Indy se antecipa e introduz novo aeroscreen no GP de Long Beach

Novo aeroscreen da Indy diminui o peso do carro e aumenta a refrigeração no cockpit. Peça seria introduzida no GP de Indianápolis, mas acabou antecipada para etapa em Long Beach

A Indy anunciou, nesta terça-feira (16), que vai introduzir uma versão atualizada do aeroscreen, o dispositivo colocado no cockpit para a proteção dos pilotos. A nova especificação é mais leve e traz melhorias na questão de entrada de vento e refrigeração nos carros.

A nova versão, inclusive, chega antes do previsto, já que a expectativa inicial era de introdução durante o GP de Indianápolis, que acontece no dia 11 de maio. Porém, a decisão foi de antecipar a entrada do dispositivo, que será utilizado já no GP de Long Beach, neste fim de semana.

O novo aeroscreen pesará 6.58 kg, representando uma queda da especificação anterior, que pesava 8.53 kg. Outra importante novidade é a ênfase na refrigeração do cockpit, com aberturas de ventilação adicionadas e um duto frontal superior que se inclina até o peito do piloto. O duto foi impresso em 3D com borracha como medida preventiva para limitar lesões nas mãos em casos de acidentes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kyle Kirkwood (Foto: IndyCar)

“Um dos objetivos da versão 2.0 era reduzir o peso. Depois, aproveitamos a oportunidade para deixar o estilo melhor. Evoluir a ventilação do piloto, tornar o policarbonato mais fino tão forte quanto o policarbonato mais espesso”, declarou Tino Belli, diretor de desenvolvimento aerodinâmico da Indy.

“Na primeira versão, fomos conservadores. Demos um campo de visão maior. Descobrimos que não era necessário, então, usamos o espaço para criar uma ventilação que fica por baixo da estrutura superior de titânio e é canalizada para soprar o ar em direção ao peito do piloto”, concluiu.

O primeiro teste do novo Aeroscreen acontece neste fim de semana, com o GP de Long Beach, que será realizado no circuito de rua californiano no dia 21, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.