Palou passa Lundgaard, fatura xadrez contra O’Ward e leva GP de Indianápolis

Álex Palou superou Christian Lundgaard na pista e Pato O'Ward na estratégia para conquistar a vitória no GP de indianápolis. Foi a primeira vitória do espanhol da Ganassi em 2023

Álex Palou faturou o GP de Indianápolis 1, disputado na tarde deste sábado (13). Após largar na terceira posição, o espanhol da Ganassi se colocou desde o início como um candidato a vencer no misto do Speedway, e com ultrapassagem sobre o pole Christian Lundgaard e melhor estratégia sobre o mexicano Pato O’Ward, venceu na Indy pela quinta vez na carreira, a primeira em 2023.

O’Ward acabou terminando na segunda posição. Foi o terceiro pódio do mexicano da McLaren em 2023, que largou na quarta posição. A equipe laranja teve mais motivos a comemorar, já que Alexander Rossi teve uma grande recuperação e completou o pódio após largar do 10º lugar.

Pole-position, Christian Lundgaard liderou 13 voltas da prova, mas acabou perdendo fôlego na reta final e se contentou com a quarta posição, superado por Rossi nas voltas finais. Quem completou o top-5 foi o sueco Felix Rosenqvist, da McLaren, que ultrapassou Colton Herta, da Andretti nas voltas finais.

Herta, inclusive, acabou despencando nas voltas finais e foi apenas o nono colocado, ultrapassado por Scott Dixon, Josef Newgarden e Marcus Ericsson. Dono de uma estratégia diferente, Graham Rahal foi o décimo colocado.

O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o 22º colocado. O piloto recuperou posições na largada após a classificação ruim, mas amargou a quarta corrida do ano abaixo da 20ª colocação.

A Indy retorna ainda nesta semana com os testes das 500 Milhas de Indianápolis, que começam na terça-feira (17). A classificação acontece entre os dias 20 e 21 de maio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pato O’Ward foi ao pódio (Foto: Indy)

Saiba como foi o GP de Indianápolis:

A largada da corrida foi dada às 16h47 (de Brasília, GMT-3). Lundgaard largou bem, mas quem pulou se destacando foi Álex Palou, que com pneus macios, foi de terceiro para segundo. Apesar da pressão sobre o dinamarquês, acabou se contentando com o segundo posto após pressão na primeira curva. O espanhol manteve o esforço e assumiu a liderança ao fim da primeira volta.

Rosenqvist despencou para o quinto lugar. Enquanto isso, a bandeira amarela surgiu por um choque entre os companheiros de equipe David Malukas e Sting Ray Robb, da Dale Coyne. Romain Grosjean, Scott McLaughlin e Graham Rahal aproveitaram para pit-stops por danos no carro após a largada. A relargada aconteceu na curva 6. Palou segurou a liderança. Quem veio forte foi Alexander Rossi, pressionando Jack Harvey pela terceira posição e eventualmente conseguindo.

Will Power foi tocado na curva 1 por Kyle Kirkwood, acabou rodando e parou na grama, perdendo bastante terreno. Com 10 voltas completadas, o top-10 tinha Palou na ponta, seguido por Lundgaard, Rossi, Rosenqvist, O’Ward, Newgarden, Harvey, Herta, Ericsson e Armstrong.

Toque de Power e Kirkwood (Vídeo: Indycar)

Entre os pilotos ponteiros, o primeiro a parar foi Jack Harvey, ainda na volta 16. Newgarden veio dois giros depois. Antes da volta 19, o líder Álex Palou veio aos boxes, assim como Alexander Rossi. Principal rival, Lundgaard veio no giro 21. O espanhol teve a vantagem e manteve a liderança virtual. Christian conseguiu se manter em uma distância razoável de Palou, e conseguiu uma bela ultrapassagem na volta 24.

A corrida chegou em 30 voltas com Graham Rahal, que parou na primeira volta, na liderança. O top-10 também tinha Lundgaard, Palou, Rosenqvist, O’Ward, Rossi, Newgarden, Herta, Ericsson e VeeKay. A liderança de Rahal durou até a volta 32, quando veio aos boxes pela segunda vez e recolocou o companheiro de equipe dinamarquês na ponta.

Ocupando a quarta posição, Pato O’Ward veio aos boxes para uma segunda parada na volta 40. Palou iniciou uma grande pressão sobre Lundgaard e, com uma manobra por dentro na curva 1, superou o dinamarquês na volta 42. Ao mesmo tempo, Rossi seguiu a estratégia de O’Ward e foi aos boxes. Na volta seguinte, foi a vez de Christian e de Felix irem aos pits.

Ultrapassagem de Palou sobre Lundgaard

Quando Palou foi aos boxes, tanto ele quanto Lundgaard foram surpreendidos por O’Ward, que surgiu à frente de ambos após a janela de pit-stops. Porém, o mexicano não resistiu com a pressão do espanhol e do dinamarquês, cedendo as posições.

Na 50ª volta, Palou tinha a liderança com Lundgaard em segundo, O’Ward em terceiro, Rahal em quarto, Rosenqvist em quinto, Rossi em sexto, Newgarden em sétimo, Herta em oitavo, Ericsson em nono e VeeKay em décimo.

Com 29 voltas para o fim, Pato tinha pneus melhores e partiu para cima de Lundgaard, tomando o segundo lugar. Graham Rahal iniciou a rodada de pit-stops dos ponteiros parando na volta 57. Foi o quarto pit-stop do piloto americano. Companheiro de Graham Lundgaard veio no giro seguinte.

Palou veio no giro 60, junto de Rosenqvist. Nas últimas posições, Pagenaud acabou parando ao fim do pit-lane, mas não gerou bandeira amarela. O’Ward veio aos boxes na volta 61.

Rossi assumiu a liderança de forma momentânea até a volta 65, quando veio para a terceira parada também. Com 20 voltas para o fim e todos os pilotos com 3 paradas ou mais, o top-10 era formado por Palou, O’Ward, Lundgaard, Rossi, Herta, Rosenqvist, Dixon, Newgarden, Kirkwood e Ericsson. Pato, Alex e Colton era os únicos de macios.

Palou tinha uma imensa vantagem sobre a concorrência e caminhou para a vitória com tranquilidade nas últimas voltas. Com pneus melhores, Rossi partiu para cima de Lundgaard e roubou o lugar do dinamarquês no pódio. Quem também se destacou foi Herta, que perdeu rendimento nos pneus e caiu de quinto para oitavo.

Indy 2023, GP de Indianápolis 1, circuito misto, Corrida:

1A PALOUGanassi Honda1:47:56.70085 voltas
2P O’WARDMcLaren Chevrolet+16.800 
3A ROSSIMcLaren Chevrolet+18.144 
4C LUNDGAARDRLL Honda+23.480 
5F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+23.925 
6S DIXONGanassi Honda+25.520 
7J NEWGARDENPenske Chevrolet+26.315 
8M ERICSSONGanassi Honda+31.830 
9C HERTAAndretti Honda+38.418 
10G RAHALRLL Honda+48.871 
11R GROSJEANAndretti Honda+52.573 
12W POWERPenske Chevrolet+59.769 
13R VEEKAYCarpenter Chevrolet +1:07.070 
14K KIRKWOODAndretti Honda+1:08.194 
15M ARMSTRONGGanassi Honda+1:15.849 
16S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+1:23.638 
17D DEFRANCESCOAndretti Honda+1 volta 
18C ILOTTJuncos Chevrolet+1 volta 
19C DALYCarpenter Chevrolet +1 volta 
20J HARVEYRLL Honda+1 volta 
21A CANAPINOJuncos Chevrolet+1 volta 
22H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+1 volta 
23S FERRUCCIFoyt Chevrolet+5 voltasNC
24B PEDERSENFoyt Chevrolet+6 voltasNC
25S PAGENAUDMeyer Shank Honda+27 voltasNC
26D MALUKASDale Coyne Honda+83 voltasNC
27S RAY ROBBDale Coyne Honda+84 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.