Pole de 2018, Carpenter lidera manhã do primeiro treino livre das 500 Milhas de Indianápolis. Alonso é 20º
O primeiro treino livre da Indy 500 é dividido em três partes e, na primeira, apenas com os veteranos, Ed Carpenter voltou a mostrar velocidade de seu time e ficou na frente. Helio Castroneves apareceu em segundo, enquanto Fernando Alonso foi 20º com a McLaren
A Honda não ficou muito atrás em um início de dia muito equilibrado. Colton Herta e Sébastien Bourdais, por exemplo, também andaram menos de 0s1 mais lentos que Carpenter. Aliás, o companheiro de Ed veio na sequência: Spencer Pigot fechou o top-5 com 39s532.
O top-10 ainda teve Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Ed Jones, Scott Dixon e Marco Andretti. Chamou a atenção também James Hinchcliffe, que passou os três carros da Schmidt Peterson e ainda o #60 da Meyer Shank, parceira da SPM. A melhor volta de Hinch foi a 12ª geral, com o #7 de Marcus Ericsson.
Relacionadas
Fernando Alonso teve um momento estranho em que recolheu lento para os boxes, mas fechou no meio do pelotão, em 20º, 0s7 mais lento que Carpenter. Tony Kanaan apareceu na 16ª colocação, enquanto Matheus Leist foi o 29º. Aliás, Alonso não teve problema algum para concluir o programa de orientação para quem volta a correr na Indy 500.
As atividades do primeiro treino livre da Indy seguem com duas horas de testes apenas para novatos. Na sequência, sem pausas, todos voltam para a pista para os ajustes finais da terça-feira.
Confira como foi a manhã do primeiro treino livre para a Indy 500
A sessão da manhã do primeiro treino livre da Indy para as 500 Milhas de Indianápolis teve início às 12h (em Brasília). E foi a bandeira verde ser acionada para Fernando Alonso já partir para a pista, na atividade que ainda não tinha os novatos. Num primeiro momento, o espanhol só deu uma volta de instalação e aquecimento.
"So look at the speed already, by @h3lio!" He dropped a 228.441 REAL early in our first Indy500?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#Indy500 practice ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/QjmBxVqoMj
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 14, 2019
Aliás, sem maiores problemas também, Alonso superou o mesmo programa de Castroneves. Os primeiros 30 minutos se passaram e apenas as Andretti de Zach Veach, Marco Andretti e Ryan Hunter-Reay e a Schmidt Peterson de James Hinchcliffe não tinham tempos registrados. Dentre os 23 que já tinham feito suas voltas, Alonso era o mais lento com 41s060, 1s6 atrás de Helio.
Just a couple champs in orange and blue cars zooming around @IMS ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/HvOZkF8Ljr
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 14, 2019
Carpenter virou 39s361, superando Helio, o companheiro Pigot, Sato e Andretti, que fechavam o top-5. Sébastien Bourdais veio com força na sequência, pulando para sexto e, depois, para terceiro com sua Dale Coyne, menos de 0s1 atrasado em relação a Carpenter.
A primeira hora da manhã de testes dos veteranos foi fechada com Carpenter ainda na liderança e o top-10 formado com Castroneves, Bourdais, Pigot, Sato, Andretti, Jones, Hinchcliffe, JR Hildebrand e Daly. Kanaan era 11º e Matheus Leist vinha em 26º.
Foi aí que veio uma clássica bandeira amarela por detritos na pista. Foram 15 minutos até tradicionais da Indy 500 para limpeza da pista e uma parada nas ações. Na volta, Colton Herta colocou a Harding no top-3 com 39s4.
Já nos minutos finais da primeira parte do TL1, Alonso foi bem lento para os boxes, dando pinta de que poderia ter algum problema em sua McLaren. Por outro lado, mesmo que dominasse a simulação de corrida com algumas ultrapassagens realizadas, Scott Dixon conseguiu virar rápido e se meter em oitavo.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, TL1, Manhã:
1 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 39.361 | 47 | |
2 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 39.397 | +0.036 | 8 |
3 | C HERTA | Harding Honda | 39.425 | +0.064 | 25 |
4 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 39.432 | +0.071 | 50 |
5 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 39.532 | +0.171 | 53 |
6 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 39.536 | +0.175 | 29 |
7 | T SATO | RLL Honda | 39.604 | +0.243 | 26 |
8 | E JONES | Scuderia Corsa Chevrolet | 39.612 | +0.251 | 43 |
9 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.667 | +0.306 | 10 |
10 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 39.742 | +0.381 | 25 |
11 | Z VEACH | Andretti Honda | 39.861 | +0.500 | 39 |
12 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 39.912 | +0.551 | 5 |
13 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 39.928 | +0.567 | 28 |
14 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 39.958 | +0.597 | 15 |
15 | C DALY | Andretti Honda | 39.972 | +0.611 | 42 |
16 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 40.013 | +0.652 | 16 |
17 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 40.037 | +0.676 | 6 |
18 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.106 | +0.745 | 20 |
19 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 40.134 | +0.773 | 23 |
20 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 40.150 | +0.789 | 49 |
21 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 40.184 | +0.823 | 35 |
22 | G RAHAL | RLL Honda | 40.188 | +0.827 | 28 |
23 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.267 | +0.906 | 31 |
24 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | 40.286 | +0.925 | 33 |
25 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.325 | +0.964 | 26 |
26 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.329 | +0.968 | 33 |
27 | M CHLTON | Carlin Chevrolet | 40.334 | +0.973 | 33 |
28 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 40.502 | +1.141 | 30 |
29 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 40.525 | +1.164 | 27 |
30 | M ERICSSON | SPM Honda | 40.705 | +1.344 | 35 |
31 | O SERVIÀ | SPM Honda | 40.771 | +1.410 | 12 |
32 | J HINCHCLIFFE | Meyer Shank Honda | 40.816 | +1.455 | 5 |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |