Rossi vence 500 Milhas de Pocono afetadas por acidente assustador de Wickens. Dixon é 3º
A etapa de Pocono da Indy foi bastante decepcionante. Sem muitas ultrapassagens, a corrida viu Alexander Rossi vencer - e aparecer firme na briga pelo título - após um acidente horroroso com Robert Wickens, que decolou e arrebentou parte da grade de proteção do oval. Matheus Leist foi 11º, Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi abandonaram
Rossi chegou ao primeiro lugar na base da boa largada. Nas duas vezes que os pilotos partiram, o americano superou Josef Newgarden e, depois, Will Power. Chegou a perder a liderança para o australiano, mas retomou sem maiores problemas.
A verdade é que, além dos novos kits aerodinâmicos, pareceu que faltou ação para basicamente todo mundo. Scott Dixon, por exemplo, chegou na terceira posição e não foi exatamente pressionado por Sébastien Bourdais em momento algum, mesmo com o francês mais rápido.
Relacionadas
Entre os candidatos ao título, Josef Newgarden foi o grande perdedor, chegando na quinta colocação sem um bom ritmo a corrida toda. Zach Veach, Marco Andretti, Simon Pagenaud, Charlie Kimball e Ed Carpenter completaram o top-10. Matheus Leist foi o 11º, batendo na trave para conseguir a primeira prova entre os dez primeiros da carreira na Indy.
Apesar da falta de informações detalhadas sobre o estado de saúde, Wickens deixou o autódromo de helicóptero acordado e consciente. Pietro Fittipaldi e James Hinchcliffe, também envolvidos no acidente, foram liberados sem lesões.
Confira como foram as 500 Milhas de Pocono
A bandeira verde para as 500 Milhas de Pocono viria 15h15 (em Brasília), mas antes de qualquer coisa já veio a primeira batida. Graham Rahal tentou antecipar o movimento da largada, saiu lançado e acertou em cheio Spencer Pigot, que rodou e foi para o muro. Rahal quebrou a asa dianteira, mas Pigot já abandonava antes mesmo de abrir a primeira volta.
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
A pancada absurda ainda acabou envolvendo Pietro Fittipaldi, James Hinchcliffe e Takuma Sato, que pareciam também ter de abandonar a corrida. Aliás, Pietro e Hinch também bateram feio tentando desviar e, com a grade toda arrebentada, no mínimo a corrida teria de ser bem atrasada.
Depois de bons 20 minutos, Wickens foi removido da pista e deixou o traçado de helicóptero, ainda sem informações sobre seu estado de saúde, como frisou até Hunter-Reay – que se defendeu da culpa pelo acidente -. Enquanto isso, a grade nova chegava, mas não parecia ser uma solução rápida. Logo depois, a Indy anunciou que precisaria de mais, pelo menos, uma hora para reparar a proteção.
Uma hora depois do acidente, Wickens foi removido da pista de helicóptero para o hospital Lehigh Valley Medical. A categoria informou que o canadense deixou o traçado acordado e consciente. Enquanto isso, Pietro e Hinch seguiam no Centro Médico passando por radiografias, com o brasileiro tendo machucado o tornozelo em recuperação pelo acidente no WEC. Ambos foram liberados para correr minutos depois.
Quando os relógios marcavam 16h45 (em Brasília), a Indy soltou um novo comunicado sobre os reparos da pista e informou que uma nova tentativa de largada estava prevista, desta vez, para 17h15.
Duas horas depois da interrupção, tudo certo para uma nova relargada na nona volta. A bandeira amarela voltou oficialmente às 17h24, com quatro voltas antes da bandeira verde. Rahal perdia dois giros por ter mexido no carro fora da hora.
Tão logo os carros voltaram a rodar e os boxes abriram, vários pilotos pararam para reparos. Pagenaud, Dixon, Chilton, Jones, Kimball e Daly não perderam tempo. Assim, a relargada teria: Rossi, Power, Newgarden, Veach, Bourdais, Andretti, Carpenter, Kanaan, Leist e Chilton.
Once again, @AlexanderRossi is in the lead and charging ahead.
? NBCSN (https://t.co/6dBc5CwesT )
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // #ABCSupply500 // @poconoraceway pic.twitter.com/YlDWpOPhbJ— IndyCar Series (@IndyCar) August 19, 2018
A corrida entrava no segundo quarto das 200 voltas de forma absolutamente modorrenta após um começo que dava sinais de que seria um dia caótico. Rossi até perdeu parte da vantagem para Power, mas logo a reconstruiu quando o australiano foi enfrentando retardatários.
.@MarcoAndretti with the bold outside move on @scottdixon9 ?
? NBCSN (https://t.co/6dBc5CwesT)
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // #ABCSupply500 // @poconoraceway pic.twitter.com/W10M1RuyXY— IndyCar Series (@IndyCar) August 19, 2018
We've got a race. @12WillPower has cut @AlexanderRossi's lead to less than two seconds.
? NBCSN (https://t.co/6dBc5CwesT)
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // #ABCSupply500 // @poconoraceway pic.twitter.com/nz3d84CX44— IndyCar Series (@IndyCar) August 19, 2018
Rossi e Power pararam juntos e voltaram ainda mais próximos, no meio de retardatários e separados por apenas 0s7. A briga pelo lugar mais baixo do pódio também pegava fogo, com Andretti aproveitando ação maior na volta para a pista e mantendo a posição contra Dixon.
Andretti estava muito longe dos dois ponteiros, então, sua meta virava apenas entrar certinho numa tática ideal de paradas. E isso causava a formação de um grande pelotão com Dixon, Bourdais, Newgarden e Veach, todos muito próximos.
Lol that didn't last long.
? NBCSN (https://t.co/6dBc5CwesT)
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // #ABCSupply500 // @poconoraceway pic.twitter.com/pz0lDFx57s— IndyCar Series (@IndyCar) August 19, 2018
A nova janela de paradas veio com muitas mudanças significativas na classificação da corrida. Power se deu bem parando uma volta depois de Rossi e finalmente tomou a liderança, enquanto Andretti desabou para sexto, preso atrás de Newgarden.
No entanto, inacreditavelmente, numa corrida de tão difícil ultrapassagem, Power vacilou quando menos podia, escapou na volta 141 e abriu o caminho para que Rossi desse o troco. A corrida voltava ao controle do americano.
Conor Daly into the wall, but we'll stay green with 34 laps to go.
? NBCSN (https://t.co/6dBc5CwesT)
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCarRadio?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCarRadio Network#INDYCAR // #ABCSupply500 // @poconoraceway pic.twitter.com/QFCTBshdRP— IndyCar Series (@IndyCar) August 19, 2018
Rossi foi aos boxes um giro antes de Power e voltou muito à frente do australiano que, mais uma vez, errou no traçado e quase foi parar no muro antes do pit-stop. 6s6 separavam os dois e a corrida parecia definida com 26 voltas pela frente. Dixon abria para Bourdais, que tinha folga para Newgarden, acompanhado por Marco e Veach.
O stint final foi extremamente parado, mantendo bem a tônica da corrida. Rossi só foi abrindo para Power e marchou, assim, para sua terceira vitória no ano, quinta na Indy. O americano segue vivo atrás do título, mas Dixon, em terceiro, saiu forte de Pocono com uma Ganassi muito limitada.
Indy, 500 Milhas de Pocono, Classificação Final
1 | A ROSSI | Andretti Honda | 4:32:00.000 | 200 voltas |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | +4.498 | |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | +41.356 | |
4 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +42.012 | |
5 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +1 volta | |
6 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
7 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +1 volta | |
8 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +1 volta | |
9 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | +2 voltas | |
10 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +3 voltas | |
11 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +3 voltas | |
12 | E JONES | Ganassi Honda | +3 voltas | |
13 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +4 voltas | |
14 | G RAHAL | RLL Honda | +4 voltas | |
15 | C DALY | Harding Chevrolet | +38 voltas | NC |
16 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +183 voltas | NC |
17 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +184 voltas | NC |
18 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +194 voltas | NC |
19 | R WICKENS | SPM Honda | +194 voltas | NC |
20 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +194 voltas | NC |
21 | T SATO | RLL Honda | +194 voltas | NC |
22 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | +194 voltas | NC |
(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));