Palou domina corrida conturbada e sai com vitória no GP de Detroit
Álex Palou foi o pole-position e dominou as ações no GP de Detroit. Apesar de ameaças de Will Power, sobreviveu a diversas relargadas e ampliou liderança da Indy
O espanhol Álex Palou venceu mais uma vez. Após largar da pole-position, o espanhol da Ganassi dominou as ações e saiu com o triunfo no movimentado GP de Detroit da Indy, realizado neste domingo (4). É a sexta vitória do piloto na carreira e a segunda na temporada, se isolando cada vez mais na liderança do campeonato.
O segundo lugar ficou com o atual campeão Will Power. O piloto da Penske foi um dos destaques da corrida, largando de sétimo e galgando espaço ao longo das 100 voltas, chegando até a liderar em cima de Palou durante o segundo stint de corrida, mas acabou amargando o posto atrás do piloto espanhol.
Relacionadas
Quem fechou o pódio foi o surpreendente Felix Rosenqvist, da McLaren, que conseguiu uma ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Alexander Rossi nas voltas finais da corrida. Rossi, por sua vez, foi apenas quinto, atrás também de Scott Dixon, de Ganassi.
Kyle Kirkwood foi o melhor piloto da Andretti, fechando em sexto, seguido por Scott McLaughlin, Marcus Armstrong e Marcus Ericsson. Vencedor da Indy 500, Josef Newgarden não teve atuação brilhante e fechou no 10º lugar.
O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi apenas 19º colocado. O piloto teve uma prova complicada em termos de estratégia e não conseguiu aproveitar os diversos incidentes para crescer no pelotão.
A Indy retorna no dia 18 de junho com a oitava etapa da temporada: o GP de Road America, no circuito localizado em Elkhart Lake, no Wisconsin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o GP de Detroit da Indy:
A corrida teria início às 16h30 (de Brasília, GMT-3), mas a largada foi cancelada por conta da falta de alinhamento dos pilotos. Após mais uma volta de aquecimento, a bandeira verde finalmente surgiu. Palou manteve a liderança, enquanto Romain Grosjean surpreendeu e pulou para o segundo posto. Callum Ilott, porém, encheu a traseira de Kyle Kirkwood e causou mais uma bandeira amarela na curva 1. O americano da Andretti precisou trocar a asa traseira.
A bandeira verde apareceu novamente na volta 7. Palou seguiu na liderança. Grosjean foi pressionado por McLaughlin, enquanto Dixon passou Ericsson pelo quarto lugar.
A corrida chegou a 20 voltas com Álex firme na liderança, com 7s7 de vantagem para Grosjean. McLaughlin era terceiro, agora seguido por Power, que ultrapassou Dixon. Rosenqvist, O’Ward, Rossi, Newgarden e Armstrong formavam o top-10. Ericsson antecipou a parada. Will seguiu crescendo e assumiu a segunda posição.
Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Scott Dixon, na volta 25, trocando os macios pelos duros. Grosjean errou na volta 29, passando reto na curva 8 e eventualmente entrando nos boxes. Líder, Palou parou no giro seguinte, junto de McLaughlin. Ambos colocaram pneus duros. Os neozelandeses começaram a batalhar na volta a pista, com o piloto da Ganassi em vantagem.
Will parou na volta 34, mas não conseguiu voltar à frente de Palou. O’Ward assumiu a liderança, mas logo após o pit-stop, sofreu com uma quebra e ficou pelo caminho.
Na marca de 40 voltas, Palou liderava com 5s de vantagem para Power. Dixon era o terceiro, seguido pelos surpreendentes Rosenqvist e Rossi. McLaughlin, Grosjean, Ericsson, Armstrong e VeeKay fechavam o top-10. Já uma volta atrás, O’Ward bateu no muro na curva 9 e oficialmente abandonou a prova, causando uma bandeira amarela na volta 44.
A relargada aconteceu na volta 49 da corrida. Palou, mais uma vez, pulou muito bem e abriu vantagem para Power. Porém, a bandeira amarela precisou ser acionada de novo, agora por conta de um acidente com Sting Ray Robb, que passou reto na curva 3 e ficou na área de escape. Ainda no período de pace-car, Graham Rahal e Benjamin Pedersen bateram sozinhos no muro da curva 1.
A relargada aconteceu na volta 56. Desta vez, Power veio embalado e colocou por dentro na curva 1 para ultrapassar Palou e assumir a liderança. Ao longo das voltas seguintes, Álex começou a relatar problemas de câmbio, mas conseguiu manter Will em vista e até cortou a vantagem.
Na volta 65, Power errou na disputa de freio e foi superado por Palou. Em terceiro, Dixon foi para o segundo pit-stop. De repente, Álex, Will, Felix Rosenqvist e Scott McLaughlin vieram aos boxes juntos, na volta 66. A liderança passou a ser de Alexander Rossi.
Josef Newgarden, que chegou a assumir a ponta no ciclo de pit-stops, foi tocado após ser ultrapassado por Grosjean e perdeu ritmo. O francês já tinha se envolvido em um toque com Scott McLaughlin, que tentou um mergulho na curva 1.
A corrida entrou nas 75 voltas com Marcus Ericsson na liderança. O sueco tinha ido aos boxes na volta 47. Palou, Power, Dixon, Rosenqvist, Rossi, Kirkwood, Grosjean, Newgarden e Armstrong formavam o top-10. Com apenas 18 voltas para o fim, Romain jogou o resultado no lixo após bater sozinho na curva 7.
A relargada veio na volta 86, mas logo a amarela veio de novo, porque David Malukas foi mais um a bater sozinho, antes mesmo de ver a bandeira verde. Com 10 voltas para o fim, mais relargada. Power tentou atacar por fora, mas foi tocado por Dixon e acabou ficando para trás.. Quem assumiu o segundo posto foi Alexander Rossi. Com 7 voltas para o fim, outra amarela, agora por Sting Ray Robb e Santino Ferruci, ambos escapando na curva 3.
Uma última relargada aconteceu com 4 voltas para a bandeira quadriculada. Palou conseguiu pular bem e abriu frente para Rossi, que passou a ser incomodado por Power, que na curva 4, conseguiu uma bela ultrapassagem e retomou o segundo posto. Alexander ainda perdeu a posição de pódio para Rosenqvist.
Indy 2023, GP de Detroit, circuito de rua, Corrida:
1 | A PALOU | Ganassi Honda | 2:01:58.117 | 100 voltas |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | +1.184 | |
3 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +5.951 | |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | +7.568 | |
5 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +9.984 | |
6 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | +10.542 | |
7 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +10.935 | |
8 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | +11.679 | |
9 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +13.018 | |
10 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +14.022 | |
11 | C HERTA | Andretti Honda | +17.660 | |
12 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +19.432 | |
13 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +19.648 | |
14 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | +21.421 | |
15 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +21.774 | |
16 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +22.116 | |
17 | J HARVEY | RLL Honda | +23.071 | |
18 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +23.819 | |
19 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +24.673 | |
20 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | +3 voltas | NC |
21 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +3 voltas | NC |
22 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | +3 voltas | NC |
23 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +15 voltas | NC |
24 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +20 voltas | NC |
25 | G RAHAL | RLL Honda | +50 voltas | NC |
26 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +59 voltas | NC |
27 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +99 voltas | NC |