Palou domina corrida conturbada e sai com vitória no GP de Detroit

Álex Palou foi o pole-position e dominou as ações no GP de Detroit. Apesar de ameaças de Will Power, sobreviveu a diversas relargadas e ampliou liderança da Indy

O espanhol Álex Palou venceu mais uma vez. Após largar da pole-position, o espanhol da Ganassi dominou as ações e saiu com o triunfo no movimentado GP de Detroit da Indy, realizado neste domingo (4). É a sexta vitória do piloto na carreira e a segunda na temporada, se isolando cada vez mais na liderança do campeonato.

O segundo lugar ficou com o atual campeão Will Power. O piloto da Penske foi um dos destaques da corrida, largando de sétimo e galgando espaço ao longo das 100 voltas, chegando até a liderar em cima de Palou durante o segundo stint de corrida, mas acabou amargando o posto atrás do piloto espanhol.

Quem fechou o pódio foi o surpreendente Felix Rosenqvist, da McLaren, que conseguiu uma ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Alexander Rossi nas voltas finais da corrida. Rossi, por sua vez, foi apenas quinto, atrás também de Scott Dixon, de Ganassi.

Kyle Kirkwood foi o melhor piloto da Andretti, fechando em sexto, seguido por Scott McLaughlin, Marcus Armstrong e Marcus Ericsson. Vencedor da Indy 500, Josef Newgarden não teve atuação brilhante e fechou no 10º lugar.

O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi apenas 19º colocado. O piloto teve uma prova complicada em termos de estratégia e não conseguiu aproveitar os diversos incidentes para crescer no pelotão.

A Indy retorna no dia 18 de junho com a oitava etapa da temporada: o GP de Road America, no circuito localizado em Elkhart Lake, no Wisconsin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o GP de Detroit da Indy:

A corrida teria início às 16h30 (de Brasília, GMT-3), mas a largada foi cancelada por conta da falta de alinhamento dos pilotos. Após mais uma volta de aquecimento, a bandeira verde finalmente surgiu. Palou manteve a liderança, enquanto Romain Grosjean surpreendeu e pulou para o segundo posto. Callum Ilott, porém, encheu a traseira de Kyle Kirkwood e causou mais uma bandeira amarela na curva 1. O americano da Andretti precisou trocar a asa traseira.

Callum Ilott atropelou Kyle Kirkwood na curva 3, logo após a largada do GP de Detroit (Vídeo: Reprodução / Indy)

A bandeira verde apareceu novamente na volta 7. Palou seguiu na liderança. Grosjean foi pressionado por McLaughlin, enquanto Dixon passou Ericsson pelo quarto lugar.

A corrida chegou a 20 voltas com Álex firme na liderança, com 7s7 de vantagem para Grosjean. McLaughlin era terceiro, agora seguido por Power, que ultrapassou Dixon. Rosenqvist, O’Ward, Rossi, Newgarden e Armstrong formavam o top-10. Ericsson antecipou a parada. Will seguiu crescendo e assumiu a segunda posição.

Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Scott Dixon, na volta 25, trocando os macios pelos duros. Grosjean errou na volta 29, passando reto na curva 8 e eventualmente entrando nos boxes. Líder, Palou parou no giro seguinte, junto de McLaughlin. Ambos colocaram pneus duros. Os neozelandeses começaram a batalhar na volta a pista, com o piloto da Ganassi em vantagem.

Will parou na volta 34, mas não conseguiu voltar à frente de Palou. O’Ward assumiu a liderança, mas logo após o pit-stop, sofreu com uma quebra e ficou pelo caminho.

Na marca de 40 voltas, Palou liderava com 5s de vantagem para Power. Dixon era o terceiro, seguido pelos surpreendentes Rosenqvist e Rossi. McLaughlin, Grosjean, Ericsson, Armstrong e VeeKay fechavam o top-10. Já uma volta atrás, O’Ward bateu no muro na curva 9 e oficialmente abandonou a prova, causando uma bandeira amarela na volta 44.

Pato O’Ward perdeu tempo de freada ao tentar ultrapassar Santino Ferrucci e bateu contra o muro (Vídeo: Reprodução / Indy)

A relargada aconteceu na volta 49 da corrida. Palou, mais uma vez, pulou muito bem e abriu vantagem para Power. Porém, a bandeira amarela precisou ser acionada de novo, agora por conta de um acidente com Sting Ray Robb, que passou reto na curva 3 e ficou na área de escape. Ainda no período de pace-car, Graham Rahal e Benjamin Pedersen bateram sozinhos no muro da curva 1.

A relargada aconteceu na volta 56. Desta vez, Power veio embalado e colocou por dentro na curva 1 para ultrapassar Palou e assumir a liderança. Ao longo das voltas seguintes, Álex começou a relatar problemas de câmbio, mas conseguiu manter Will em vista e até cortou a vantagem.

Na volta 65, Power errou na disputa de freio e foi superado por Palou. Em terceiro, Dixon foi para o segundo pit-stop. De repente, Álex, Will, Felix Rosenqvist e Scott McLaughlin vieram aos boxes juntos, na volta 66. A liderança passou a ser de Alexander Rossi.

Josef Newgarden, que chegou a assumir a ponta no ciclo de pit-stops, foi tocado após ser ultrapassado por Grosjean e perdeu ritmo. O francês já tinha se envolvido em um toque com Scott McLaughlin, que tentou um mergulho na curva 1.

A corrida entrou nas 75 voltas com Marcus Ericsson na liderança. O sueco tinha ido aos boxes na volta 47. Palou, Power, Dixon, Rosenqvist, Rossi, Kirkwood, Grosjean, Newgarden e Armstrong formavam o top-10. Com apenas 18 voltas para o fim, Romain jogou o resultado no lixo após bater sozinho na curva 7.

Romain Grosjean errou na freada e bateu contra muro na curva 7 (Vídeo: Reprodução / Indy)

A relargada veio na volta 86, mas logo a amarela veio de novo, porque David Malukas foi mais um a bater sozinho, antes mesmo de ver a bandeira verde. Com 10 voltas para o fim, mais relargada. Power tentou atacar por fora, mas foi tocado por Dixon e acabou ficando para trás.. Quem assumiu o segundo posto foi Alexander Rossi. Com 7 voltas para o fim, outra amarela, agora por Sting Ray Robb e Santino Ferruci, ambos escapando na curva 3.

Uma última relargada aconteceu com 4 voltas para a bandeira quadriculada. Palou conseguiu pular bem e abriu frente para Rossi, que passou a ser incomodado por Power, que na curva 4, conseguiu uma bela ultrapassagem e retomou o segundo posto. Alexander ainda perdeu a posição de pódio para Rosenqvist.

Indy 2023, GP de Detroit, circuito de rua, Corrida:

1A PALOUGanassi Honda2:01:58.117100 voltas
2W POWERPenske Chevrolet+1.184 
3F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+5.951 
4S DIXONGanassi Honda+7.568 
5A ROSSIMcLaren Chevrolet+9.984 
6K KIRKWOODAndretti Honda+10.542 
7S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+10.935 
8M ARMSTRONGGanassi Honda+11.679 
9M ERICSSONGanassi Honda+13.018 
10J NEWGARDENPenske Chevrolet+14.022 
11C HERTAAndretti Honda+17.660 
12D DEFRANCESCOAndretti Honda+19.432 
13S PAGENAUDMeyer Shank Honda+19.648 
14A CANAPINOJuncos Chevrolet+21.421 
15C DALYCarpenter Chevrolet +21.774 
16C LUNDGAARDRLL Honda+22.116 
17J HARVEYRLL Honda+23.071 
18R VEEKAYCarpenter Chevrolet +23.819 
19H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+24.673 
20B PEDERSENFoyt Chevrolet+3 voltasNC
21S FERRUCCIFoyt Chevrolet+3 voltasNC
22S RAY ROBBDale Coyne Honda+3 voltasNC
23D MALUKASDale Coyne Honda+15 voltasNC
24R GROSJEANAndretti Honda+20 voltasNC
25G RAHALRLL Honda+50 voltasNC
26P O’WARDMcLaren Chevrolet+59 voltasNC
27C ILOTTJuncos Chevrolet+99 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.