RLL anuncia Sato no 4º carro para Indy 500 e reedita parceria vitoriosa em 2020

Takuma Sato foi confirmado pelo pela RLL e vai defender a equipe na edição 2024 da Indy 500. Duas vezes vencedor, será piloto do #75

A edição 2024 das 500 Milhas de Indianápolis conta com mais um inscrito. Trata-se do vencedor de duas edições da prova mais tradicional do automobilismo dos Estados Unidos, Takuma Sato, que acertou com a RLL e vai guiar o carro #75.

Desta maneira, Sato, que não conta com vaga fixa para a Indy 2024, forma um quarteto da RLL com os três pilotos que defendem a equipe no ano inteiro. São eles Graham Rahal, Pietro Fittipaldi e Christian Lundgaard.

Ano passado, o quarto carro da RLL na Indy 500 ficou com Katherine Legge. A equipe, aliás, foi a que mais sofreu durante o mês de maio: dos quatro eliminados no bump, três foram os titulares da RLL na ocasião: Rahal, Lundgaard e Jack Harvey, agora substituído por Fittipaldi. Legge foi a única a se classificar e veio com o último lugar no grid. Depois, Rahal acabou correndo pela DRR na vaga do lesionado Stefan Wilson.

Já Sato defendeu a Ganassi nos ovais e terminou a corrida em sétimo após largar na 11ª colocação. Foi pela RLL, que defendeu entre 2018 e 2021, que Sato venceu a Indy 500 de 2020. O japonês também ganhou a de 2017, então com a Andretti.

Takuma Sato dedicou vitória na Indy 500 ao Japão. Foi em 2020, com a RLL (Foto: AFP)

Veteraníssimo de 47 anos, Sato passou meia década na Fórmula 1, chegando a ir ao pódio no GP dos EUA de 2004, nos tempos de BAR Honda. Naquele ano, aliás, o japonês conquistou a melhor posição final da carreira na categoria: oitavo lugar, com 34 pontos anotados.

Em 2010, a Indy foi o objetivo escolhido para seguir a carreira e o sucesso obtido, considerável. Com passagens pela KV, Foyt, Andretti, Dale Coyne, Ganassi e a própria RLL, Sato venceu 6 corridas, fez 14 pódios e cravou 10 poles. A melhor posição final foi em 2020, em sétimo, com 348 pontos anotados.

Takuma agora parte em busca da terceira conquista da Indy 500, num grupo seletíssimo que hoje conta apenas com seis pilotos. Acima deles, apenas o quarteto formado por AJ Foyt, Al Unser, Rick Mears e Helio Castroneves, com quatro triunfos.

Em 2023, em um calendário feito apenas nos ovais com a Ganassi, Sato ficou em 29º na classificação geral, com 70 pontos anotados. Na Indy 500, chegou em sétimo.

A temporada 2024 da Indy terá início no dia 10 de março, quando será dada a largada para o GP de São Petersburgo, na Flórida.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FERRARI age certo, mexe e ‘REDBULLIZA’ sem virar Red Bull na F1 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.