Lundgaard comanda top-3 europeu e lidera treino livre 2 da Indy em Laguna Seca
Christian Lundgaard desbancou Rinus VeeKay e Álex Palou para liderar o último treino livre da Indy na temporada 2023, em Laguna Seca. Helio Castroneves ficou na 23ª posição
No último treino livre da temporada 2023 da Indy, a liderança ficou nas mãos de Christian Lundgaard. O dinamarquês da RLL anotou o tempo de 1min07s615 para ficar no topo da atividade disputada em Laguna Seca no início da tarde deste sábado (9), em Monterey, na Califórnia.
O top-3 foi completado por pilotos europeus: o holandês Rinus VeeKay, de Carpenter, anotou 1min07s654, enquanto o espanhol atual campeão Álex Palou, da Ganassi, veio logo atrás com 1min07s799.
Relacionadas
Em sequência, veio um quarteto americano: Alexander Rossi, da McLaren; Kyle Kirkwood e Colton Herta, da Andretti, além de Graham Rahal, da RLL.
Completando o top-10, veio o hexacampeão e atual vice Scott Dixon, de Ganassi, além do neozelandês Scott McLaughlin, da Penske, e Marcus Ericsson, da Ganassi.
O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o 23º colocado. Em seu fim de semana de despedida como piloto ‘full-time’ da Indy, o veterano cravou o tempo de 1min08s637.
As atividades no sábado em Laguna Seca ganham sequência mais tarde, a partir das 18h00 (de Brasília, GMT-3), com a classificação, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o TL2 do GP de Laguna Seca:
Após um atraso de cerca de 25 minutos por conta da espera pelo fim da classificação da Indy NXT, o treino livre 2 teve início, com 45 minutos no cronômetro. Marcus Armstrong, da Ganassi, rapidamente assumiu a liderança com 1min08s569, mas foi superado pelo companheiro de equipe e campeão Álex Palou, com 1min08s482.
Líder do treino livre 1, Colton Herta cravou 1min07s888 para tirar Palou da liderança. Rinus VeeKay rodou sozinho na curva 6, mas conseguiu segurar o carro e evitou uma bandeira vermelha. A interrupção acabaria vindo instantes depois quando Pato O’Ward escapou na brita na curva 4.
Foram 6 minutos até a retirada da McLaren de Pato. Ao fim do primeiro terço da sessão, Herta era líder com Power, Armstrong, Palou, Rosenqvist, Malukas, Pedersen, VeeKay, Lundgaard e Ferrucci no top-10.
Quem desbancou Herta da primeira posição foi Alexander Rossi, da McLaren, que cravou 1min07s852. Uma nova bandeira vermelha veio aparecer com 27 minutos restantes para o fim da atividade, agora por causa de Will Power. O australiano da Penske escapou na entrada da curva Saca Rolhas e parou na caixa de brita.
Uma sequência de tempos foram anotados para tirar Rossi da liderança. O primeiro foi de Palou com 1min07s799. Em sequência, veio VeeKay com 1min07s654. O último foi Christian Lundgaard, com 1min07s615.
Com 15 minutos para o fim, além do novo top-3, Rossi, Kirkwood, Herta, Rahal, Dixon, McLaughlin e Power formavam o top-10. Uma nova bandeira vermelha surgiu, agora por causa de Santino Ferrucci. O piloto da Foyt sofreu um superaquecimento no motor e precisou encostar.
Já estourando a janela de 1h00, o cronometro seguiu correndo com bandeira vermelha e a atividade foi liberada apenas a 3 minutos do fim da sessão, sem tempo para grandes mudanças.
Indy 2023, GP de Laguna Seca, TL2:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | TEMPO | DIFERENÇA | VOLTAS |
1 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:07.615 | 18 | |
2 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:07.654 | +0.039 | 22 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:07.799 | +0.183 | 25 |
4 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:07.852 | +0.236 | 18 |
5 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:07.871 | +0.255 | 17 |
6 | C HERTA | Andretti Honda | 1:07.888 | +0.272 | 22 |
7 | G RAHAL | RLL Honda | 1:08.013 | +0.397 | 24 |
8 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:08.015 | +0.400 | 25 |
9 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:08.025 | +0.410 | 26 |
10 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:08.058 | +0.443 | 23 |
11 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:08.083 | +0.468 | 20 |
12 | J VIPS | RLL Honda | 1:08.104 | +0.488 | 19 |
13 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:08.125 | +0.509 | 25 |
14 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:08.126 | +0.510 | 18 |
15 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:08.204 | +0.589 | 24 |
16 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:08.250 | +0.635 | 25 |
17 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:08.270 | +0.655 | 21 |
18 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:08.307 | +0.692 | 18 |
19 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:08.313 | +0.697 | 22 |
20 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 1:08.365 | +0.750 | 22 |
21 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:08.453 | +0.838 | 23 |
22 | R HUNTER-REAY | Carpenter Chevrolet | 1:08.520 | +0.904 | 22 |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:08.637 | +1.021 | 23 |
24 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 1:08.665 | +1.050 | 24 |
25 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 1:08.751 | +1.136 | 22 |
26 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:09.043 | +1.428 | 20 |
27 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:09.418 | +1.865 | 6 |