +0.851 |
14 | A LOTTERER | Andretti | 1:26.050 | +0.923 |
15 | M EVANS | Jaguar | 1:26.074 | +0.947 |
16 | N MÜLLER | Abt | 1:26.170 | +1.043 |
17 | D TICKTUM | NIO | 1:26.175 | +1.048 |
18 | J DENNIS | Andretti | 1:26.212 | +1.085 |
19 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:26.858 | +1.731 |
20 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:27.361 | +2.234 |
21 | S. SETTE CÂMARA | NIO | — | — |
22 | S BUEMI | Envision | — | — |