Kanaan vê Indy vivendo melhor momento desde fusão em 2008 e fazendo mudanças “na direção certa”

Segundo os pilotos, abertura de conversa entre eles e a liderança da categoria pode trazer estabilidade e ajudar na recuperação da fase mais popular da Indy

Os pilotos da Indy acreditam que as mudanças feitas nos últimos dois anos farão bem na recuperação dos dias da glória da categoria, perdidos desde a secção da parceria com a Cart, em 1996 – e depois retomada em 2008.

A sensação pela categoria é de que o nível de competitividade tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, especialmente após a chegada dos chassis DW12, dois anos atrás.

Embora o otimismo em relação aos rumos competitivos da Indy seja claro, a categoria ainda demonstra dificuldade de recuperar os fãs perdidos ao longo dos anos. "Acho que estamos indo na direção certa. Vai consertar todos os problemas, vamos crescer da maneira que queríamos logo de cara? É improvável. Mas eu acredito que estamos melhor organizados que em qualquer momento depois da fusão", disse Tony Kanaan.

Segundo Helio Castroneves, a escolha feita durante a temporada passada de nomear Derrick Walker como chefe do departamento de competição da Indy, foi fundamental para uma maior participação dos pilotos nas decisões da categoria.

Derrick Walker tem a confiança dos pilotos da Indy (Foto: Chris Owens/IndyCar)

"Nesse momento, a categoria está passando por um processo. Com Derrick Walker no comando, a sensação, pelo menos era assim no último encontro dos pilotos, é de que há liderança, e isso é excelente. Todos os anos sentíamos como se faltasse essa liderança, mas parece que agora há. Os pilotos precisam continuar trabalhando juntos, porque, algumas vezes, é fácil apontar o errado sem tentar encontrar soluções", disse.

"No passado, a categoria fazia mudanças todos os anos, tanto de pessoal como de regras e coisas que não eram comunicadas à nós. Eu acredito em consistência, e acredito que temos alguma, agora", falou Kanaan. "Como pilotos, precisamos nos organizar para trabalharmos juntos à Walker e Mark Miles e expormos nossas opiniões para quando for feita instituída uma regra que nos afete, eles recebam feedback dos pilotos, não de alguém que nunca pilotou", seguiu.

"Não é uma mudança que vai fazer a diferença", ressaltou Kanaan. "Eu podia sentar aqui e falar como todas as corridas deveriam estar na TV aberta, mas é sobre mais do que isso. É sobre promover a categoria, mostrar o produto final, e adaptar ao que os fãs querem ver. E estamos fazendo isso. Introduzimos as largadas com os carros parados, as relargadas com filas duplas, e realmente está fazendo diferença. Essas mudanças têm só um ano, não podemos julgar se funcionaram ou falharam, elas precisam de mais tempo. A Nascar, por exemplo, tem feito mudanças todos os anos – e eu não entendi coisa alguma do novo Chase", completou.

A temporada 2014 da Indy começa em 30 de março no circuito de rua de São Petersburgo, na Flórida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.