McLaren faz lista e cogita tirar Kanaan da aposentadoria para substituir Malukas
Tony Kanaan é uma das opções para a estreia da temporada 2024 da Indy, conforme apuração realizada pelo GRANDE PRÊMIO
A McLaren não terá David Malukas na estreia da temporada de 2024 da Indy. O piloto titular fraturou a mão após acidente de mountain bike no último final de semana. Após passar por cirurgia na última terça-feira (13), precisará de até seis semanas de recuperação, o que faz com que a equipe precise procurar um substituto para o GP de São Petersburgo, na Flórida, marcado para daqui a menos de um mês. O GRANDE PRÊMIO apurou que um dos cotados é Tony Kanaan, atualmente diretor-esportivo do time de origem inglesa.
Kanaan, que se aposentou da Indy após as 500 Milhas de Indianápolis do último ano, faz parte das possibilidades com as quais trabalha a McLaren. Seria a primeira corrida de Kanaan em circuitos mistos na categoria em quase cinco anos — a última foi o GP de Laguna Seca, que encerrou a temporada de 2019.
Contudo, o brasileiro não está no topo das opções da McLaren: o favorito é Callum Ilott, piloto que deixou a Juncos-Hollinger no final do último ano, após acordo mútuo de rescisão. O GP ouviu fontes ligada à equipe de Ricardo Juncos que garantem que um das causas do rompimento ter sido amigável foi o fato do britânico ter alinhado acordo para correr em 2025 na McLaren, num possível quarto carro — algo que o time laranja-papaia não confirma.
Pesa a favor de Ilott a experiência de ter disputado duas temporadas completas na categoria, além das três provas decisivas do campeonato de 2021. Outro fator é que o GP de St. Pete e também o All-Star, que será realizado no Thermal Club, na Califórnia, entre 22 e 24 de março, não conflitam com o calendário do Mundial de Endurance (WEC), campeonato que o britânico disputará neste ano.
Mas estas não são as únicas opções da McLaren. Naturalmente, Zach Veach, piloto reserva da equipe, surge entre as possibilidades. Pesa contra o norte-americano, porém, o fato de não correr na categoria desde 2020. Não se descarta utilizar pilotos com contrato com o time em outros campeonatos, além de outros nomes habituais da Indy, que estão sem lugar para esse ano.
A temporada 2024 da Indy terá início no dia 10 de março, quando será dada a largada para o GP de São Petersburgo, na Flórida.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!