Nissan compra parte da e.Dams e passa a ter controle total da equipe na Fórmula E

Nissan passa a ter controle total da equipe na Fórmula E após adquirir parte da e.Dams na equipe, e o diretor Tommaso Volpe espera por maior controle no desenvolvimento do carro Gen3

VERSTAPPEN É CARTA FORA DO BARALHO DA FÓRMULA 1 2022 SE MOTOR RED BULL CONTINUAR ASSIM

A Nissan, que corre na Fórmula E em aliança com a e.Dams, comprou as ações da empresa francesa e vai passar a ter 100% do controle da equipe a partir da temporada 2022/2023 — quando estreiam os carros Gen3 na categoria. Foi o segundo movimento de venda da escuderia, que no início do ano já havia vendido a participação da DAMS na F2 para o ex-piloto de F1 Charles Pic.

Com a saída da e.Dams, será a primeira temporada da Fórmula E sem o time francês, que já conquistou três títulos da categoria de monopostos elétricos — nas três primeiras temporadas, quando ainda era parceira da Renault — que deixou a categoria e foi substituída pela Nissan a partir de 2018/2019.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nissan vai passar a ter o controle do desenvolvimento do carro Gen3, que estreia no ano que vem (Foto: Fórmula E)

Entre as mudanças esperadas, estão a saída do diretor Francois Sicard, que atualmente trabalha para a DAMS na F2 e para o braço da equipe na Fórmula E, a e.Dams. O francês ainda não tem data para deixar a escuderia, mas já se sabe que vai assumir o posto de diretor-esportivo da FIA — cargo acumulado por Michael Masi até o ano passado.

Por outro lado, Tommaso Volpe — chefe da Nissan — vai permanecer na equipe e será o nome a ser escolhido para preencher o cargo de Sicard na e.Dams. O diretor explicou que a compra da e.Dams por parte da Nissan vai permitir uma colaboração maior dentro da fábrica, já que a equipe vai passar a controlar uma gama bem maior de aspectos relacionados ao desenvolvimento.

“Teremos sinergia total no desenvolvimento do carro”, explicou Volpe. “No momento em que o time é comprado pela Nissan, poderemos criar uma sinergia total entre todas as operações. E se você olhar para os produtores de carros na Fórmula E, eles normalmente têm o desenvolvimento do carro e a equipe de corrida debaixo do mesmo teto. Em certo ponto, sendo um fornecedor, se torna quase uma decisão natural se você está comprometido com o esporte a longo prazo”, encerrou.

Buemi foi campeão da Fórmula E na temporada 2015/2016, ainda como Renault e.Dams (Foto: Fórmula E)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Atualmente, a Nissan ocupa a oitava posição no Mundial de Construtores da Fórmula E, com oito pontos em cinco etapas disputadas — em um total de dez equipes. À frente apenas de NIO e Mahindra, a equipe tem Sébastien Buemi na 15º colocação com seis pontos e Maximilian Günther em 17º, com dois tentos somados.

A próxima etapa da Fórmula E será ainda no final deste mês, com o eP de Mônaco — em corrida única — marcado para o final de semana do dia 30 de abril. Mitch Evans foi o primeiro piloto a vencer duas corridas na temporada, que já teve triunfos de Nyck De Vries, Edoardo Mortara e Pascal Wehrlein — além, é claro, do neozelandês.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.