Kellett anuncia fim da carreira como piloto para integrar empresa da família

Dalton Kellet anunciou aposentadoria definitiva do esporte após três temporadas na Indy e revelou que irá desempenhar nova função na K-Line, empresa de engenharia fundada por seu avô

O piloto canadense Dalton Kellet, que disputou as três últimas temporadas da Indy pela AJ Foyt, anunciou sua aposentadoria do esporte na última terça-feira (28), aos 29 anos de idade. Segundo o agora ex-piloto, seu novo objetivo de vida se tornou fazer parte da empresa de sua família, a K-Line, focada em engenharia e serviços de alta tensão. Assim, será necessária uma mudança definitiva para o Canadá, o que encerra definitivamente sua carreira no automobilismo.

“Atualização de vida! Nicole e eu vamos nos mudar para Toronto nessa primavera, e eu vou iniciar um trabalho em tempo integral na K-Line”, anunciou Kellet. “Isso significa que esse é o primeiro ano desde 2005 que eu não vou correr, e este fim de semana será o primeiro em 12 temporadas em que não estarei indo para St. Pete”, disse.

“É um pouco agridoce, mas estou genuinamente animado para um novo capítulo na K-Line. Meu desejo de fazer parte de meu negócio de família, vê-lo crescer e funcionar, carregar adiante o que Glenn Kellet [meu avô] começou em 1967, mais do que compensa qualquer tristeza que tenho sobre deixar o automobilismo”, explicou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Dalton Kellett fez sua despedida da Indy no GP de Laguna Seca de 2022 (Foto: IndyCar)

Após quatro temporadas consecutivas na Indy Lights entre 2016 e 2019 — três pela Andretti e uma pela Juncos —, Kellet chegou à categoria principal da Indy em 2020, pela AJ Foyt, e disputou 41 corridas desde então. A melhor colocação do canadense no campeonato foi em 2021, com 148 pontos conquistados e o 23º lugar na tabela de classificação.

“Na verdade, eu tomei essa decisão há algum tempo. Mas eu estive tão ocupado com o casamento, a mudança e a adaptação, que meio que esqueci de dizer alguma coisa. Mas eu recebi muitas perguntas sobre meus planos para 2023 e decidi que deveria dizer a vocês o que estarei fazendo”, prosseguiu.

Kellet, que possui formação em engenharia, admitiu seu interesse pela parte técnica do esporte — mas negou que esteja pensando em produzir conteúdos sobre a Indy. O canadense revelou que irá trabalhar justamente na parte de engenharia da empresa e destacou a ansiedade para iniciar em uma nova função, agora longe das pistas.

“Vou assumir uma função na engenharia. Isso vai envolver passar tempo em cada departamento, até que eu conheça o negócio. Correr tem sido minha paixão desde que tenho 13 anos, e acreditem, encontrei uma satisfação imensa tanto em correr quanto nos aspectos técnicos do esporte. Mas agora, estou ansioso para entrar em algo diferente e desafiador”, afirmou.

Dalton Kellett conquistou seu melhor resultado de 2022 no Texas, com um 17º lugar (Foto: Indycar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Fabricação, ciência dos materiais, design mecânico, tudo isso me anima tanto quanto desenvolver um carro de corrida veloz. Considerei a ideia de aparecer algumas vezes na Indy, mas honestamente, o momento é o correto para essa mudança e sei que é a melhor decisão”, declarou.

“Eu vi comentários perguntando se eu faria algum conteúdo técnico para a Indy. Por mais que eu saiba que seria muito divertido, não é algo que eu estou considerando. Não seria certo para mim me comprometer pela metade com a K-Line, tirando tempo para ir para as corridas. Se estou trabalhando lá, estou por inteiro”, destacou.

Por fim, Kellet agradeceu a todos que estiveram ao seu lado nos anos de carreira e declarou que ainda estará ativo nas redes sociais, comentando o desenrolar da categoria e trazendo à tona assuntos relacionados a matemática e física — suas novas paixões.

“Ainda estarei ativo aqui, comentando o que está acontecendo nas corridas e provavelmente sendo um pouco incômodo com minhas opiniões. Se eu fizer algum conteúdo sobre corridas, provavelmente será como forma de entrar em uma discussão sobre matemática e física. Quem não ama uma sessão de álgebra linear, Análise de Fourier, dinâmicas e mecânicas?”, brincou.

Engenheiro de formação, Kellet vai se dedicar à empresa de sua família a partir de 2023 (Foto: Reprodução)

“Por fim, para todos que fizeram essa parte da minha vida possível: vocês me ajudaram a coletar uma vida de experiências em minha primeira carreira. Sou mais do que sortudo, e não poderia ter feito nada disso sem seu suporte, seus conselhos e sua amizade. Trabalhei, corri e dividi o paddock com algumas das melhores pessoas que conheço. São muitos de vocês para mencionar em um tweet, mas não tantos que eu não lembre cada rosto, nome e todas as memórias que fizemos. Adeus, até mais e amém”, finalizou Kellet.

Em relação à AJ Foyt, que completa 88 anos de existência em 2023, a equipe já confirmou que o americano Santino Ferrucci e o novato dinamarquês Benjamin Pedersen, quinto colocado na Indy Lights 2022, serão os titulares da equipe a partir deste ano.

Agora sem Dalton Kellet, o início oficial da temporada 2023 da Indy está marcado para o dia 5 de março, com a disputa do GP de São Petersburgo. Você acompanha a cobertura completa do fim de semana no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.