Indy fecha com canais Disney e passa em TV fechada e streaming no Brasil em 2022

A Indy será exibida pelos canais Disney e pelo serviço de streaming Star+ no Brasil, em 2022, pode confirmar o GRANDE PRÊMIO. A TV Cultura ainda negocia para manter transmissão na TV aberta

A Indy vai para os canais Disney em 2022. O GRANDE PRÊMIO pode confirmar que o acordo já está selado, com a categoria ganhando a opção de transmissão no Brasil na TV fechada.

E isso não vai significar apenas um retorno da Indy à TV por assinatura com ESPN e FOX Sports, mas também ao streaming, pelo recém-chegado Star+, que também vai ficar com as transmissões da categoria americana, em um acordo que envolve toda a América Latina. Nos outros anos, aliás, o Brasil não fechava o mesmo pacote de direitos com os países vizinhos.

Após muitos anos de Band com os direitos de transmissão e os últimos deles com a Indy relegada à TV fechada, no BandSports, a categoria voltou à TV aberta pelas mãos da TV Cultura, que também passou o campeonato de 2021 da Fórmula E. Agora, reencontra TV Fechada e streaming, por onde passou com o DAZN, em paralelo à Band no fim do ciclo.

A Cultura ainda negocia para renovar o vínculo e manter a Indy. A confirmação ainda não aconteceu, mas a tendência é que a categoria siga também na TV aberta e, ao que tudo indica, justamente na Cultura.

O único brasileiro confirmado no grid até aqui é Helio Castroneves, que volta a correr em tempo integral, mas pela Meyer Shank, equipe pela qual debutou em algumas provas em 2021 e venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Álex Palou foi o campeão da última temporada, em seu primeiro ano de Ganassi.

A Indy vai aos canais Disney em 2022 (Foto: Indycar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A história da Indy na TV brasileira

A Band foi a primeira emissora do Brasil a transmitir a Indy em TV aberta, ainda nos anos 1980, impulsionada pela ascensão de Emerson Fittipaldi na categoria. Tendo em Luciano do Valle a sua principal voz, o canal paulistano ajudou o campeonato a ganhar popularidade por aqui. Foi então que, no início dos anos 1990, encerrou-se o primeiro ciclo da Band com a Indy.

O campeonato passou, então, a ser exibido pela extinta TV Manchete, entre 1993 e 1994, antes de ter os direitos adquiridos pelo SBT a partir da temporada seguinte. 1995 foi o último ano da Indy antes da cisão entre CART e IRL, que ficou com a principal corrida do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, mas sem os principais pilotos, que seguiram com a CART. A Band, então, passou a ser a emissora oficial a exibir as corridas da IRL, enquanto o SBT ficou com a divisão mais famosa.

Desde então, a emissora do Morumbi seguiu como uma espécie de sinônimo da Indy no Brasil. A Band sofreu grande perda em 2014, quando Luciano do Valle morreu, vítima de infarto. Téo José, que já narrava para o canal, assumiu o posto de #1, se mantendo por ali até o começo de 2018, quando deixou a emissora.

ÁLEX PALOU; INDY; CAMPEÃO; CAMPEÃO 2021;
Álex Palou foi campeão da Indy 2021 (Foto: IndyCar)

A partir de então, as transmissões da Band e do BandSports foram lideradas por Eduardo Vaz ou Celso Miranda na narração, com os comentários de Felipe Giaffone. Mas o comentarista deixou o grupo para assumir a função na Globo, sendo confirmado, no fim de 2019, como o substituto de Reginaldo Leme.

Foi também em 2019 que o serviço de streaming DAZN iniciou as exibições da Indy no Brasil. O DAZN e a Band transmitiram juntos as temporadas de 2019 e 2020.

Em 2021, mais uma vez em cima do laço, a categoria surpreendeu ao assinar com a TV Cultura, seguindo na TV aberta, mas em nova casa, que, aliás, se mantém em 2022. Em geral, a emissora se manteve na quinta colocação na audiência durante as provas, com Geferson Kern e Rodrigo Mattar nas transmissões.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.