‘Velho Bird’ conquista 1ª vitória da McLaren e renasce na Fórmula E em São Paulo

Depois de anos difíceis na Jaguar, Sam Bird voltou a mostrar sua melhor versão no eP de São Paulo e, com uma ultrapassagem espetacular na última volta sobre o ex-companheiro Mitch Evans, levou a McLaren à sua primeira vitória na Fórmula E

Catártico. Este foi o sentimento principal após o fim do eP de São Paulo da Fórmula E, realizado no último sábado (16). Na segunda corrida da história da categoria no Brasil, Sam Bird deu um show de pilotagem e se mostrou sempre no controle — mesmo em uma das corridas de pelotão mais próximas de todos os tempos. No fim, a primeira vitória da McLaren na modalidade veio de forma surpreendente, lavando a alma de um dos velhos conhecidos da FE, que renasceu no Sambódromo do Anhembi.

Quinto colocado no grid de largada, Bird se livrou das confusões nos primeiros metros e colocou-se entre os ponteiros desde o início. Na corrida que mais exigiu gestão de energia até aqui em 2024, o britânico precisou encarar os dois trens de força mais eficientes da atualidade: Porsche, na figura do pole Pascal Wehrlein, e Jaguar, do ex-companheiro Mitch Evans.

A liderança de uma corrida de pelotão nem sempre é bom negócio, o que trouxe mais uma grande alternância entre os ponteiros em São Paulo: Wehrlein, Evans, Bird, António Félix da Costa, Jake Dennis — todos ocuparam a primeira posição em algum momento. O segredo, entretanto, é estar na ponta na hora que mais importa: a linha de chegada.

Para vencer uma corrida de pelotão, não é preciso apenas velocidade. Habilidade, controle, estratégia, arrojo, todos esses fatores são vitais para que se saiba a hora certa de acelerar e de regenerar energia, de liderar ou de abdicar da ponta para que outro piloto seja afetado pela resistência do vento.

O ‘velho Bird’ voltou a entrar em cena em São Paulo (Foto: Fórmula E)

E Bird, do início ao fim, deu uma aula. Consciente do que conseguia fazer na primeira metade da prova, o inglês passou a se defender apenas na última parte, alternando as linhas na pista para aproveitar o traçado de forma eficiente, regenerando a bateria, e para se defender das investidas de Evans.

Em determinado momento, parecia que a vitória estava nas mãos do neozelandês. Com um carro mais eficiente e quase 2% de bateria sobre Bird, Mitch apenas esperava o momento certo de atacar — o que fez na volta 28 de 34. Enquanto isso, Sam sofria não com a falta de energia, mas com a temperatura do motor no escaldante calor da tarde de sábado. A McLaren pedia para que o piloto resfriasse a máquina, ao mesmo tempo em que o inglês só pensava em vencer.

Na última volta, enfim, veio a catarse. Um ano depois de evitar um ataque sobre Evans — então companheiro de equipe — no Anhembi, tentando consertar a imagem junto à Jaguar após bater no neozelandês em Hyderabad, Bird foi para cima. Mitch tentou repetir a estratégia de recuperar energia na penúltima curva, mas Sam claramente previu o movimento, colocou por fora e executou a ultrapassagem mais bonita da temporada.

Ultrapassagem sobre Evans na última volta foi a mais espetacular do ano (Foto: Fórmula E)

Alguns números ressaltam a importância da vitória de Bird em São Paulo. Além de conquistar o primeiro triunfo da McLaren na Fórmula E, o britânico voltou ao primeiro lugar do pódio pela primeira vez depois de 38 corridas. Foi a segunda vitória de um powertrain que não seja Jaguar ou Porsche nas últimas 16 provas, o que dá a dimensão do feito do piloto no Brasil. Foi sua 12ª vitória, o que o coloca atrás apenas dos recordistas Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi — que têm 13 cada.

Depois de dois anos muito difíceis na Jaguar, a imagem de um dos maiores pilotos da Fórmula E ficou embaçada. Quando se falava de Sam, os primeiros pensamentos eram as dificuldades, o jejum de vitórias, as batidas em Evans, o acidente de Roma. São Paulo trouxe de volta o ‘velho Bird’, aquele que brigou pelo título da Fórmula E em tantas temporadas, aquele que vencia corridas em todos os campeonatos. Não apenas pela vitória, mas pela atuação espetacular, Sam comprovou os motivos de ter sido procurado pela McLaren. Que seu renascimento seja duradouro. A Fórmula E agradece.

A ultrapassagem espetacular de Bird sobre Evans no eP de São Paulo (Vídeo: Fórmula E)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.