Em ‘retorno relâmpago’, Castroneves vê novo carro “incrível” e ressalta preparação para Indy 500. Que “é a grande”

Helio Castroneves ficou feliz da vida de testar a nova geração de carros da Indy na pista de Barber, no Alabama. Fora da temporada por decisão da Penske, o tricampeão da Indy 500 participará apenas das duas corridas em Indianápolis

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Helio Castroneves está de voltou à Indy. Só por um dia, é verdade, mas o dono de três vitórias das 500 Milhas de Indianápolis foi ao traçado de Barber para participar pela Penske do teste coletivo da categoria. A Penske dominou a sessão da manhã e na parte da tarde, por conta das condições climáticas, apenas Helio andou.

 
Como não poderia deixar de ser Castroneves ficou exultante por guiar a nova geração de carros da Indy. Não é segredo que ele não queria deixar a categoria rumo ao SportsCar e que foi uma decisão vinda de Roger Penske. Como irá andar na Indy 500 e no GP de Indianápolis, Castroneves também precisava conhecer o carro, pois. E conheceu.
 
"É incrível. Estou muito grato a Roger [Penske] por me deixar fazer esse teste e aprender sobre o novo carro. O carro vai ao limite na entrada das curvas, mas, no fim das contas, é rápido, o que torna tudo mais divertido. Agora estou começando a desvendar e entender os pneus e o panorama completo", falou.
 
"É difícil pensar em vir aqui e saber que quando as equipes vierem correr você não vai estar", lamentou. "Eu aceitei o desafio de um novo capítulo da minha vida, mas é ótimo me familiarizar com o carro antes da Indy 500. Essa é que é a grande [corrida]", seguiu.
 
Notou também as diferenças do novo carro para os protótipos em que está concentrado. "É muito diferente. Em algumas das curvas você sente a traseira se mexendo. Minha primeira impressão foi 'Eita, isso vai ser complicado'. Mas, conforme você se acostuma, vai fazendo mudanças", contou. 
Helio Castroneves (Foto: Michael Levitt/Courtesy of IMSA)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Esqueci como uma pequena mudança num carro da Indy causa grande mudança na pista. Em protótipos não é tanto assim. E protótipos contam com controle de tração, que esse carro não tem, então você tem que guiar com cuidado. Ainda há detalhes nos quais eu tenho que trabalhar, mas o músculo da memória entra em jogo. Estamos chegando lá", seguiu.

 
Castroneves foi o terceiro mais rápido na sessão da manhã, que foi liderada por Josef Newgarden e contou com Will Power em segundo – uma trinca da Penske. Já durante a tarde, chuva e fortes ventos encurtara a sessão. E, de qualquer forma, Helio foi o único na pista para um total de oito voltas.
 
A Indy volta no oval de Phoenix em 7 de abril.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube