Evans mantém reinado e lidera 1-2 da Jaguar no TL1 da Fórmula E em São Paulo
A Fórmula E iniciou os trabalhos do eP de São Paulo nesta sexta-feira (15). No primeiro treino livre do fim de semana, a Jaguar seguiu mostrando sua dominância na temporada, com Mitch Evans na ponta seguido por Nick Cassidy
A Fórmula E desembarcou neste fim de semana no Brasil para a quarta etapa da temporada de 2024, o segundo eP de São Paulo da história. Os carros finalmente foram para a pista pela primeira vez na tarde desta sexta-feira (15) sob um sol escaldante no sambódromo que viu mais uma vez um domínio da Jaguar. Vencedor da prova na última temporada, Mitch Evans terminou o treino na ponta com a marca de 1min12s555.
Seu companheiro de equipe e atual líder do campeonato, Nick Cassidy, foi o segundo colodado, fechando a dobradinha do time britânico. Edoardo Mortara colocou a Mahindra em um surpreendente terceiro lugar.
Dan Ticktum, Pascal Wehrlein, Maximiliam Günther, Jake Hughes, António Félix da Costa, Jehan Daruvala e Norman Nato completaram os dez primeiros.
Em sua prova de casa, os brasileiros Sérgio Sette Câmara e Lucas Di Grassi terminaram apenas em 11° e 17° respectivamente, um indicativo de que as dificuldades da ERT e da ABT-Cupra em 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A única interrupção da sessão veio ainda no início, por conta de uma bandeira amarela de testes da direção de prova. Tirando algumas poucas escapadas da pista, o primeiro treino livre viu os pilotos passarem ilesos pelas ruas de São Paulo.
Evans vai se consolidando como ‘Senhor Treinos Livres’. Este foi a terceira sessão do tipo liderada pelo neozelandês, que também terminou na ponta no TL2 no México e no TL3 na Arábia Saudita. Essa forma de Mitch não é novidade: ele já havia liderado também três dos últimos seis treinos livres em 2023.
O GRANDE PRÊMIO cobre o eP de São Paulo ‘in loco‘ e com grande equipe ao longo do fim de semana. No sábado, o segundo treino livre começa às 7h15, seguido pela classificação a partir das 9h. A transmissão da corrida começa às 13h. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.
Saiba como foi o TL1 em São Paulo:
A bandeira verde veio pontualmente às 16h30 e os 22 carros rapidamente tomaram a pista em São Paulo. Com pouco mais de três minutos, a bandeira amarela foi acionada em todo o circuito apenas como teste por um minuto e os pilotos voltaram a acelerar. Com os primeiros tempos anotados, a Jaguar já colocava seus dois carros entre os três ponteiros, com Mitch Evans na liderança com a marca de 1min15s644.
Dan Ticktum foi o primeiro a errar. O britânico passou reto na freada após a reta do sambódromo e precisou contornar a barreira de pneus. Com dez minutos de sessão concluídos, Evans seguia na ponta agora com a marca de 1min14s454, seguido por Robin Frijns e Nick Cassidy, mostrando de cara a força da unidade de potência da Jaguar.
Mas a DS Penske também começou a mostrar sua força e Stoffel Vandoorne, pole em São Paulo em 2023, tomou a ponta, 81 milésimos à frente de Evans. Seu companheiro de equipe, Jean-Éric Vergne, pulou para o terceiro posto.
Com metade do primeiro treino livre concluído, o top-5 tinha se alterado bastante, com exceção do líder: Vandoorne na frente, seguido por Maximilian Günther, Oliver Rowland, Pascal Wehrlein e Evans, todos dentro de uma diferença de menos de um décimo.
Uma boa parte do grid parou na marca de metade da sessão. Vale lembrar que o TL1 em São Paulo serviu também para testes do Attack Charge, que tem sua estreia prevista pela Fórmula E para a rodada dupla em Misano.
Com dez minutos para o fim, foi a vez da Andretti finalmente dar as caras. Norman Nato assumiu a liderança brevemente, mas logo foi superado pelo atual campeão Jake Dennis, que anotou o tempo de 1min13s689. António Félix da Costa também mostrou a imponência do trem de força da Porsche e pulou para a segunda posição.
Os pilotos voltaram a anotar voltas rápidas e Vergne pulou para a primeira posição, enquanto Evans assumiu o quarto posto. Enquanto isso, Robin Frijns passou reto na curva sete e precisou usar a área de escape para manobrar o carro da Envision.
Evans partiu para uma nova volta rápida e assumiu a primeira posição com o tempo de 1min13s068, seguido por um surpreende Edoardo Mortara com a Mahindra em segundo e Da Costa em terceiro. Com dois minutos restando para o fim da sessão, Ticktum subiu para a terceira colocação.
Todos os 22 pilotos seguiram na pista até os últimos segundos. Já com a bandeirada dada, Cassidy pulou para a ponta, mas foi superado logo em seguida por seu companheiro de equipe, que recuperou a ponta com a marca de 1min12s555, mais de dois décimos à frente do segundo colocado.
Mortara se manteve em terceiro, seguido por Ticktum, Wehrlein, Günther, Jake Hughes, Da Costa, Jehan Daruvala e Nato.
Fórmula E 2024, eP de São Paulo, TL1, Resultado Final:
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo |
1 | M EVANS | Jaguar | 1:12.555 |
2 | N CASSIDY | Jaguar | 1:12.776 |
3 | E MORTARA | Mahindra | 1:13.096 |
4 | D TICKTUM | ERT | 1:13.138 |
5 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:13.179 |
6 | M GÜNTHER | Maserati | 1:13.214 |
7 | J HUGHES | McLaren | 1:13.249 |
8 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:13.259 |
9 | J DARUVALA | Maserati | 1:13.313 |
10 | N NATO | Andretti | 1:13.354 |
11 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:13.433 |
12 | S BUEMI | Envision | 1:13.434 |
13 | J DENNIS | Andretti | 1:13.495 |
14 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:13.532 |
15 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:13.569 |
16 | R FRIJNS | Envision | 1:13.602 |
17 | L DI GRASSI | Abt Cupra | 1:13.617 |
18 | O ROWLAND | Nissan | 1:13.674 |
19 | N DE VRIES | Mahindra | 1:13.736 |
20 | S BIRD | McLaren | 1:13.809 |
21 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:14.018 |
22 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:14.171 |