Max Verstappen é imparável na F1. Por isso, na Austrália, era favorito a repetir a sequência histórica de dez vitórias. Mas bateu na trave

É impressionante a maneira como Max Verstappen domina a Fórmula 1 implacavelmente desde meados de 2022. Apesar de campeão em 2021, Verstappen passou a reinar sozinho mesmo na perna europeia do campeonato de 2022, quando a Red Bull se distanciou de vez da Ferrari tanto na operação quanto no desenvolvimento do carro. Na Austrália, Max poderia chegar à segunda sequência de dez vitórias seguidas desde o começo do ano passado. Mas não foi assim que as coisas se desenharam, algo que mostra como empilhar uma dezena de triunfos em sequência é um feito insólito numa categoria como a F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A série de dez vitórias consecutivas conquistada entre Miami e Itália em 2023 é a maior da história de maneira consecutiva. Quase passou a ter companhia no último domingo. Quase.

Mas como essa segunda sequência foi construída e como terminou? O GRANDE PREMIUM conta.

F1 2023, GP DO JAPÃO, SUZUKA, DOMINGO, MAX VERSTAPPEN, RED BULL CONTENT POOL
Max Verstappen e Red Bull celebram a conquista do Mundial de Construtores após a vitória no GP do Japão (Foto: Red Bull Content Pool)

GP do Japão de 2023

É importante destacar que a série de dez vitórias inicial foi quebrada por Carlos Sainz, em Singapura, e a sequência começou na corrida imediatamente seguinte. O GP do Japão, em Suzuka, foi daqueles que não teve a menor graça. Verstappen conquistou a pole por mais de 0s5 e venceu por 19s, com Lando Norris e Oscar Piastri colocando os dois carros da McLaren no pódio. Foi em Suzuka que a Red Bull confirmou o título do Mundial de Construtores.

Verstappen comemorou o tricampeonato mundial no Catar (Foto: AFP)

GP do Catar de 2023

Em Losail, Verstappen chegou apenas para contabilizar os pontos necessários para confirmar o tricampeonato. E o feito veio logo na corrida sprint, onde ficou em segundo atrás de Piastri. Como a corrida sprint não conta oficialmente como um GP, nada afeta a sequência. Na classificação oficial, mais uma pole com 0s5 e vitória por mais de 5s, novamente com os dois carros da McLaren no pódio. Desta feita, Piastri na frente de Norris.

Max Verstappen venceu nos EUA, mas não foi fácil (Foto: Beto Issa)

GP dos EUA de 2023

Mais um evento com sprint! Embora desta feita Max tenha saída na frente e vencido a prova curta, a classificação não foi dele. Aliás, pelo contrário. Verstappen até fez volta da pole, mas viu o tempo ser deletado por desrespeito aos limites da pista e ficou somente em sexto. Charles Leclerc, Norris, Lewis Hamilton, Carlos Sainz e George Russell vieram todos na frente. Na corrida, porém, não teve para ninguém. Verstappen engoliu os oponentes e venceu com 10s7 de vantagem para Norris. Sainz completou o pódio. Em Austin, porém, Verstappen passou bom pedaço sob pressão de Hamilton, mas o erro no timing do pit-stop empurrou o heptacampeão para trás. Verstappen ainda sofreu com problemas de freio na fase final da prova.

F1 2023, AFP, GP DO MÉXICO, DOMINGO, RED BULL, MAX VERSTAPPEN
Max Verstappen igualou as 51 vitórias de Alain Prost no México (Foto: AFP)

GP da Cidade do México de 2023

Assim como em Austin, Verstappen não conseguiu a pole no México. Dessa vez, não foi punição: terminou mesmo atrás das duas Ferrari, com Leclerc dono da posição de honra e Sainz em segundo. Mas, após as luzes da largada, Verstappen uma vez mais fez valor o poderoso RB19, deixou ambos para trás enquanto Pérez acertava Leclerc e ganhou com 13s8 de vantagem para Hamilton, na segunda posição. Charles fechou o pódio.

Max Verstappen chegou ao 17º triunfo de 2023 no Brasil (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

GP de São Paulo de 2023

Em Interlagos, Verstappen voltou à posição e honra ao completar a classificação na frente no momento em que caiu a chuva calamitosa da capital paulista. No dia seguinte, largou apenas em segundo na corrida sprint, mas venceu mesmo assim. Para fechar o fim de semana, no domingo, Verstappen fez valer a pole e passeou rumo à quinta vitória seguida. E colocou mais de 8s para Norris, no segundo lugar. Fernando Alonso foi o terceiro.

Max Verstappen ganhou a primeira corrida da nova vida da F1 em Las Vegas (Foto: AFP)

GP de Las Vegas de 2023

Na estreia da nova versão do GP de Las Vegas da F1, Verstappen voltou a ficar atrás das duas Ferrari na classificação. Sainz, entretanto, tinha uma punição de dez posições no grid de largada por conta das alterações forçadas no carro pelo impacto numa tampa de bueiro durante o primeiro treino livre. Como tantas vezes aconteceu em 2023, a corrida foi arena para Verstappen fazer valer o carro. Mas não foi fácil. Max foi punido por forçar Leclerc para fora do traçado na largada, chegou a ser ultrapassado, mas mesmo assim venceu. No fim, foi ajudado por Sergio Pérez chegando para ameaçar Charles. Leclerc foi segundo mesmo, 2s atrás de Verstappen, com Pérez em terceiro.

Verstappen encerrou 2023 como passou o ano todo: vencendo (Foto: Red Bull Content Pool)

GP de Abu Dhabi de 2023

Para encerrar a apoteótica temporada de 2023, Verstappen sobrou no que tem sido uma pista da Red Bull. Nos Emirados Árabes, cravou a pole e só foi ameaçado na largada do domingo, quando Leclerc tentou se esgueirar para a ponta na primeira curva. Leclerc e Russell foram segundo e terceiro.

Max Verstappen e os sorrisos do sucesso no Bahrein (Foto: Red Bull Racing)

GP do Bahrein de 2024

Após um começo de fim de semana e até da classificação que deixou a sensação de que as coisas não estavam tão a favor da Red Bull, Verstappen encontrou uma volta impressionante para cravar a pole em Sakhir. Depois, na corrida, deslanchou de vez. Venceu com 22s5 de frente porque controlou metade da prova sem forçar. Pérez fez a dobradinha, com Sainz em terceiro.

Max Verstappen venceu em Jedá (Foto: Red Bull Content Pool)

GP da Arábia Saudita de 2024

Na etapa de Jedá, uma vez mais usou a habilidade para encontrar uma volta daquelas mesmo quando a Red Bull poderia ser ameaçada. E voltava a ter companhia de Leclerc na primeira fila para a largada, mas o resultado foi o de sempre. Max disparou e ganhou com quase 14s de frente para Pérez, em mais uma dobradinha. Leclerc completou o pódio.

Max Verstappen vê fogo na traseira e tem de abandonar GP da Austrália (Vídeo: Sky Sports/F1 TV)

GP da Austrália de 2024

Uma vez mais, a sequência de vitórias de Verstappen acabou interrompida pelo primeiro companheiro de equipe que teve na F1: Sainz. Apesar de conquistar a pole em Melbourne e largar muito bem, o tricampeão passou a ter problemas com os freios logo na primeira volta. Depois de algum tempo e com pouco controle do carro, errou e permitiu que Sainz encostasse e passasse em seguida. Então, na quarta volta, viu a traseira do carro soltar fumaça e pegar fogo. Era o fim e precisou abandonar, encerrando a sequência histórica de vitórias. A segunda maior de todos os tempos, diga-se.

F1 2024 na AUSTRÁLIA: tudo sobre a CORRIDA | Briefing

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar