Rossi repete 2018, domina GP de Long Beach e vence pela primeira vez no ano. Newgarden é 2º
O GP de Long Beach passou longe de ter sido emocionante, mas viu uma belíssima atuação de Alexander Rossi. O americano sobrou e repetiu o feito de 2018. Com pole e vitória, Rossi entrou na briga em 2019, mas viu Josef Newgarden ampliar margem na dianteira chegando no segundo lugar
Em sua quarta temporada completa na Indy, o ex-F1 conquistou a sexta vitória com as cores da Andretti. E seus números mostram como se trata de um piloto completo: são duas vitórias na rua, duas em mistos, Indy 500 de 2016 e as 500 Milhas de Pocono de 2018.
Ainda que não tenha sido uma corrida de grandes destaques, voltou a chamar a atenção a eficiência de Josef Newgarden. Absurdamente regular em 2019, o líder do campeonato fez sua vantagem crescer, chegando em segundo com a Penske.
Relacionadas
A última posição no pódio foi decidida já depois da bandeirada. Graham Rahal cruzou em terceiro, mas acabou sancionado por bloquear Scott Dixon e, assim, foi o neozelandês que levou o troféu para casa, mesmo com a Ganassi errando feio em um pit-stop.
Rahal foi para quarto e, na entrevista, pareceu até conformado, apesar de discordar da direção de prova. "Já perderia a posição na pista, perdi pela punição. Mas só troquei de posição na reta uma vez, não fiz o segundo movimento, mas vamos discutir isso", comentou à emissora NBCSN.
Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud, Will Power, Takuma Sato, James Hinchcliffe e Felix Rosenqvist fecharam o grupo dos dez primeiros colocados, com Power tendo cometido um erro crasso quando brigava pelo pódio. Matheus Leist se recuperou de um toque recebido na largada e foi 15º, enquanto Tony Kanaan cruzou em 19º.
Confira como foi o GP de Long Beach
A largada do GP de Long Beach aconteceu às 17h45 (em Brasília). E muita coisa rolou ali. Para começar, Alexander Rossi e Scott Dixon foram andando lado a lado, trocando tinta até a primeira curva, com o piloto da Andretti levando a melhor.
Obviamente, a bandeira amarela foi acionada e Ericsson, Harvey e Pigot, por mais que tenham conseguido voltar, tomaram voltas dos líderes. Ericsson ainda tomou um drive-through pelo incidente, despencando ainda mais.
Amazing @GPLongBeach views from the flag stand ??? #INDYCAR // IndyCaronNBC?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCaronNBC pic.twitter.com/q2Q3XXBJ87
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 14, 2019
As boas disputas seguiam acontecendo e Colton Herta fez uma ultrapassagem lindíssima para cima de Pato O'Ward em um duelo da nova geração. O estrago para o mexicano foi grande, perdendo ritmo e lugares para Felix Rosenqvist, Marco Andretti e Sébastien Bourdais.
That's a nice stop for the @FollowAndretti crew ??#INDYCAR // #AGPLB pic.twitter.com/6BbZxOmEfg
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 14, 2019
Na volta 25, abriu-se, de fato, a primeira janela de paradas. Hinchcliffe e Bourdais, buscando o top-10, entravam primeiro, com Hunter-Reay indo aos boxes no 26º giro e Rossi e Dixon fazendo o mesmo no giro seguinte.
When @scottdixon9 pushes you to the edge ??#INDYCAR // @CGRindycar pic.twitter.com/LuevhRfMlS
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 14, 2019
A briga atrás de Newgarden começava a pegar fogo, ainda que o americano conseguisse ter respiros ao deixar retardatários na frente dos rivais. Quando Rahal apertou Dixon, forçou o neozelandês a partir para cima de Power e os dois ficaram lado a lado. Will parecia ter se defendido bem, mas perdeu o ponto para fazer a curva e passou reto, despencando para oitavo. E piorando sua péssima fase.
Colton Herta crashes. No tacos, people. ?#AGPLB pic.twitter.com/j0Jv21E3qu
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 14, 2019
Já fora da briga, Herta teve um acidente típico de corrida na rua. O novato subiu na zebra, perdeu o controle e foi de lado direto no muro, entrando nos boxes com a asa dianteira danificada e muito mais. Parecia suspensão, era fim de prova para ele.
A prova não engrenava mesmo no stint final e muito pouco acontecia. Para se ter uma ideia, a principal atração era ver Rossi passando e xingando retardatários, ainda que Hunter-Reay estivesse bem perto de Rahal no que poderia ser um duelo pelo lugar mais baixo do pódio.
??? @AlexanderRossi’s dominant run at @GPLongBeach puts him in a class of legends with back-to-back wins at The Beach.
What a run.#INDYCAR // @FollowAndretti pic.twitter.com/pA8ZQZtw8T
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 14, 2019
Só que Dixon havia deixado algo para o final. O neozelandês resolveu acelerar tudo e ser mais ousado. Foi assim que tirou Hunter-Reay de sua frente e partiu para cima de Rahal. Os dois foram se enroscando até a linha de chegada, com o americano na frente.
Rossi e Newgarden, cada um em sua realidade, chegaram ao final sem maiores problemas, com o piloto da Andretti triunfando e o da Penske em segundo. Só que o terceiro lugar de Rahal caiu, com uma punição por bloqueio que levou Dixon ao pódio.
Indy, GP de Long Beach, final:
1 | A ROSSI | Andretti Honda | 85 voltas | |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +20.236 | |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | +25.575 | |
4 | G RAHAL | RLL Honda | +25.576 | |
5 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +29.345 | |
6 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +31.519 | |
7 | W POWER | Penske Chevrolet | +33.053 | |
8 | T SATO | RLL Honda | +34.288 | |
9 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +40.464 | |
10 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +41.324 | |
11 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +49.911 | |
12 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
13 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +1 volta | |
14 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
15 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
16 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
17 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
18 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
19 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
20 | M ERICSSON | SPM Honda | +2 voltas | |
21 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +2 voltas | |
22 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +3 voltas | |
23 | C HERTA | Harding Honda | +35 voltas | NC |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |