Castroneves coloca De Ferran como “parte da família” e diz: “Foi ótimo tê-lo em minha vida”

Helio Castroneves foi companheiro de Gil de Ferran durante quatro temporadas na Penske. Juntos, os brasileiros formaram uma das duplas mais memoráveis e vitoriosas da história da Indy

Helio Castroneves falou publicamente pela primeira vez sobre a morte do amigo e ex-companheiro Gil de Ferran, que sofreu uma parada cardíaca no último dia 29 enquanto guiava um carro em uma pista privada nos Estados Unidos.

Os brasileiros foram companheiros na Penske entre 2000 e 2003. Neste período, Castroneves venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis, enquanto De Ferran levou o bi consecutivo da competição e depois ainda conquistou a Indy 500 em 2003 antes de se aposentar.

Ao site oficial da Indy, Helio comentou sobre a relação da dupla ao longo do tempo, principalmente do respeito que nutria pelo colega.

“Todo mundo achava que eu era o engraçado. Gil geralmente tentava ser engraçado, mas não funcionava bem com ele, o que se tornou algo realmente divertido. Ele era o inteligente. Rapidamente me dei conta de que o que ele dizia [sobre acerto] era o que eu queria no meu carro”, afirmou.

“A gente se falava quase diariamente e era mais sobre a vida do que corridas. Ele me deu alguns dos melhores conselhos da vida, conheci diversos amigos através dele, foi ótimo tê-lo em minha vida. Minha esposa e a Angela [esposa de Gil] ficaram bem conectadas porque ele sempre foi meu amigo e o Luke [de Ferran] trabalhou comigo por um longo período. Eles são parte da minha família”, completou.

Gil de Ferran foi homenageado no local da vitória mais memorável da carreira (Foto: Reprodução)

Gil sofreu a parada cardíaca entre 14h e 15h do horário local (entre 17h e 18h em Brasília, GMT-3) do dia 29 de dezembro de 2023 enquanto guiava um carro no Concours Club, uma pista privada localizada em Opa-locka, na Flórida, que fica a 25 minutos do centro de Miami. Acompanhado do filho Luke, Gil parou na entrada dos boxes e viu o apoio demorar a aparecer, já que não houve acidente.

“Isso é tão perfeito, é muito do Gil. No último dia, ele estava fazendo o que amava com o filho que ele tanto amou. Essa é o jeito que todos nós queremos estar quando chegar nossa vez”, finalizou Castroneves.

Inúmeras personalidades do esporte a motor prestaram homenagens a De Ferran e não esconderam o estarrecimento diante da perda do ex-piloto. Termos como “lenda absoluta” e “mentor” foram usados por pilotos e equipes para definir o homem que colecionou vitórias na principal categoria do automobilismo americano, a Indy, e também teve laços com a F1.

Nascido em Paris, De Ferran era filho do engenheiro francês Luc de Ferran, um dos principais cabeças da Ford e mentor de diversos projetos de carros de passeio brasileiros. Mudou-se para o Brasil com apenas quatro anos de idade e iniciou a carreira no esporte a motor pelo kartismo, ainda na adolescência. Competindo na Europa, foi subindo a escada do automobilismo e chamou a atenção pelo título de 1992 da Fórmula 3 Inglesa.

Apesar do processo natural nas principais categorias de fórmula na Europa, foi nos Estados Unidos que De Ferran se transformou em um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro. 

O apogeu veio em 2000, quando De Ferran conquistou o seu primeiro título na Indy, com duas vitórias e outros cinco pódios. No ano seguinte, repetiu a dose, chegando ao bicampeonato. Em 2003, escreveu para sempre seu nome na história dos esportes a motor ao vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.